Manutenção de bike

Equipamento de ciclismo: conheça os essenciais para toda pedalada

Pedalar traz uma sensação de liberdade indescritível. Em busca de lazer ou superar limites, é fundamental buscar o máximo de conforto para pedalar. Para isso, uma bike própria para atividade proposta se faz necessária, de mtb, speed ou gravel. Além disso, é preciso usar equipamento de ciclismo.

O equipamento de ciclismo traz conforto para as pedaladas e, mais importante ainda, reforça a segurança. Desta forma, vamos conhecer os equipamentos fundamentais para trazer uma melhor experiência de pedalada. Capacete, luvas, ferramentas, roupas e alguns outros têm suas utilidades e tornam um passeio ou performance melhores.

Capacete

Um item indispensável para qualquer tipo de pedalada seja ela curta ou longa. Protege a cabeça de impactos ocasionados por quedas ou em obstáculos de trilhas com galhos e pedras no caminho. Também, chamam a atenção no trânsito com suas pinturas, melhorando a visibilidade nas pedaladas.

equipamento de ciclismo
Fonte: Pinterest

Existem diversos tipos de capacetes, próprios para cada modalidade de ciclismo. Os pesos varias, bem como suas aerodinâmicas. Suas entradas de ar ajudam no desempenho dependendo da modalidade, como capacetes mais pontudos usado em contrarrelógios de estrada. Quando falamos em equipamento de ciclismo, não podemos nos esquecer de nunca dos capacetes.

Luvas

As pedaladas geram muita trepidação na bike. Não importa o terreno em que ocorre a atividade, este impacto é sentido nas mãos. Elas absorvem as trepidações e, sem o uso de luvas, elas podem ficar doloridas, com bolhas, calos ou lesões.

Desta forma, as luvas trazem um conforto para as mãos ao segurar o guidão, principalmente em pedaladas longas. Elas também protegem em quedas, que por reflexo, é a primeira parte a tocar o solo em acidentes.

Com diferentes modelos e materiais, elas podem ser abertas, sem cobrir totalmente os dedos, ou fechadas, cobrindo tudo. As abertas ventilam melhor as mãos, mais indicadas no calor. Já as fechadas, protegem mais os dedos por ser completa em sua área de cobertura.

Óculos de ciclismo

Além de estilosos, os óculos de ciclismo são muito importantes não apenas na proteção dos raios solares. Eles protegem os olhos de ressecamentos ocasionados do deslocamento em velocidade e de sujeiras e insetos. Servem também para melhorar a visibilidade quando há muita luz natural ou de faróis de carros, evitando acidentes.

Também são encontrados em modelagens diferentes de acordo com a modalidade praticada. O formato permite também melhora na aerodinâmica e diminuição na entrada de vento nos olhos. É um equipamento de ciclismo que chama a atenção pelo design, mas importante para a proteção.

Vestuário de ciclismo

As roupas para ciclismo são desenhadas para se adequarem aos corpos durante as pedaladas. Assim, é um importante equipamento de ciclismo, não apenas para melhorar a visibilidade nas estradas e ruas. As roupas protegem o corpo de raios solares e na absorção do suor, além de esquentar no frio.

Equipamento de ciclismo: conheça os essenciais para toda pedalada
Fonte: Pinterest

Já as bermudas precisam trazer o maior conforto possível para as pernas. Em geral, tem tecido acolchoado em regiões sensíveis, como glúteos e genitais. Possuem elasticidade por conta da movimentação e contato com o selim. Portanto, é o item mais importante do vestuário evitando dores e assaduras, principalmente em longas pedaladas.

Equipamentos de segurança

Todo equipamento de ciclismo é desenhado para trazer conforto e segurança para ciclistas. Bermudas, luvas e óculos, por exemplo, não são apenas itens estéticos, todos têm suas funções que auxiliam na segurança. O capacete é indispensável, mas outros itens como joelheira e cotoveleira ajudam muito na proteção.

Como são pontos de impacto importantes do corpo, esses dois itens são mais usado em mtb, bicicross e downhill. No ciclismo de estrada não são comuns por interferirem no peso e aerodinâmica nas pedaladas. Mas nas outras modalidades trazem mais segurança ao atingir grandes velocidades, realizar manobras e passar obstáculos.

Ferramentas

Muitas vezes é necessário fazer algum reparo durante um passeio ou trilhas. É muito comum ocorrer furos de pneu ou problemas nas correntes, transmissão ou suspensão. Por isso, andar com ferramentas pode evitar possíveis problemas com a bike ao realizar reparos rápidos.

Itens reservas como câmara de ar, chave de corrente, espátula, bomba de ar e chave allen salvam em emergências. É bom não carregar muita coisa para não se sobrecarregar com muito peso durante o passeio. Assim, estes equipamentos emergenciais podem ser carregados tranquilamente em bolsinhas sem comprometer no peso.

Hidratação

Não podemos nos esquecer da hidratação durante uma pedalada. Seja ela com água ou repositores de sais minerais, é sempre importante ter seu suporte para garrafa na bike, presa ao quadro. Com este suporte, basta encaixar sua garrafinha e manter a hidratação durante todo o percurso. A garrafa de água é outro equipamento de ciclismo indispensável para a prática do esporte ou deslocamento.

GPS e ciclocomputador

Por fim, encerramos com um equipamento de ciclismo que vem se tornando cada vez mais comum. Serve para marcar diversas estatísticas das pedaladas, como distância, velocidade, rota, calorias gastas, watts gerados, hora e etc. Com tantas funções, cada vez mais ciclistas tem usado o pequeno equipamento.

Eles são muito fáceis de mexer e são usados durante a atividade. Ficam presos no guidão facilitando a visibilidade durante a atividade. Com os sensores, medem a velocidade sendo possível monitorar praticamente tudo o que é importante no ciclismo.

Para começar a pedalar é sempre importante se proteger com equipamento de ciclismo. Uma bicicleta boa para começar a pedalar tem em média de R$700,00 a R$ 3.000,00. Mas é importante investir mais um pouco em outros equipamentos. Os itens de segurança não podem faltar no ciclismo, principalmente para iniciantes.

Portanto, é imprescindível que se use equipamento de ciclismo, para desfrutar de pedaladas mais seguras. Seja no mtb ou speed, o conforto está diretamente ligado a alguns equipamentos. Roupas próprias, luvas e óculos de ciclismo ajudam muito na performance e dão o conforto necessário para uma boa pedalada.

Não se esquecer de se hidratar e proteger também torna a pedalada mais segura e proveitosa. Então, não se esqueça de investir em equipamento de ciclismo, que além de protegido, sua atividade será muito melhor.

Além de usar equipamento de ciclismo, não se esqueça de proteger sua bike com nossos seguros. Cote agora mesmo com nossos corretores.

Artigos relacionados
Manutenção de bike

Diagnóstico de ruídos comuns na bicicleta: guia completo

Pedalar é uma atividade prazerosa, mas nada pode ser mais irritante do que ruídos indesejados…
Leia mais
ComponentesManutenção de bike

Guia completo de discos de freio a disco para bicicletas: tudo o que você precisa saber

Os discos de freio a disco transformaram a forma como ciclistas de todas as modalidades controlam…
Leia mais
Manutenção de bikePasso a passoUncategorized

Como colocar freio a disco na bicicleta aro 26

Quando se trata de segurança e desempenho na bicicleta, poucos componentes são tão cruciais…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?