AtletasCuriosidadeEsporte e FitnessNotíciasPreparação e práticaSaúde e bem-estar

Uma história de amor pelo ciclismo: conheça o inspirador Ernest Gagnon, ciclista acima do peso.

Você já pensou em como tomar a iniciativa e começar a pedalar? Tenha certeza que a prática do ciclismo independe do seu peso! Sendo um ícone da internet, Ernest Gagnon é um exemplo vivo de como priorizar a sua saúde é o que realmente importa! Em 9 anos de ciclismo, o inspirador ciclista acima do peso já perdeu mais de 120 kg. Ele mostra que ter uma boa saúde é seu direito e seu dever também.

 

Quem é o ícone?

Ernest Gagnon já perdeu 120 kg em 7 anos de ciclismo
Foto: Reprodução Brujula Bike

Nascido em Massachussets, nos EUA, Ernest Gagnon pesava 250kg em 2010. Ele começou a lutar contra a obesidade aos 31 anos, quando foi diagnosticado com diabetes. Entre as resoluções para o problema de excesso de peso, ele cogitou fazer cirurgia. Mas, escolheu o ciclismo como estilo de vida para reestabelecer a sua saúde.

Gagnon, que tem o apelido de Big. E, desde a infância, cresceu com pessoas grandes na família e sempre sofreu com o excesso de peso. O que realmente mudou sua trajetória foi o aparecimento da diabetes. Com maturidade e consciência, Ernest entendeu o valor que o esporte tem na vida de alguém, especialmente o ciclismo.

Andar de bicicleta é uma atividade rica em qualidades, que vão desde a melhora do condicionamento físico até a socialização. E ainda de quebra faz emagrecer e muito! Quer saber como? Confira aqui como tornar este exercício o seu aliado para conquistar seus objetivos.

Os desafios do ponto de partida

Assim que decidiu mudar de vida, Ernest Gagnon pedalou por 6 meses em uma bike estática. Em setembro de 2010, tomou coragem de ir treinar na rua com uma bicicleta comum. Ele enfrentou todo o contexto que envolve um esportista acima do peso: as piadas e o julgamento dos outros, o medo de cair da bicicleta pelo seu peso e a falta de suporte.

Altruísta e focado, Gagnon superou tudo e continuou pedalando todos os dias. E você que ainda não começou, dá uma olhada nos 23 benefícios que a bicicleta pode trazer pra sua vida.

A persistência que inspira

Ernest Gagnon já perdeu 120 kg em 7 anos de ciclismo
Foto: Reprodução Brujula Bike

Inclusive, em 2016, o ciclista perdeu o patrocínio, o emprego e até as companhias para treinar. Ele não podia pedalar sozinho, devido aos riscos que a falta de saúde lhe comprometia. Ele compartilha todos esses dilemas em seu blog no Strava, onde recebe força e apoio diário à sua luta constante por uma vida mais saudável. Inclusive, venha apoiá-lo aqui.

Treino, persistência e muita vontade de vencer. Isso é o que move Ernest Gagnon!
Foto: Reprodução Brujula Bike

A volta por cima: A “teoria spandex”

A sua principal dificuldade técnica não foi a bike, mas sim, a roupa. No início ele usava roupas de algodão, o que causou ferimentos devido o suor e o calor. Graças a empresa Aerotech, Big E encontrou um uniforme de lycra do seu tamanho e, apesar da vergonha, entendeu a importância do traje.

O valor foi tanto que ele criou um pensamento chamado “Teoria Spandex”, que é o nome técnico do tecido de lycra. Enquanto ele usava o uniforme específico, o ciclista disse que começou a se amar e a se consertar. “Essa roupa é honesta. Isso me torna honesto comigo mesmo e com os outros. Por isso que no ciclismo as pessoas se aceitam como são e ajudam os outros a serem eles mesmos. Não podemos ajudar os outros se não puder aceitar e ajudar a si mesmo“, conta o ciclista

Antes o que era uma atividade para suprir sua necessidade de saúde, tornou-se uma paixão e uma motivação. “Não se trata de ter uma boa aparência; usar spandex é se sentir bem – física e mentalmente“, o ciclista conclui. Sobre o julgamento alheio, ele explica como superar essa falta de visão.

As pessoas não podem aceitar a honestidade que o spandex traz. Eles não podem respeitar o quão duro outras pessoas trabalham em spandex para serem saudáveis Em vez de fazer algo a respeito, as pessoas criticam.

As celebridades da internet treinando juntas
Foto: Reprodução Brujula Bike

Com mais de 21 mil seguidores no facebook e 5 mil no twitter, instagram e strava, Gagnon compartilha sua trajetória em seus circuitos de ciclocross, passeios e suas equipes de ciclismo. . “Acima de tudo, eu tive a oportunidade de conhecer milhares de corredores e ciclistas incríveis de todos os tipos, habilidades e níveis. Fiz ótimas amizades ao longo do caminho. É realmente incrível onde estou hoje”, compartilha o ciclista.

E agora? Quais os próximos sonhos?

Ernest Gagnon se superando a cada dia em sua bike de estrada.
Foto: Reprodução Brujula Bike

Com 9 anos de pedal, Ernest Gagnon já conseguiu perder mais de 120 kg. Hoje ele gere sua própria equipe de ciclismo junto a patrocinadores. Além desses objetivos conquistados, mais um sonho que realizou foi ter conseguido montar em uma bicicleta de estrada devido a grande queda de peso. Sua meta é chegar aos 90kg e nesse ritmo, não vai demorar!

Hoje ele inspira muitas pessoas que estão acima do peso e começaram a praticar esportes.
Bem aventurado, Ernest Gagnon celebra suas virtudes de vencedor e comemora os ensinamentos que teve em sua família.

“Meu vô me dizia: você obtém uma verdadeira perspectiva da vida NÃO mostrando às pessoas o quão duro você é, ou vencendo todas as corridas, ou vendo o quanto você pode levantar ou suportar, ou por quanto dinheiro você ganha. E sim por quantas pessoas você inspira, motiva, toca, muda e ajuda em suas vidas pelo que você faz.”

Essa é a verdadeira trajetória de um vencedor. Dá vontade de começar a pedalar agora mesmo, né? Comenta aqui o que mais te motiva a progredir na sua vida.

Artigos relacionados
Saúde e bem-estar

Sou ciclista e sinto pressão na parte íntima constantemente. O que pode ser?

O ciclismo é mais do que apenas um meio de transporte ou uma forma de exercício; para muitos, é…
Leia mais
DicasPreparação e prática

Dicas para ciclistas: 6 erros comuns de quem pedala

O uso da bicicleta para realização de atividade física, lazer, esporte ou mesmo como veículo vem…
Leia mais
Esporte e FitnessMTB

O que é Downhill?

O estilo mountain bike conta com diferentes categorias – e uma das que mais impressionam é o…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?