Aos 24 anos, Tadej Pogacar tem toda a sua vida (também no ciclismo) pela frente, mas já tocou na glória. A camisa amarela em Paris faz dele um campeão prematuro, com uma classe enorme e um futuro mais que promissor. Aquele bronze no Tour da Espanha na sombra de Roglic foi apenas um aviso.
Focado neste grande campeão, hoje, nós separamos um artigo exclusivo para você enteder melhor essa fera das bikes. Confira!
História de Tadej Pogacar
Em 21 de setembro de 1998, Tadej Pogacar nasceu em Klanec, perto de Komenda. Seu interesse por esportes aparece muito cedo — primeiro ele treina futebol no NK Komenda, mas quando seu irmão Tilen se junta ao clube de ciclismo Rog Ljubljana sob a orientação de Miha Koncilja, ele decide que também quer tentar andar de bicicleta.
Os pais de Pogačar vêm de origens padrão para a classe trabalhadora pós-independência do país. Sua mãe, Marjeta, é professora de francês. Seu pai, Mirko, trabalhava para uma fábrica que produzia cadeiras de escritório.
Em 2007, ele se tornou membro do clube de ciclismo Rog Ljubljana. Ele rapidamente se junta ao grupo e prova seu valor nas encostas. Em 2008, com dez anos de idade, ele fez sua primeira corrida em Trstenik, perto de Kranj, e em 2009 conquistou sua primeira vitória no ciclismo na subida para Krvavec.
Nos anos seguintes, Tadej Pogacar é treinado por diferentes treinadores que o ajudam a fortalecer seus conhecimentos e habilidades. Ele alcança melhores resultados a cada vez, até que a equipe profissional dos Emirados Árabes Unidos se interessou por ele devido às suas excelentes avaliações.
Em 2018 assina contrato com eles e em 2019 junta-se à equipe. Já em sua primeira grande prova, a Vuelta espanhola em 2019, conquista o terceiro lugar geral e se torna o melhor jovem ciclista da temporada.
Ele alcança fama mundial em 2020, quando se torna o primeiro vencedor conjunto esloveno do Tour de France. No ano seguinte, o sucesso se repete e Tadej Pogacar entra para a história como o mais jovem bicampeão do Tour de France, além de conquistar a medalha de bronze para a Eslovênia na prova de estrada nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Os títulos de Tadej Pogacar
A lista de suas realizações profissionais é extensa. Veja logo abaixo!
- 2x 1º GC Tour de France (\’21, \’20);
- 2x 1º GC Tirreno-Adriatico (\’22, \’21);
- 6x etapa Tour de France (\’21, \’20);
- 2x 1st GC UAE Tour (\’22, \’21);
- 2x 1º Tour GC da Eslovênia (\’22, \’21);
- 1x Vitória Liège-Bastogne-Liège (\’21);
- Vitória Il Lombardia (\’21);
- 1x 1º GC Amgen Tour da Califórnia (\’19);
- Vitória Strade Bianche (\’22);
- 3x etapa La Vuelta ciclista a España (\’19);
- 2x KOM Tour de France (\’21, \’20);
- 4x palco UAE Tour (\’22, \’21, \’20);
- 3x etapa Tirreno-Adriatico (\’22, \’21);
- Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio (\’21);
- 1X 1ª Volta GC ao Algarve (19\’).
Ele realmente é um gênio do ciclismo mundial, não é mesmo? Um currículo que poucos chegarão a ter.
Ficha Técnica e curiosidades de Tadej Pogacar
É sempre importante conhecer os dados técnicos de um atleta de ponta, sendo assim, podemos ter um parâmetro para nossa evolução.
Apelido: Pogi
Nascimento: 21/09/1998
Local de Nascimento: Klanec, Eslovênia
Altura: 1,77 m
Peso: 66 kg
Equipe Atual: Emirados Árabes Unidos
Modalidade: Estrada/Speed
Estreia Profissional: 2017
Potência Máxima na Corrida: 1253 Potência de pico (OI Tóquio 2021)
KM Total Percorrido por Ano: 29.805km (2021)
KM de Corrida Feito por Ano: 9.408km (2021)
Velocidade Máxima em Declive: 106 km/h
Nutrição por Corrida: 50-60g de carboidrato/h
Água por Corrida: 1 bidon de 1 L com 45-60g de carboidrato/h
Frequência Cardíaca Máxima e Frequência Cardíaca Durante o Sono: 205/36 BPM
Hobby: Dirigir carros
Personalidade: Ele tem uma calma inabalável e quando alguém está sob pressão, eles têm medo. Tadej é o oposto. Ele se torna um animal.
Sabendo de tudo isso, podemos entender que Tadej Pogacar é um ciclisca de extrema explosão muscular, de muita velocidade e ótimo equilíbrio emocional.
Treinamento de Tadej Pogacar
Você dá a um grupo de atletas exercícios personalizados para sua fisiologia, antecipando uma resposta bastante semelhante em todo o grupo. Eles se cansam na mesma quantidade, levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para se recuperar e, em seguida, experimentam uma quantidade bastante semelhante de melhoria.
Sempre há alguma variação dentro do grupo, mas de vez em quando há um outlier completo, um atleta que pode absorver cargas de trabalho maiores, se recuperar mais rápido e colher melhorias maiores do que seus colegas, como no caso do Tadej Pogacar.
O treinador do atleta Tadej Pogacar opta por focar no chamado de função mitocondrial. Isso é fundamental porque é onde oxida os combustíveis, onde se queima as diferentes energias. Assim, os carboidratos, gorduras e algumas proteínas também, mas a chave é utilizar mais ácidos graxos para fins energéticos.
Os intervalos de potência e frequência cardíaca para a zona de resistência são:
• 56% – 75% da Potência Limiar Funcional;
• 82% – 88% da frequência cardíaca do limiar funcional.
Porém, a equipe do ciclista não deixa vazar muitas informações de seus treinos e dietas, pois não desejam facilitar para seus concorrentes que estão em ótimas condições também.
Dieta de Tadej Pogacar
Como os esportes de resistência queimam um grande número de calorias, Tadej mantém uma dieta balanceada de forma ideal para evitar deficiências nutricionais. A ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras é bem equilibrada, de modo que os ácidos graxos saturados provavelmente sejam reduzidos.
No entanto, quantidades suficientes de ácidos graxos insaturados, como os encontrados em peixes, azeite ou óleo de colza, são consumidas por ele, pois são essenciais para a produção de células e uma boa ingestão de vitaminas.
Os carboidratos são o nutriente mais importante para os ciclistas. Por isso, ele alimenta o corpo e permite o desempenho elevado. Em geral, Pogi opta por carboidratos de cadeia longa, encontrados principalmente em produtos integrais, aveia, batata, legumes e vários tipos de frutas e vegetais.
Eles têm um baixo índice glicémico e, em combinação com proteínas e um pouco de gordura, asseguram uma libertação de energia uniforme e mais sustentada sem afetar excessivamente o nível de açúcar no sangue. Isso evita dores repentinas de fome e facilita o controle de peso contínuo.
Ele reabastece suas reservas de energia e a rapidez com que os nutrientes chegam aos músculos. Como tal, Pogi deve sempre faz bom uso do período logo após as competições e treinamentos para reabastecer seus estoques de glicogênio esgotados o mais rápido possível.
Depois de saber tudo isso sobre Tadej Pogacar, você pode segui-lo em suas redes sociais para acompanhar sua carreira vitoriosa. Ele gosta muito de interagir no Instagram e Twitter.
Você sabia que o Seguro Bike Registrada pode ajudar você a melhorar sua performance? Além de proteger sua bicicleta de roubos, acidentes e quebras, ainda oferecemos personal fitness e assistência nutricional para melhorar a sua performance. Clique aqui e conheça tudo o que podemos oferecer.
Até a próxima!