Esporte e FitnessPercursos e trilhas

4 sugestões de trilhas de mountain bike em Curitiba

A capital do Paraná tem o privilégio de ser uma cidade bem planejada para a mobilidade urbana preservando áreas verdes naturais. Isso faz dela um ponto de encontro de ciclistas que querem se aventurar em um bom chão de terra. Conheça agora 6 sugestões de trilhas de mountain bike em Curitiba!

Além dos terrenos variados para a prática do MTB, Curitiba também consegue reunir um clima muito bom, tanto no verão quanto no inverno, e paisagens tranquilizantes. Assim, partir para um pedal nas trilhas da cidade fica mais tentador, mesmo se você está só de passagem pela metrópole.

 

4 sugestões de trilhas de mountain bike em Curitiba

Do nível fácil ao difícil, a cidade tem bons terrenos que garantem aventuras divertidas de bicicleta. Confira 4 trilhas de mountain bike em Curitiba que rendem ótimos desafios e experiências!

1. Tingui – Campo Magro

4 sugestões de trilhas de mountain bike em Curitiba

Fonte da imagem: Fernando Humberto

A trilha que tem ponto de partida próximo à Praça 29 de Maio, no bairro Bigorrilho, percorre uma distância de 35 quilômetros entre a cidade e áreas rurais de Curitiba.

Depois de passar pelo parque Tingui — não deixe de admirar seu lago! — e cruzar a Rodovia Contorno Norte, é só cair mata adentro por trilhas de terra batida. O percurso é fácil, seguro, e bem sinalizado, já que passa pelas mesmas estradas que os moradores da área rural usam.

O chão de terra batida, poucas subidas e suas estradas largas são ótimas pedidas para treinos em alto giro por esta trilha de MTB em Curitiba!

2. Bigorrilho – Passaúna – Ferraria

4 sugestões de trilhas de mountain bike em Curitiba

Fonte da imagem: Chico de Paula Xavier

Das trilhas de mountain bike em Curitiba, esta é um misto entre um percurso na área urbana e caminhos de terra, e também inclui uma visita num grande parque da cidade!

Saindo de Bigorrilho, próximo da Praça Alfredo Andersen, o grande destino é o famoso Parque Passaúna. A proposta é percorrer todo o entorno da represa, e fazer uma pausa em algum ponto do deck, para apreciar a vista do local e recarregar as energias.

Depois da retomada de fôlego o passeio se estica até o outro lado do parque, em áreas com mais estradas de terra. Ao todo o percurso tem cerca de 45 km para colocar sua disposição à prova!

3. Curitiba – Colônia Figueredo – Pedal com Camomila

4 sugestões de trilhas de mountain bike em Curitiba

Fonte da imagem: Maxpedaleiro

Esse percurso com um nome peculiar revela em uma de suas partes o motivo do apelido “Pedal com Camomila”.

O trajeto tem ponto de saída perto do Parque Barigui e vai aos bairros mais afastados da cidade para buscar os melhores cenários das trilhas de mountain bike em Curitiba. Num trecho próximo ao Jardim O Bom Pastor, as enormes plantações da erva camomila são as grandes atrações visuais do percurso.

Além do cenário de ‘efeito calmante’, o caminho de ida e volta que soma quase 50 km é de estradão com pouco cascalho, e com altitude máxima de 656 metros!

4. Colônias Polonesas

4 sugestões de trilhas de mountain bike em Curitiba

Esse trajeto faz uma grande volta por muitos bairros da capital paranaense, e reserva uma das trilhas de mountain bike em Curitiba com mais subidas!

O percurso pode sair do Bosque João Paulo II, ou do Centro Cívico, dois pontos de referência muito próximos, que ficam no bairro Bom Retiro. Para chegar às colônias polonesas, principal destino deste pedal, é preciso muito treino visando atravessar alguns bairros, e ainda encarar as elevações das trilhas.

O roteiro de ida e volta com quase 60 km reserva paisagens rurais, e estradões de terra muito largos, ideais para grupos de mountain bikers pedalarem sem aperto!

Ainda que você esteja treinado e encare percursos maiores do que estas trilhas de MTB em Curitiba sem se cansar, é preciso se preparar para cada aventura. Levar sempre um kit de ferramentas básicas, e alimentos para dar muita energia, são essenciais para roteiros como estes.

Estes trajetos rendem treinos recompensadores, já que passam por locais bem preservados, e com visuais muito diferentes. Além do giro por esse espaço ao sul do Brasil, pedalar nessas terras também revela uma parte da cultura e tradição local, muito formada por imigrantes europeus. Ou seja, rodar nestas trilhas de mountain bike em Curitiba também é conhecer história!

Além destes percursos, a cidade reserva outras trilhas tão boas quanto estas. Você conhece algumas? Comente aqui abaixo, e também não deixe de dizer o que achou destes roteiros!

Fonte da imagem de destaque: Chico de Paula Xavier

Artigos relacionados
Esporte e FitnessMTB

Bike de downhill: tudo que você precisa saber

O downhill é uma das modalidades mais antigas da mountain bike e consiste em descer o mais rápido…
Leia mais
Esporte e FitnessMTBSegurança do Ciclista

Equipamentos de segurança para MTB: o que você precisa para trilhas seguras

Aventurar-se por trilhas de mountain bike é uma experiência sem igual. Entre subidas desafiadoras…
Leia mais
Esporte e FitnessMTB

O que é ciclocross?

O que você vai ver nesse artigo Toggle O que é ciclocross?O que é ciclocross?Como…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?