Uma das maiores sensações de liberdade é poder sair por aí com uma bike, seja em uma estrada ou uma bela trilha. Além de ser um ótimo exercício, andar de bicicleta é atividade de lazer que atraí pessoas de todas as idades. Mas, mesmo em meio a um crescimento em vias específicas para ciclistas, muitas pessoas não sabem andar de bicicleta. Por isso, vamos explanar como aprender a andar de bicicleta, seja uma criança ou um adulto.
Aprender a andar de bicicleta não é tão simples, e muitos pontos devem ser levados em consideração. Há diversos métodos que podem ser usados, tipos de bikes, locais apropriados e objetivos para o ciclista.
Portanto, ensinar a andar de bicicleta alguém que não saiba, pode trazer diversos benefícios ao iniciante, além de aumentar o número de ciclistas nas ruas.
Pontos principais para aprender andar de bicicleta
Alguns pontos são muito importantes para quem vai ensinar outra pessoa a andar de bike. Além de saber qual o nível que a outra pessoa se encontra, se sabe algo ou nada, é preciso considerar o tamanho dela e se o equipamento é adequado.
Além disso, mais comum no aprendizado das crianças, alguns acessórios podem ser usados, como as rodinhas de apoio. Os equipamentos de segurança, como capacetes, cotoveleiras e joelheiras também devem ser utilizados, mesmo após o aprendizado ser concluído. Uma dica importante é que todos que pretendem andar de bicicleta devem estar preparados para cair, mesmo os mais experientes.
Assim, é sempre bom avisar ao novo ciclista que quedas fazem parte do aprendizado, principalmente no momento de busca do equilíbrio. Com isso, para que haja mais facilidade, é ótimo conhecer a bicicleta e seus principais recursos, como os freios e pedais. Conhecendo a funcionalidade e testando todos os artifícios da bike, o novo ciclista terá mais confiança.
Por fim, para aprender a andar de bicicleta é muito importante ter confiança em quem está ensinando. Pois, em algum momento, terá que segurar na ajuda do equilíbrio e soltar a bicicleta em movimento, sabendo a hora certa para tal ação. E tão importante quanto tudo isso, é encorajar e incentivar para que o ciclista não desista e se mantenha focado na prática.
Primeiras pedaladas para crianças
É muito comum ver crianças com brinquedos similares a bicicletas, como os famosos triciclos muito populares nos anos 1980 e 1990. Essa introdução incentiva as crianças a se interessarem por bicicletas posteriormente, quando tiverem mais tamanho e idade.
Hoje em dia, uma bicicleta para crianças menores de 5 anos, sem pedais, é uma ótima oportunidade de inserir os pequenos no mundo das bicicletas. Essas pequenas bicicletas ajudam as crianças que as utilizam a treinar o equilíbrio desde cedo. Com isso, quando se sentarem no selim de uma bike com pedais, ficará mais fácil manter o equilíbrio e sair pedalando livremente.
Mesmo que a criança já tenha um certo equilíbrio, usar as rodinhas de apoio é uma boa dica. Com elas, a criança vai ter mais facilidade para conhecer seus limites na bicicleta pedalando. Com ajustes graduais, subindo aos poucos as rodinhas, a confiança vai aumentando e o entendimento no controle da bike também.
Assim, é sempre recomendável que não retire de uma vez as rodinhas, e sim com esses ajustes. Depois disso, é o adulto que acompanha auxilia no equilíbrio segurando a bicicleta junto da criança nas primeiras pedaladas. Esse é um dos principais passos para aprender a andar de bicicleta. Quando a criança estiver melhorando o equilíbrio, é só soltar aos poucos, mas acompanhando de perto.
Para agregar um bom aprendizado, o local para a começar a pedalar deve ser bem escolhido. Alguma rua sem movimentação, sem inclinações ou buracos no asfalto. Um passo de cada vez, ou melhor, uma pedalada de cada vez, e assim aos poucos a criança vai conhecendo outros obstáculos, e com isso desenvolvendo sua habilidade no pedal.
Benefícios de andar de bicicleta para crianças
Andar de bicicleta traz diversos benefícios às crianças, principalmente no crescimento e fortalecimento de articulações. Além da diversão gerada em pedalar com outras crianças e adultos, o exercício ajuda no desenvolvimento e na saúde delas.
Uma pedalada estimula na tomada rápida de decisões e nos reflexos, desenvolvendo a coordenação motora. Outro ponto relacionado, é no aumento de atenção e conhecimento básico no trânsito.
Em relação aos seus corpos, um dos pontos importantes ao aprender a andar de bicicleta é na postura da criança. A postura delas certamente melhora com o hábito da pedalada, além de queimar calorias e diminuir a ansiedade. Portanto, há diversos benefícios em andar de bicicleta no desenvolvimento das crianças. O mesmo vale para adultos, principalmente para aliviar o estresse das grandes cidades.
E com adultos? Como aprender a andar de bicicleta?
Não tem muito segredo para ensinar a andar de bicicleta um adolescente ou adulto. Basta, primeiramente, que a pessoa esteja interessada em aprender, e tenha paciência. Cada um tem seu tempo para aprender, e dificilmente uma pessoa se sentará em uma bicicleta e sairá pedalando logo de cara.
Assim, os mesmos métodos que são usados para ensinar uma criança, podem ser usados em adolescentes ou adultos. Mas, um detalhe muito importante deve ser levado em conta, o tamanho da bike. Aprender em uma bicicleta com o tamanho do quadro ideal para quem quer pedalar facilitará muito na pedalada. Portanto, a bicicleta certa, com os equipamentos de segurança ajudará muito na confiança, além do apoio de quem está ensinando.
É importante que o local onde vai-se ensinar a andar de bicicleta um adulto não tenha muitos obstáculos. Um percurso sem muitas subidas e descidas no começo, no asfalto sem muitas imperfeições facilita a busca pelo equilíbrio. Hoje em dia, esses espaços são facilmente encontrados em ruas sem muito movimento, parques, dentro de condomínios e clubes.
A prática da pedalada em adultos ganhou muito espaço principalmente em relação à mobilidade urbana. Então, a busca de adultos que procuram aprender a andar de bicicleta tem sido cada vez maior. Inclusive, há alguns projetos voluntários que ensinam adultos interessados em pedalar, com o trabalho de conscientização ambiental que as bicicletas possuem. Portanto, hoje só não aprende a pedalar quem não quer.
Gostou desse artigo? Então esse aqui também pode lhe ser útil: 7 dicas de como aprender a andar de bicicleta.
tenho 28 anos e nunca aprendi a andar de bicicleta, infelizmente meus pais não me ensinaram. Várias vezes ja fui ridicularizado por causa disso, ainda mas por morar no RJ, um lugar repleto de ciclistas.