A manutenção da bike faz parte da vida de todo ciclista, principalmente para quem gosta de fazer trilhas ou percorrer vários quilômetros numa estrada. E uma parte chave disso é saber como limpar uma corrente de bicicleta.

Por isso escrevemos esse post, falando exclusivamente tudo o que você precisa saber para deixar a corrente da sua bike pronta para um novo desafio.

Afinal, é tão importante assim limpar a corrente?

Limpar a corrente da bike é uma atividade que deveria virar um hábito frequente para qualquer ciclista, sem importar o nível de experiência ou a modalidade.

O uso contínuo da bicicleta já é motivo suficiente para ficar de olho na corrente. 

Para quem gosta pedalar pela cidade, a sujeira e fuligem das ruas que ficam acumuladas é o problema.

Para quem mora na praia, a areia e a sal que o vento traz e espalha pode prejudicar fortemente a bike e as peças.

E para quem gosta de fazer trilhas, a terra e as pedrinhas podem ser as culpadas dos estragos e mal funcionamento de peças.. 

Se não limpamos a corrente com regularidade, podemos prejudicar a relação, que é um conjunto de peças formado pelas engrenagens da coroa, do pinhão, e a catraca, além da própria corrente.

Portanto, os benefícios de limpar a corrente ultrapassam a corrente em si. É algo que ajuda a prolongar a vida útil da corrente, da relação e do sistema de transmissão.

Logicamente, isso impacta na economia. Fazendo essa manutenção periódica em casa evitamos dois problemas fundamentais. 

Por um lado, ter que levar a bicicleta a uma loja e, por outra parte, deixar passar o tempo até a bike quebrar de verdade e ter que comprar a peça completa.

Outro motivo para limpar a corrente é a segurança. 

Se você deixar ela suja muito tempo, a sujeira fica impregnada nos elos e causa desgaste, não só dessa peça, mas também do sistema inteiro.

Isso pode ser motivo de acidentes, caso as peças não respondam corretamente no momento da pedalada.

Mas, como sei quando é hora de limpar a corrente? 

A resposta é muito simples: quando a sujeira fica grudando na relação, já é hora de limpar.

Como limpar uma corrente de bicicleta em casa?

Vamos mostrar duas maneiras possíveis sobre como limpar uma corrente de bicicleta em casa para que possa escolher a mais conveniente para você. 

1. Com limpador de corrente

Existe uma ferramenta específica para limpar a corrente que possui escovinhas para que a corrente passe por dentro e fique limpa.

Além do limpador de corrente, vamos precisar de um removedor de graxa não inflamável.

Não recomendamos de jeito nenhum usar gasolina, óleo diesel, removedores inflamáveis nem muito menos thinner. Esses produtos podem ressecar as partes de plástico da ferramenta.

Também precisaremos de água numa proporção de 500 ml de água para 10 ml de removedor de graxa.

Aprender como limpar uma corrente de bicicleta com o limpador é muito simples:

  1. Não é preciso tirar a corrente da bike. Simplesmente colocamos a bike em algum suporte para deixar a roda traseira no ar.
  2. Encaixamos a corrente no limpador de corrente, ficando de olho qual é a parte de saída e de entrada da ferramenta.
  3. Colocamos a água misturada com removedor dentro da ferramenta.
  4. Encaixamos a tampa e do limpador de corrente. A ferramenta também costuma ter uma alça para segurá-la. Caso tenha, também encaixamos.
  5. Damos volta à pedivela no sentido contrário ao que normalmente seria para pedalar.
  6. Depois, jogamos fora o líquido que ficou dentro da ferramenta e repetimos o processo umas três vezes.
  7. Secamos bem a corrente apertando um pano nela enquanto giramos a pedivela.
  8. Passamos óleo e lubrificamos (já veremos isso mais para frente).

O limpador é uma ótima alternativa para limpar a corrente em casa de forma rápida e prática sem fazer muita sujeira. Porém, não é a mais ecológica.

2. Com escovinha

Para a segunda opção, podemos usar uma escova de dentes velha, um pincel ou qualquer escova apropriada. De fato, podemos encontrar algumas escovinhas especiais nas lojas de bike.

Também usaremos sabão de coco, ou uma mistura de sabão em pó com água. A opção de sabão de coco causa menos impacto na natureza.

  1. Passamos o sabão de coco na escovinha, ou a molhamos na água com sabão, e esfregamos na corrente, procurando que a escovinha entre bem nos elos. Fazemos isso na corrente inteira.
    1. Importante: Limpamos na parte de cima da corrente, e depois na parte de baixo, porque quando a corrente passa pela parte traseira do sistema de transmissão, ela vira do avesso.
  2. Damos uma limpada geral na transmissão: corôas dianteiras, dentro da corôa também (com muito cuidado, para não enfiar sujeira na própria corôa), cassete e roldanas do câmbio traseiro.
  3. Se contamos com duas escovinhas de dentes, o melhor agora é juntá-las na corrente e girar a pedivela.
  4. Em seguida, jogamos água enquanto giramos a pedivela para enxaguar.
  5. Com um pano secamos bem a corrente. Também damos um tempo para que seque sozinha nas partes que o pano não chega.

Lubrificar a corrente

 

 

O último passo para saber como limpar corrente de bicicleta, independentemente se você usou o limpador ou a escovinha, é lubrificar a corrente.

Para isso é muito importante que a corrente esteja bem seca. Por isso, a dica final nas duas formas é secar bem com um pano.

Também é fundamental usar óleo especial para correntes de bicicletas, e não óleo para carros por exemplo.

Os lubrificantes em geral já vem com instruções para colocar o produto. Em geral, basta com aplicar uma gota de lubrificante sem girar a pedivela em cada elo corrente. 

Depois, é só remover o excesso com um pano seco e girar a pedivela.

Pronto! Agora já sabe como limpar corrente de bicicleta e sua corrente já está pronta para mais pedaladas. De fato, fazer uma limpeza periódica aumenta em 30% a vida útil da corrente.

Se gostou desse post, então não perca o artigo onde falamos quais são as ferramentas indispensáveis para fazer manutenção da bike em casa. Leia o artigo clicando aqui!

Imagem da capa: godshaop

seguro de bike