Manutenção de bike

Vale a pena instalar adaptador de freio V brake na bike?

A bike tem evoluído muito ao longo da história, ao ponto onde atualmente podemos encontrar peças e accessórios para todo tipo de necessidades. Nesse artigo falaremos especificamente do adaptador de freio V brake. Analisaremos em quais circunstâncias ou modalidades vale a pena instalar o freio para tirar o maior proveito. Confira!

O que é o freio V brake?

Antes de falar do adaptador de freio V brake é preciso falar do freio propriamente dito.

O V brake é a evolução do freio cantilever. Mas então, o que é o freio cantiveler? 

Provavelmente quem começou pedalar nos anos 80 teve uma bicicleta com freios cantilever, que hoje estão quase extintos. Trata-se de freios onde, puxando os cabos conectados à manete por um sistema de acionamento, as sapatas localizadas ao lado das rodas, faziam pressão nos aros. Dessa forma, a velocidade era reduzida ou movimento era interrompido.

O ruim desses freios era que, com o uso contínuo, as sapatas e os aros desgastavam rapidamente.

Com o tempo, apareceram os freios V brake que, embora não solucionassem o problema do desgaste, eram muito mais fáceis de acionar devido a que precisavam de um menor esforço para isso.

Os freios V brake também são conhecidos como “direct pull” ou “side pull”.

Quais são as vantagens dos freios V brake?

Em comparação com os freios cantilever ou de outros tipos, as principais vantagens dos V brake são:

  • Preço
  • Eficiência
  • Leveza
  • Conveniência na hora de fazer manutenção, troca ou ajustes

De fato, atualmente superam em eficiência aos freios a disco de baixa qualidade, por exemplo, que são o tipo de freios mais eficientes disponíveis hoje.

Porém, é cada vez mais difícil encontrar bikes com as características para instalar esses freios. Felizmente, o mercado tomou em conta essa necessidade e, para quem prefere essa peça, há disponível para instalar um adaptador de freio V brake.

Vejamos agora os pontos positivos e negativos dos freios V brake.

Pontos positivos

  • Preço. Incluso até os melhores modelos de freios V brake costumam ser muito mais econômicos do que os freios a disco, por exemplo.
  • Eficiência. Como falamos, embora a tecnologia avançou, os freios V brake continuam sendo super eficientes.
  • Leveza. Praticamente não influem no peso total da bike ao mesmo tempo que suportam o peso do ciclista e da própria bike na hora de frear.
  • Manutenção. A manutenção é simples e rápida, e precisam de menos cuidados.

Pontos negativos

  • Desgaste. Já falamos que o atrito gera desgaste tanto na pastilha quanto no aro da bicicleta. Com o tempo, isso faz com que percam eficiência.
  • Desalinhamento. É muito comum que os freios V brake fiquem desalinhados com o uso. Isso gera uma situação bem chata na hora de ajusta-los.
  • Condições externas. Dependendo da situação, o freio V brake pode perder eficiência rapidamente. Por exemplo, se ficar molhado demora um tempo para conseguir frear na sua capacidade total. Ou, caso entre em contato com lama ou terra, a frenagem pode ficar muito prejudicada.

Para quem é o freio V brake?

Antes de pensar sequer em comprar um adaptador de freio V brake, é preciso considerar alguns fatores.

Um deles é o uso que faremos da bike. Como falamos, esses freios são afetados demais pelas condições externas, como água ou terra. Portanto, se nossa intenção é andar por uma trilha ou fazer MTB, definitivamente não recomendamos freios V brake.

Se só vamos fazer passeios tranquilos pela cidade ou de casa ao trabalho, nesse caso sim, convém instalar um adaptador de freio V brake, principalmente pelo preço.

Outro ponto importante é a velocidade. Se pensamos atingir grandes velocidades, talvez seja melhor considerar outro tipo de freio, devido ao desgaste que um forte atrito pode causar no freio e no aro da roda.

Contudo, se queremos uma peça leve para diminuir o esforço na pedalada mas, ao mesmo tempo, garantir uma freada eficiente, então o V brake é uma ótima opção.

Ao fim das contas, vale a pena colocar um adaptador de freio V brake?

Se nossa bike é velha, tipo daquelas com freios cantilever, sim vale muito a pena instalar um adaptador de freio V brake. O motivo disso é que essas bicicletas não contam com uma boa estrutura para instalar freios a disco, por exemplo, e resulta mais fácil colocar um V brake.

Não é que seja impossível instalar freios a disco. Mas talvez não valha a pena o esforço e o dinheiro se vamos fazer um uso básico da bike, porque na maioria das vezes precisaremos contratar um serviço profissional para fazer a instalação.

Por outra parte, não vemos um motivo suficientemente bom para colocar um adaptador de freio V brake numa bike que conta com freios melhores. Se você já tem freios a disco, por exemplo, então é melhor continuar com esse freio mesmo. Assim, dispensamos o esforço de ter que adaptar a bike para o V brake.

Se nossa bike já conta com freios V brake de fábrica, o melhor também é continuar com esses freios. Isto é assim pelo mesmo motivo que com os freios cantilever. Uma bike com V brake pode não ter a estrutura necessária para um freio a disco. Isso pode prejudicar a segurança e a rigidez necessária para o freio a disco. Será preciso fazer muitas adaptações.

O último ponto é que se estamos empolgados por ter um freio a disco, mas nosso orçamento é limitado, é muito melhor comprar um freio V brake bom do que um freio a disco ruim

O freio a disco é caro e a ideia é que dure muitos anos, e as peças de baixa qualidade não servem para isso. Portanto, melhor andar com um V brake que não vai nos deixar na mão, do que um freio a disco de origem duvidosa.

Você tem experiência na instalação de um adaptador de freio V brake? Acha que os freios V brake valem a pena, ou já não valem a pena? Concorda ou discorda com algum dos pontos analisados nesse post? Então deixe seu comentário!

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