Esporte e Fitness

Paris Roubaix: conheça uma das provas mais antigas do mundo

O ciclismo vem ganhando cada vez mais adeptos e notoriedade no mundo, seja praticado na estrada ou em pistas. E isso atrai mais olhares para eventos do esporte e grandes competições mundiais, como a Paris Roubaix, a corrida de bicicleta mais antiga do mundo.

A Paris Roubaix é uma das mais tradicionais provas de bike, que dura um dia e desafia a estratégia dos ciclistas e a resistência de suas bicicletas. A máxima dessa prova é que “deve-se esperar o inesperado”, com desafios de tirar o fôlego e que apesar dos seus cem anos de existência, consegue inovar e surpreender os atletas a cada edição.

São décadas de muitas histórias, quedas, chuva, lama, bicicletas destruídas, equipes implacáveis e muito mais. É sobre ela que o nosso artigo de hoje vai falar, dando detalhes sobre sua história, significado, edições e te informando também como participar da disputa, caso seja do seu interesse entrar para uma disputa lendária.

Então, se você deseja saber mais sobre a Paris Roubaix, acompanhe a leitura.

Conheça a história da Paris Roubaix

Tudo começou no ano de 1895, com a inauguração de um velódromo em Roubaix, por Théodore Vienne e Maurice Perez. A cidade de Roubaix fica no extremo norte francês, na divisa com a Bélgica. No final do século 19, estava crescendo com a chegada de imigrantes belgas atraídos pela indústria têxtil daquela região.

Coincidentemente, durante esse período, o ciclismo foi ganhando notoriedade em vários países do mundo e despertando o interesse das pessoas pela prática do esporte. Na Itália, os empreendedores Fabbrica Italiana Velociped e Edoardo Bianchi buscavam atrair mais publicidade e público para sua prova e foram em busca de patrocinadores e divulgadores.

Em contato com o único jornal de esportes da França, o Le Vélo, eles obtiveram o apoio necessário e deram início a atividade esportiva. Assim, no dia 19 de abril de 1896 era dada a largada da primeira edição da Paris-Roubaix, em Porte Maillot, Paris, que levantou a plateia com seu final surpreendente. O nome da prova surgiu graças ao seu percurso que, até o ano de 1967, iniciava com largada em Paris e chegada em Roubaix, daí a origem do seu nome.

O alemão Josef Fischer foi o primeiro vencedor da prova, completando o trajeto em 9 horas e 17 minutos e chegando 15 minutos à frente do dinamarquês Charles Meyer e de Maurice Garin, que era a esperança dos torcedores locais. Mas a perda do primeiro lugar de Garin foi devido à queda de duas bicicletas Tandem, uma delas pilotada por sua equipe e com isso, ele acabou sendo ultrapassado por Meyer.

Uma das grandes curiosidades da primeira edição foi a chegada do quinto colocado, o francês Lucien Steiner, que só conseguiu chegar ao final do percurso uma hora depois para finalizar a prova.

Já o campeão, Josef Fischer, embolsou 1.000 francos com a vitória, um prêmio bastante atrativo para a época, uma vez que um trabalhador francês levaria sete meses para ganhar essa quantia durante um mês de trabalho.

Como é o percurso da prova

O traçado original sofreu várias mudanças desde a sua criação, principalmente do ponto de largada. Atualmente ela ocorre, desde 1977, em Compiègne, a 80km de Paris. Mas, a prova já teve início de Chantilly, de 1966 a 1976. De Campiège a Roubaix são 260 km de estradas tortuosas, com mais de 25 trechos de paralelepípedos. O primeiro deles é após o centésimo quilômetro rodado, gerando grandes dificuldades para os atletas.

E por falar em dificuldades, elas só vão aumentando conforme o final da prova se aproxima, com mais de 50 km de paralelepípedos para serem vencidos, até a chegada ao velódromo, reta final da corrida, onde a emoção toma conta dos ciclistas e de todo o público.

Dentro do velódromo, muitos duelos já foram travados entre ciclistas de renome que já estavam exaustos e cobertos de lama de todo o trajeto, mas precisaram dar tudo de si para vencer seus oponentes, enquanto o público vibrava, dando força aos seus favoritos.

A Paris Roubaix é marcada por sua história, importância, mas também pelos seus trechos de paralelepípedos. Para manter essa característica, os organizadores procuram por trechos assim, que se enquadrem na marca registrada da prova, cada vez que as estradas do circuito são pavimentadas. Atualmente a prova possui 256,6km de percurso montanhoso.

O napoleônico Trouée d’Arenberg

O trecho mais icônico dessa prova é o pavé Trouée d’Arenberg, em que a colocação das pedras é atribuída aos exércitos de Napoleão. O trecho com 2.400 metros de extensão foi proposto pelo famoso campeão Jean Stablinski e entrou oficialmente no trajeto em 1968.

Ela ficou fechada por alguns anos e em 1999 foi invertida para reduzir a velocidade e aumentar a segurança dos ciclistas, devido a terrível queda do ciclista belga Johan Museeuw, que fraturou a rótula em quatro lugares e quase precisou amputar a perna por causa de gangrena. Esse trecho é a parte mais difícil da prova e é definidora de pódios.

Como foi a edição de 2022?

Em 2022, a 119ª edição foi brutal. Após muita persistência, o americano Dylan van Baarle, da equipe Ineos Grenadiers, conseguiu conquistar o primeiro lugar. Era a 13ª tentativa da equipe de vencer a prova e dessa vez foi possível e fazendo história, com apenas 5 horas e 37 minutos de prova, a mais rápida da história da Paris-Roubaix.

paris roubaix

Foto: Reprodução Paris Roubaix

Quais as expectativas para a Paris Roubaix de 2023?

Para 2023, a expectativa é alta, tendo em vista que a edição de 2022 entrou para a história como a mais rápida. A meta dos atletas e tentar concluir o trajeto em menos tempo e colocar suas equipes no pódio.

As inscrições para a Paris Roubaix acontece através do site oficial do evento e pode ser assistida pela NBC Sports. Os atletas favoritos da edição são o atual campeão, Dylan Van Baarle, o europeu Wout Van Aert e o suíço Stefan Küng. Os brasileiros Rafael Carraro e Rafaela Gimenes participaram da edição de 2023 e são os únicos a competirem na prova.

A prova acontece no dia 09 de abril de 2023, com um trajetode 256,6 km.

Gostou de saber mais sobre uma das maiores provas de ciclismo do mundo? Aqui na bike registrada você recebe todas as informações a respeito do mundo das bikes. Para saber mais, assine a nosso newsletter e receba os melhores conteúdos, dicas e informações para ciclistas.

Artigos relacionados
Esporte e FitnessPercursos e trilhas

Pedalando no Parque Vila Velha: roteiros incríveis para ciclistas

O Parque Vila Velha, com suas paisagens de tirar o fôlego e trilhas diversificadas, se tornou um…
Leia mais
Esporte e FitnessPercursos e trilhas

Estrada da Graciosa: confira essa incrível rota para pedalar

Dizem por aí que, às vezes, é mais importante o destino que o caminho. Nada mais certo para a…
Leia mais
Esporte e FitnessPercursos e trilhasViagem

Guia completo de pousadas no Caminho da Fé: opções para ciclistas

O Caminho da Fé é uma rota de peregrinação espiritual e física que atrai tanto caminhantes…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?