Preparação e prática

Ciclismo paulista em ação e muito mais!

Fique ligado no que há de mais interessante no universo do ciclismo, dentro da imprensa nacional e internacional. Prepare-se para ficar por dentro dos assuntos mais importantes com o boletim Bike Press, do blog da Bike Registrada. Dentre os principais assuntos da semana, o destaque vai para a promessa do Triton World Series aterrissar no Brasil ainda este ano. 

O evento, que possui o triathlon como modalidade, vem para realizar as suas primeiras edições tanto no Brasil, em novembro, quanto nos EUA, em dezembro. Gostou da notícia? Falaremos mais sobre o assunto. 

Outro destaque foi a abertura do ranking da Federação Paulista de Ciclismo (FPCiclismo). Falaremos tudo sobre a etapa que aconteceu na cidade de Guarulhos, em São Paulo. 

Já em relação às notícias do mundo, quem chamou a atenção foi a competição La Course au Soleil, na última etapa de Paris-Nice. Os olhares do mundo estavam focados em Tadej Pogacar, da equipe UAE Team Emirates e em Jonas Vingegaard, da equipe Jumbo – Visma. Porém, David Gaudu da Groupama – FDJ, surpreendeu! 

É sempre assim! No boletim Bike Press, trazemos para vocês as notícias mais relevantes sobre as magrelas e tudo o que envolve elas. Assim, em poucos minutos você fica bem informado! 

Acompanhe abaixo os destaques na imprensa nacional e internacional quando o assunto é bike! 

TRITON World Series chega com tudo no Brasil 

Com sede em Portugal, a TRITON World Series embarca em novembro em direção ao Brasil. Isso mesmo! Realizada em parceria com a 213 Sports e com a Soul Race USA, será a primeira vez da competição em solo brasileiro. Daqui, a etapa segue para os Estados Unidos, em dezembro. 

As datas e cidades para a sede do evento ainda estão sendo definidas, por isso não foram divulgadas. Porém, vale a pena inserir a competição de triathlon no calendário. Chamada de TRITON 3, a prova é realizada em três dias consecutivos. 

A TRITON World Series funciona da seguinte forma: ela acontece como uma corrida de estágios. Ou seja, cada modalidade é disputada em um dia diferente e de maneira individual. O intuito é facilitar o acesso de participantes, ao mesmo tempo em que garante uma boa performance para cada um dos atletas. 

Outro objetivo também é evidenciar os competidores que conseguem se destacar pelo seu desempenho em cada uma das modalidades. É um diferencial que se une também à própria estrutura do evento, que é dividido em três opções de percursos.

Para quem é iniciante e quer conhecer como funciona uma prova deste nível, a ideia é praticar o trajeto curto. Já para quem pratica frequentemente, pode se aventurar no percurso médio. Aos atletas profissionais, o caminho longo já está garantido.  

É interessante citar que, além da TRITON 3, o grupo possui também outros dois formatos de provas. A TRITON Gym Series foi pensada para os ambientes indoor, dentro de academias e ginásios esportivos. Já a TRITON 1, é uma competição de triathlon, porém de apenas um dia. A promessa é que ambas sejam realizadas por aqui em um futuro próximo. 

CICLISMO PAULISTA EM AÇÃO: ABERTURA DA TEMPORADA 2023

A tão aguardada abertura oficial do ranking da Federação Paulista de Ciclismo (FPCiclismo) superou as expectativas. Realizada na cidade de Guarulhos, em São Paulo, a prova de estrada reuniu mais de 400 ciclistas de diferentes partes do país.

Todos atentos às performances, já que a disputa de diversas categorias valiam pontos para o ranking paulista de ciclismo. Isso mesmo! Quem mostrasse um maior desempenho, levaria na conta uma pontuação válida para o Campeonato Paulista de Ciclismo de Estrada e para a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).  

Participaram da competição grandes equipes do cenário paulista. A Taubaté Cycling Team, Santos Cycling Fupes, ADF Guarulhos,

ABEC – Rio Claro,Pindamonhangaba Cycling Team,São José Ciclismo e Centro de Formação Esportiva/CME Iracemápolis, foram algumas que estiveram presentes.

A disputa pelo primeiro lugar na categoria Elite foi bastante acirrada. Porém, quem levou a melhor no percurso intenso e técnico foi o ciclista Geraldo Souza Júnior, de São José dos Campos. Completando 17 voltas, totalizando 107,1 km, ele conseguiu atingir o tempo de 2h55min33. 

Por pouco não perdeu o pódio para Igor Molina, da Pindamonhangaba Cycling. Foram apenas 2 segundos de diferença entre os dois atletas, já que Molina fez o tempo de 2h55min35.

Já na categoria feminina, o destaque foi pela performance da atleta Thayná Araújo, da Santos Cycling Fupes. Com grande vantagem em relação à segunda colocada, ela completou as sete voltas no trajeto de 44,1 km, com 1h38min56. Sua adversária, a ciclista Alessandra Fornel, sem equipe, bateu o percurso em 1h40min11. 

NINGUÉM SEGURA POGACAR 

O belíssimo trajeto entre a cidade de Paris e Nice, na França, é o cenário ideal da tradicional La Course au Soleil (A corrida do sol). Realizada no último final de semana, a disputa veio para marcar quem é quem no cenário do ciclismo internacional.

O percurso possui esse nome, pois se inicia próxima a primavera, saindo da fria região norte e chegando na fresca Riviera Francesa. São 8 etapas com subidas, descidas e muito curvas perigosas. 

Para se ter uma ideia, a corrida é realizada desde 1933. No início ela surgiu para promover dois jornais locais, o Petit Paris e o Petit Nice. Deu tanto certo que até hoje ela segue firme e forte, como uma das principais disputadas do calendário mundial de ciclismo. 

Quem se deu melhor na competição foi ele, o esloveno Tadej Pogacar, da equipe UAE Team Emirates. Seguido do francês David Gaudu, da Groupama – FDJ e do dinamarquês Jonas Vingegaard, da Jumbo – Visma.

A conquista da camisa amarela para Pogacar foi a realização de um sonho, já que ele conhecia o trajeto muito bem e praticava seus treinos pela região. Não é à toa que o trajeto é tão concorrido, já que os olhos do mundo estão voltados para eles. Até o Tour de France 2023, que logo mais será disputado em julho, muitas coisas podem acontecer. Seguiremos acompanhando! 

Que tal investir em segurança e tranquilidade? Com o seguro Bike Registrada você pode pedalar tranquilamente por todo o território nacional, tendo sempre com quem contar. A contratação é fácil, rápida e 100% online. Faça agora uma simulação e garanta hoje mesmo o sossego da sua pedalada.

Imagens: Divulgação / A.S.O. – Aurélien Vialatte

Artigos relacionados
Preparação e prática

Treinamento de força para ciclistas: um guia completo

O treinamento de força é uma prática essencial para ciclistas que desejam melhorar seu…
Leia mais
Preparação e prática

Plano de treinamento de 4 semanas para ciclistas: como ficar mais rápido

A velocidade é um dos principais objetivos de muitos ciclistas. Para alcançá-la, é necessário…
Leia mais
Preparação e práticaSaúde e bem-estar

Dor atrás do joelho ao pedalar: causas e soluções

Pedalar ao ar livre, sentir o vento no rosto e a liberdade de explorar trilhas e estradas é uma das…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?