Equipamentos

Bomba de ar elétrica para bicicleta vale a pena? Melhores modelos

Você já saiu andando de bike por aí e quando passou por algum obstáculo ou terreno irregular, os seus planos foram por água abaixo por conta de um pneu descalibrado? Então, situações como essa podem acontecer todos os dias, por isso é melhor estar preparado e ter como item de segurança uma bomba de ar elétrica ou manual, para te ajudar a sair dessa sem muitos transtornos.

Bomba de ar é um item indispensável para quem é ciclista – seja em passeios urbanos, trilhas ou na estrada. Afinal, imprevistos podem acontecer e você vai precisar lidar com eles. Para entender o que é, qual bomba é a melhor para o seu caso, se vale a pena ou não comprar uma bomba de ar elétrica, por exemplo, continue lendo este artigo até o final.

O que é uma bomba de ar?

A bomba de ar é um equipamento que, como já traz no próprio nome, adiciona ar em objetos. Esse dispositivo tem muitas funções, como encher o pneu de bike, de carros, bolas e até mesmo encher uma piscina de plástico.

Existem alguns tipos de bombas de ar disponíveis no mercado, como a bomba de ar manual e a elétrica. É sobre a última opção que nós vamos conversar a seguir.

Como funciona uma bomba de ar?

De forma geral e seguindo o princípio básico por trás do seu funcionamento é que a bomba de ar converte a energia mecânica em energia de ar comprimido. Logo, quando você vai pressionar o êmbolo da maneira manual ou aciona o motor da elétrica, a bomba cria um vácuo que suga o ar do ambiente, comprime e libera no objeto de desejo, como o pneu de uma bike ou de um carro, por exemplo.

Quais são os tipos de bombas de ar disponíveis no mercado?

O mercado é amplo e bastante versátil, e quando se fala nos tipos de bombas de ar disponíveis não seria diferente. Há alguns tipos e formatos, e nós vamos te contar agora os quatro principais:

BOMBAS DE AR DE PÉ

Bombas de ar de pé são muito usadas em oficinas e em casa, para fins domésticos, pois elas são extremamente estáveis e potentes. Logo, por mais robustas que sejam, elas inflam objetos de forma rápida e eficaz. Sem contar que muitos modelos da bomba de pé vêm com um manômetro para verificação da pressão enquanto realiza o enchimento.

BOMBAS DE AR MANUAIS

O segundo tipo de bomba de ar disponível no mercado são as bombas manuais. Uma das principais vantagens que se têm nelas é que são compactas e portáteis, logo você consegue levá-la por aí, incluindo eventos esportivos e passeios de bicicleta – principalmente porque elas conseguem ser facilmente fixadas e transportadas na mochila, justamente por serem pequenas.

BOMBAS DE AR ELÉTRICAS

Em terceiro, temos as bombas de ar elétricas. Sem dúvidas, uma ótima invenção, pois oferecem uma maior rapidez na inflação, além de maior conveniência. É importante ressaltar que as bombas de ar elétrica podem ser alimentadas por energia elétrica ou por bateria, ficando a critério do dono.

BOMBAS DE AR PARA CARROS

Por fim, o último tipo de bomba disponível no mercado: as bombas de ar para carros. A diferença entre ela e as outras é que estas bombas de ar para carros têm pressões diferentes, que são adequadas para este objetivo. No entanto, elas continuam sendo alimentadas por energia elétrica ou bateria, o que facilita e muito seu uso no dia a dia e, principalmente, para emergências.

Como encher o pneu de uma bicicleta usando bomba de ar?

No primeiro momento, pode parecer complicado ou muito difícil de ser executado, em especial para quem nunca passou por isso. No entanto, encher o pneu de uma bike usando bomba de ar é mais simples do que você imagina – principalmente se a bomba de ar for elétrica.

Siga o nosso passo a passo e só aproveite pneus bem calibrados para ter um ótimo desempenho seu percurso.

1. Retire a tampa da válvula da câmera;

2. No caso da versão digital, digite o valor da pressão em psi e/ou libras;

3. Caso seja um calibrador manual, encaixe-o na válvula. Logo, a pressão será indicada no ponteiro. Acione a alavanca até chegar na pressão desejada.

Simples, rápido e muito fácil para usar no seu dia a dia.

Diferenças fundamentais entre as bombas de ar manual e as bombas de ar elétrica

Como já foi dito anteriormente, há vários tipos de bomba disponíveis no mercado. No entanto, as de destaque são as bombas manuais e as bombas de ar elétrica. E agora você aprende as principais diferenças entre elas.

A bomba de ar elétrica é menor e mais fácil de ser usada, principalmente pelos ciclistas iniciantes. Sem contar que com, o diplay digital, é possível acompanhar todo o processo de forma mais rápida e acessível.

Já a bomba de ar manual exige mais força e espaço na hora de usá-la, já que é preciso encaixar no pneu e com as mãos (ou os pés, depende muito do seu tipo de bomba) e colocar força/jeito para encher o pneu.

Quando calibrar o pneu?

A calibração do pneu faz parte da rotina de cuidados e de manutenção da sua bicicleta. Isso porque é normal que, com o passar do tempo, o pneu vá se esvaziando aos poucos e para evitar o processo completo, é bom sempre calibrar para não ser pego de surpresa e totalmente desprevenido.

Como escolher a bomba de ar ideal?

Se você ainda está em dúvida de qual bomba de ar escolher, a gente te ajuda a entender o cenário. Afinal de contas, é preciso analisar alguns pontos antes de chegar à conclusão, sendo eles:

1. Considere o uso frequente, pois se você tem o hábito de pedalar diariamente ou toda semana, a bomba de ar pode ser sua grande aliada;

2. Avalie sempre o tamanho e o peso da bomba de ar, principalmente se você tem o hábito de sair diariamente. Por isso, opte sempre por bombas de ar compactas e leves;

3. Verifique sempre a compatibilidade do objeto para ver se ele atende as suas necessidades e especificidades da sua bike.

Lembre-se sempre que o aparelho ideal é aquele que atende as suas necessidades e não te atrapalha no dia a dia.

Vale a pena comprar uma bomba de ar elétrica para bicicleta?

Se você é uma pessoa que anda muito de bike ou é um ciclista nato, vale super a pena comprar uma bomba de ar elétrica. Além de trazer mais seguranças para os treinos e para as trilhas, a bomba de ar elétrica proporciona a liberdade de fazer a calibragem do seu pneu em qualquer lugar, a qualquer hora do dia.

Melhores modelos de bomba de ar elétrica

Para te ajudar nesta escolha, selecionamos dois modelos mais comuns e os melhores exemplos de bombas elétricas populares e eficientes.

A primeira é a bomba de ar elétrica a Elleven. Ela possui configuração inteligente para inflar pneus, inclusive os de carro. Com iluminação led, luz de aviso e display digital, ela possui pressão máxima de 150 psi/libras e tem uma bateria de 4.000 mAh.

bomba de ar elétrica

A segunda opção disponível no mercado é a bomba de ar elétrica GTA. Essa bomba smart GTA possui display digital, pressões pré-definidas, desligamento automático, botão para liberação e um LED de trabalho. Sem contar que ela é dona de um design slim, arrojado e com uma bomba superpotente e fácil de usar… Ou seja, perfeita para qualquer ciclista, não é mesmo?

bomba de ar elétrica

Para não passar por apuros no meio do seu treino, faça o seguro da sua bicicleta com o Bike Registrada. Conosco, você está assegurado desde os pequenos aos grandes detalhes. Saiba mais acessando no site.

Artigos relacionados
Equipamentos

Segurança máxima: como o capacete MTB MIPS protege os ciclistas

A busca por trilhas desafiadoras traz um misto de emoção e risco aos ciclistas de MTB. Nada supera…
Leia mais
Equipamentos

Qual o pedal mais leve para Speed?

Quando se trata de ciclismo de speed, cada detalhe conta para ultrapassar seus limites e alcançar…
Leia mais
Equipamentos

Motor de bike motorizada 150cc: potência e velocidade para sua bike

magine transformar sua bike em uma máquina potente, capaz de enfrentar qualquer desafio urbano ou…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?