Você sempre viveu com vontade, mas não sabia como aprender a andar de bicicleta. Agora, está decidido a comprar a sua bike, ou até pegar uma emprestada de um amigo ou parente, e partir para o pedal. Mas, para dar as suas primeiras pedaladas, há uma série de dicas para seguir, para tornar a aprendizagem mais prática e segura possível. E você precisa conhecer cada uma delas.

Quando se é criança, a sensação de tirar as rodinhas laterais da bike e dar as primeiras pedaladas, não tem descrição. Mas, se você não viveu isso, ou mesmo está inseguro para pedalar, por ter ficado muito tempo sem pegar na magrela, é preciso se prevenir.

Então, confira 7 dicas de como aprender a andar de bicicleta e aventure-se nesse esporte que está crescendo cada vez mais!

1. Como aprender a andar de bicicleta? Primeiro vá a um lugar calmo e plano

Se subir uma ladeira a pé já é cansativo, imagine de bike. Esse com certeza não é o lugar ideal para se aprender a andar de bicicleta.

Por isso, para conseguir entender como funciona a inércia da bike — é ela que vai te ajudar a manter a velocidade e o equilíbrio —, é preciso ir a um terreno plano.

Pode ser na rua, parque ou mesmo em uma garagem, desde que o espaço seja calmo e espaçoso, sem tráfego intenso de pessoas e veículos.

Feita a escolha do lugar, você estará a poucos pedais de como aprender a andar de bicicleta, pois sua segurança estará garantida.

2. Peça ajuda a alguém mais experiente em pedalar

Nem sempre é possível aprender a andar de bike por si só. Essa é uma tarefa que exige, até para adultos, a orientação e o apoio literal de uma pessoa que tenha experiência com o pedal.

Sempre dê preferência a chamar alguém que já pedale, pois essa pessoa terá noção do que você deve fazer para se equilibrar. Além de como segurar no guidão e tudo o mais.

Também, se a pessoa tiver um pouco de conhecimento da mecânica de bikes, ajudará muito. Pois, saiba que boa parte de você aprender a pedalar se dá por uma bicicleta boa e segura, com tudo ajustado.

3. Use uma bike sem marcha ou coloque em uma marcha intermediária

No passo de como aprender a andar de bicicleta, a bike que for usar para essa fase de aprendizagem, deve ser sem marcha, ou ficar ajustada em uma marcha intermediária.

Isso deve ser feito porque a bike sem marcha evita que você tenha que lidar com uma série de ajustes que ainda não devem ser aprendidos no momento.

Já se a bike tiver marchas, fale para a pessoa que está te ajudando, deixar a bike em uma marcha intermediária, ou seja, nem muito leve e nem pesada. O que vai exigir de você, pouca força, sem fazer o seu pedal girar demais e andar de menos.

Como aprender a andar de bicicleta, bike single speedCréditos: PxHere

4. Vá devagar

É normal se empolgar quando se quer aprender a fazer algo novo, e achar que pode ir mais e mais forte e longe logo no começo. Mas, não é assim com qualquer coisa, e não seria diferente nessa fase de como aprender a andar de bicicleta.

Esse é o momento que você deve sentir qual é, literalmente, o seu ponto de equilíbrio, para se manter pedalando sem a ajuda de outra pessoa.

Portanto, foque na pedala, em como você deve segurar o guidão, frear e fazer curvas e, o principal, pedalar.

5. Abaixe a altura do selim

Para um amador ou veterano na bike, faz todo o sentido deixar o selim — o banco — na altura correta de pedalar. Ou seja, alto o suficiente para que as pernas se estiquem e fiquem com uma leve folga na articulação do joelho.

Já para quem está aprendendo a dar os seus primeiros pedais, o selim deve ficar mais baixo. A altura não é a correta para pedalar, e explicamos o porquê isso deve ser feito.

O selim mais baixo ajuda você a alcançar os pés no chão, se caso você se desequilibrar. Assim, você vai evitar quedas. Além disso, a altura baixa ajuda na hora de subir e descer da bike, sem exigir tanta habilidade.

6. Mantenha as mãos sempre nos manetes de freios

Segurança é o principal nesse momento de aprendizagem. Pensando nisso, além de como aprender a pedalar, você também já vai descobrir, simultaneamente, como parar de pedalar, acionando os freios.

Isso mesmo, as suas mãos devem ficar sempre posicionadas com os dedos indicador e médio, nos manetes de freio. Você e a pessoa que vai te ajudar a como aprender a andar de bicicleta devem sempre checar, antes, se os freios estão ajustados.

Ou seja, eles não devem ao menor toque, travar a bike, ou demorar a frear. Com os freios regulados, pode ter certeza de que quando você precisar parar com segurança, vai conseguir bem fácil.

7. Use equipamentos de segurança sempre

Não é uma coisa que vai acontecer com certeza, mas, é normal cair quando se vai como aprender a andar de bicicleta. Então, não se assuste com essa parte.

Porém, para cair com segurança e não sofrer nenhum ferimento grave, você deve se prevenir com equipamentos de segurança para pedalar.

O capacete é o primeiro deles, então, não invente de sair pedalando antes de arrumar um ou comprar. E pode investir em uma boa peça, pois é ele que vai te garantir a proteção da cabeça.

Outros equipamentos que podem ser incluídos e que ajudam a proteger o corpo são as luvas de dedo aberto ou fechado, e os óculos. Estes evitam que a poeira entre em seus olhos — o que é comum, por causa do vento.

Joelheiras e cotoveleiras não são necessárias, mas, se você prefere se proteger com esses itens, vá em frente e busque as suas, para garantir proteção dobrada.

Se você tinha dúvidas que geravam insegurança em como aprender a andar de bicicleta, agora você tem certezas do que fazer para que esse momento seja seguro. Depois que você se equilibrar, vai até jogar as pernas para cima e deixar a bike ir sozinha, para comemorar que aprendeu.

Qual é a sua dúvida para aprender a pedalar? Comente aqui abaixo para a gente saber, e te ajudar!

Classificado de bikes; marketplace de bikes