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Aprenda a usar a altimetria para calcular a dificuldade da pedalada

Andar de bicicleta é mais do que apenas colocar a bike para rodar na estrada. Todo amante de pedal sabe que há quase um dicionário próprio para os ciclistas. E uma dessas palavras que aparecem nas conversas é a altimetria.

A altimetria mede a diferença de nível entre os pontos do terreno. Essa informação auxilia o ciclista a conhecer o percurso mais a fundo. Isso porque é possível saber o grau de dificuldade, quantas subidas há no trajeto e ter uma ideia de suas inclinações.

O estudo prévio da altimetria de um percurso é essencial para a estratégia como um todo. O resultado influencia no ritmo, na avaliação de qual a intensidade em cada trecho. Também atinge até em quando de suplementação e água o ciclista deve levar. Todos esses aspectos estão ligados com a altimetria, o que só aumenta a necessidade de analisá-la com atenção.

 

O que é altimetria no ciclismo?

altimetria

Foto: Reprodução Gear Junkie

Altimetria é a contabilização da distância vertical entre os pontos de partida e de chegada de um percurso de bike. Ela possibilita saber quantos metros o ciclista subiu em um trajeto muito sinuoso.

A análise acontece diferenciando o nível, em metros, de dois ou mais pontos do percurso. A soma apresenta a ideia das subidas que o ciclista terá pelo caminho. Assim, não há a contagem das retas.

Também conhecida como ganho de elevação, é um acumulado total do desnível, do quanto o ciclista subiu e desceu durante o percurso. Essa medida é importante não só para atletas como ciclistas e corredores, mas também para geógrafos e outros profissionais. Isso porque auxilia todos aqueles que querem ter uma noção exata do terreno que vai percorrer.

A altimetria está ligada com a inclinação da subida. Quanto maior a inclinação, maior a dificuldade do ciclista em chegar ao topo. Por isso, conhecer o trajeto e sua distância é essencial, já que a altimetria pode se diluir ou não no percurso, o que aponta o grau de inclinação do caminho. A inclinação média é o que classifica as subidas.

No caso dos ciclistas, seja no dia a dia na cidade ou quem gosta de trilhas e competições, compreender o conceito de altimetria auxilia na escolha da intensidade da pedalada. Essa definição acontece analisando o preparo físico do ciclista antes de iniciar o percurso.

Também é observado a predisposição para fazer trajetos com subidas. Além disso, o percurso também é analisado, já que o nível de exigência em cada solo e em cada tipo de bicicleta é diferente.

Altimetria x altitude

Por serem foneticamente parecidas, as palavras altimetria e altitude são comumente confundidas. Entretanto, apesar de haver uma relação entre elas, os conceitos são bem diferentes.

Altitude é uma distância vertical entre uma superfície de referência e um ponto. Ela é medida como se fosse uma reta perpendicular ao solo. Ou seja, a medição acontece a 90º, totalmente na vertical. O conceito geográfico usa como padrão de referência o nível do mar.

Já a altimetria é a relação entre a diferença de nível e a distância horizontal de um percurso. Também é definido como a distância vertical entre um local plano, usado como referência, e a altitude de um terreno.

Dessa forma, é possível entender que a altimetria é o desnível em relação a altitude. Outra diferença é que a altitude sempre considera o nível do mar como ponto de partida, enquanto a altimetria varia esse ponto.

Como calcular

A medição da altimetria é o primeiro passo para saber como são as subidas do percurso em relação à inclinação. Depois de calcular a rota, o ciclista deve avaliar o ângulo de inclinação do terreno para concluir se são muito íngremes ou não. A partir dessa análise, define-se qual marcha será usada durante o caminho. Também é analisado quanto de suprimentos será necessário e qual o preparo ideal para conseguir concluir o trajeto.

Para calcular a altimetria há diversos métodos. Aqui, escolhemos dois deles para você conhecer e se aprofundar.

Antes disso, é importante ressaltar que esse ganho de elevação também pode ser uma perda. Ou seja, quando o resultado da conta é positivo, conclui-se que há um ganho acumulado de elevação desde o princípio do percurso. Se o resultado for negativo, houve perda de elevação, o que aponta para um terreno com mais descidas do que subidas.

Confira os tipos de cálculos!

Ganho altimétrico

O ganho altimétrico é a soma dos metros de cada subida da rota. Também conhecida como aclive acumulado, é calculada com a seguinte fórmula:

GA = S1 +S2 + S…

Sendo GA igual a ganho altimétrico, S1 a medida da subida número 1, S2 a medida da subida número e assim por diante. Todos os itens usam o metro como unidade de medida.

Essa informação permite comparar o grau de dificuldade do percurso com outros trajetos que usam o ganho altimétrico como referência. Assim, é possível que o ciclista, já com o conhecimento sobre a medida da altimetria, se prepare de forma direcionada. Também possibilita a escolha do caminho de acordo com o perfil do atleta.

Gradiente de inclinação

Depois de saber qual o ganho altimétrico do percurso, é comum que os ciclistas analisem o gradiente de inclinação das subidas. Esse índice representa em porcentagem o grau de inclinação de certo trecho.

O gradiente de inclinação é o resultado do total do ganho altimétrico dividido pela distância percorrida pelo ciclista. Assim, a fórmula para o cálculo é:

GI = (GA/DT) x 100

Sendo GI o gradiente de inclinação, medido em porcentagem, GA o ganho altimétrico e DT a distância percorrida, ambos medidos em metros.

Esse percentual refere-se ao ganho de altura vertical em uma subida. Dessa forma, quanto maior o valor do gradiente de inclinação, maior a altura final do trecho.

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Foto da capa: Reprodução Gear Junkie

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