Crianças

Bicicletas infantis aro 18 e suas possibilidades

Andar de bicicleta é uma das atividades preferidas de grande parte das crianças. No entanto, é fundamental que o adulto saiba selecionar o tamanho adequado do aro da bicicleta infantil para que o pedal seja seguro, confortável e estimulante. É aí que entra a bicicleta infantil aro 18.

As bicicletas infantis são determinadas pelo tamanho do aro, ao contrário das bicicletas para adultos, quando o produto é escolhido com base no tamanho do quadro. A boa notícia é que selecionar o tamanho apropriado é simples, e basta ter em mente os conselhos que lhe daremos a seguir.

Além disso, forneceremos informações úteis para que você e o seu filho possam ter a melhor experiência possível. Aproveite as dicas!

O que são bicicletas infantis aro 18

As bicicletas com aro 18 possuem características muito específicas, que as diferem das demais. Elas são apropriadas para crianças, e por isso foram pensadas na altura média dos pequenos. Contam com rodas de tamanho 18 polegadas, e isso as deixa no ponto certo para crianças e adultos com baixa estatura.

Tanto podem ser utilizadas para passeios de diversão, quanto para se deslocar nas cidades. Uma vantagem importante é que por serem menores e de fácil manuseio, elas são ótimas para crianças, uma vez que elas estão iniciando na prática da atividade.

O tipo de quadro vai variar de acordo com a marca, podendo ser de alumínio, aço ou outros materiais. Quando falamos em aro 18, estamos nos referindo aos pneus, que são mais largos e maiores. Isso ajuda muito na hora de percorrer caminhos com muitos buracos e pedras, por exemplo.

Benefícios do uso de bicicletas infantis aro 18

O tamanho, sem dúvidas, é o principal benefício que você vai ter ao comprar uma bicicleta com aro 18 para as crianças. Elas são próprias para aguentar estradas esburacadas e com muitas pedras, o que facilita a prática do ciclismo para as crianças que não têm muita experiência.

Além disso, como são pequenas e fáceis de armazenar, elas geralmente cabem na maioria dos espaços. Elas também são mais baratas, e por isso são mais acessíveis para aquelas pessoas que não podem investir um valor muito alto em uma bicicleta.

São menos pesadas, de fácil manutenção e ajudam a preservar o meio ambiente, como toda bicicleta. Apostar na bike aro 18 é estimular as crianças a desenvolverem uma vida mais saudável, feliz e com mais disposição. Afinal, a prática de atividades físicas deve ser estimulada desde cedo.

Bicicleta infantil aro 18: qual idade? Escolhendo a bicicleta certa

Para alcançar todos os benefícios do uso da bicicleta aro 18 é preciso saber como escolher a bike certa, de acordo com a idade da criança. Geralmente, as bikes de aro 18 são ideais para crianças entre 6 e 9 anos, que possuem altura entre 1m20 a 1m35. Mas, esses números podem mudar dependendo de cada caso, por isso é recomendado testar a bike antes da compra, verificando se está adequada à altura da criança.

Além da idade e altura da criança, é fundamental verificar também a estrutura e durabilidade do material que compõe a bike, pois é preciso evitar que ela se quebre com facilidade e acabe causando algum acidente e machucando a criança.

Por fim, prestar atenção aos recursos de segurança, como os freios, que devem estar funcionamento perfeitamente e se possui equipamentos de proteção como capacetes e joelheiras. Estando atendo a essas questões é possível fazer uma boa escolha na hora de adquirir uma bicicleta aro 18.

Explorando diferentes possibilidades

Agora que você já sabe os benefícios e como escolher a bike certa, é importante lembrar que com uma bicicleta aro 18 a criança poderá explorar diferentes possibilidades de atividades, como passeios no parque, em família e, ainda, algumas trilhas leves.

Os passeios no parque permitem contato com a natureza e promovem a interação social. E quando falamos de crianças, estes dois pontos são extremamente importantes para o seu desenvolvimento. Já os passeios em família contribuem para o fortalecimento de laços e proporcionam a diversão conjunta.

Por fim, temos como opção de atividade as trilhas leves, que são indicadas para iniciantes e crianças. Elas são mais fáceis e permitem que o pequeno ciclista seja introduzido na prática, já enfrentando diferentes terrenos.

Desenvolvimento de habilidades motoras

Andar de bicicleta incentiva um estilo de vida ativo e saudável, além de ser agradável e uma boa iniciação na prática de atividade física. Ela também ajuda a desenvolver habilidades críticas como autoconfiança, coordenação olho-mão, equilíbrio e senso de direção.

Além disso, é fundamental garantir que as crianças tenham acesso a bicicletas adequadas ao seu tamanho e idade e que sejam seguras. Dessa forma, elas poderão aproveitar todas as suas vantagens e, assim, crescer de forma equilibrada e saudável.

Como vemos, não há o que se questionar sobre os benefícios que andar de bicicleta pode proporcionar aos pequenos. Por isso, mantenha-os sempre na prática, estimulando-os, mesmo que futuramente se interessem por outros esportes.

Manutenção e cuidados

A melhor maneira de prolongar a vida útil da sua bicicleta é mantê-la sempre limpa. Use uma toalha seca para limpar periodicamente a sujeira e os detritos de todos os seus componentes. Uma vez por semana já está excelente.

Depois que a bicicleta secar, lubrifique os componentes móveis, incluindo corrente, pedais e rolamentos externos, com óleo para evitar a oxidação. Nunca faça isso com querosene, óleo de cozinha ou qualquer outro tipo de solvente (e tome cuidado para não usar muito lubrificante).

bicicleta aro 18
Foto: divulgação.

Uma das principais defesas contra a oxidação da bicicleta é a pintura. Pintar assim que você vir danos, arranhões ou áreas descascadas interromperá a ferrugem. Use esmalte de unha comum ou uma camada de base transparente se não conseguir encontrar tinta em uma cor correspondente.

Guidão, alavancas de câmbio, selins, sapatas de freio e parafusos inseguros também podem tornar a pedalada desconfortável e acelerar a deterioração de inúmeras peças da bicicleta, diminuindo a vida útil do equipamento.

Para detectar qualquer anomalia na bicicleta, preste atenção a ruídos estranhos e tremores diversos. Se necessário, leve a bicicleta na oficina mais próxima. Por um determinado tempo, as bikes novas normalmente têm garantia de manutenção gratuita. Se não for o caso, faça uma inspeção de rotina completa em uma oficina confiável para garantir o funcionamento ideal e aumentar a durabilidade.

Priorizando a segurança

Para que o uso da bike aconteça sem maiores problemas, é preciso tomar alguns cuidados e priorizar sempre a segurança. Por isso, antes de iniciar a prática com a criança é fundamental passar para ela algumas regras básicas de trânsito, seja qual for o ambiente, além de checar o uso de capacetes, joelheiras e demais equipamentos de proteção.

Além disso, mesmo tomando esses cuidados, é essencial que a criança pratique com a supervisão e orientação constante dos responsáveis. Assim, seguindo essas dicas, será só diversão!

Estímulo à criatividade e aventura

A bicicleta é uma ótima ferramenta para despertar a criatividade e o senso de aventura das crianças, sendo uma forma de explorar novos lugares. Para isso, as crianças podem ser estimuladas a brincar com a imaginação na prática da atividade física com a bicicleta, e também a criar jogos estimulantes. O que importa é viver todas as experiências que são importantes na infância para o desenvolvimento de uma vida adulta saudável.

Como vimos, a bicicleta aro 18 é muito benéfica porque se adapta ao tamanho das crianças e é ideal para iniciantes na prática do exercício. É importante lembrar que a diversão deve acontecer, mas sempre com a segurança necessária, fazendo uso de capacetes e demais equipamentos de proteção.

Por fim, encorajamos todos os pais a permitirem que seus filhos vivam esta experiência incrível. Andar de bicicleta é saúde! Você já estimula as crianças a andarem de bike? Conta aqui para gente nos comentários.

Artigos relacionados
Crianças

Como escolher bicicleta aro 14 para meninas

Você se lembra da emoção de ganhar sua primeira bicicleta? Agora é a vez dela! Escolher a…
Leia mais
Crianças

Veja tudo o que você precisa saber sobre bicicleta aro 14

Imagine seu filho dando as primeiras pedaladas em uma bicicleta. Essa emoção começa com a escolha…
Leia mais
Crianças

Tudo o que você precisa saber sobre bicicleta infantil aro 16

Imagine a cena: seu filho, sorridente, aprendendo a pedalar sua primeira bicicleta, sob o calor do…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?