Preparar-se durante meses para sair de casa, encontrar os amigos e encarar desafios que recompensam com muitas paisagens lindas e momentos únicos. Tudo isso é parte do espírito de participar de competições de MTB. E 2021 reserva ótimos campeonatos para você correr.

Com o cenário mais otimista, por conta da chegada de vacinas contra o coronavírus, as competições de bike já estão com datas marcadas. Ou seja, se as suas pernas não aguentavam mais ficar limpinhas em casa, pode relaxar porque não vai faltar barro de tantas provas este ano.

Confira 7 competições de mountain bike que vão rolar em 2021, de vários níveis e tipos, para se preparar, participar e esquecer o tempo em que ficou em casa!

1. GP Ravelli

Competições MTB, GP Ravelli 2021

Créditos: Divulgação/GP Ravelli

O GP Ravelli é uma das provas de MTB mais — se não a mais — tradicionais do país. Este ano, a primeira etapa promete desafios técnicos e cenários vislumbrantes em Jacutinga, cidade de Minas Gerais.

As provas vão começar dia 28 de fevereiro e terminam em outubro, em Espírito Santo do Pinhal. Etapas que são divididas sempre pensando em igualar os níveis de dificuldade de trechos, entregando a mesma diversão a todos os níveis de ciclistas.

Quando o assunto são competições de MTB, o GP Ravelli sempre está entre as primeiras opções.

Confira toda a grade e informações do GP Ravelli 2021, aqui.

2. Desafio Super Brou Espinhaço

Competições MTB, Super Brou Espinhaço

Créditos: Divulgação/Brou Bruto

Brou Bruto e uma figura no meio do mountain bike brasileiro. O ciclista que sempre está envolvido em frentes de ações sociais, e promove campeonatos à altura do tipo de ciclista pelo que é conhecido: bruto.

Porém, não pense que apenas os ciclistas de elite são capazes de encarar os desafios que o Brou propõe.

O Desafio Super Brou Espinhaço, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de março pode ser feito pelos mais diversos ciclistas. Claro, com a devida preparação para corridas de até 3 dias intensos.

O destaque para o campeonato deste ano é que ele terá uma maratona de 2 dias para a modalidade Trail Run — corrida na terra — e MTB.

Veja todas as informações para o Desafio Super Brou Espinhaço, aqui.

3. Ultra Brou Canastra

Competições MTB, Ultra Brou Canastra 2021

Créditos: Divulgação/Brou Bruto

A aventura do Brou Bruto não para, e o Ultra Brou Canastra é mais um dos eventos encabeçados pelo ciclista profissional de MTB.

Essa é uma ultramaratona “muito técnica e divertida” como o próprio site do evento coloca. Portanto, será aquele pedal pedreira em um percurso de 200km em 4 dias de prova. Ou seja, clássico pedal “cinquentinha” de um dia, mas com muito mais desafios.

A prova tem modalidades como duplas e solos masculina e feminina, e agora terá a grande novidade que é a E-bike. Ou seja, as mountain bikes elétricas estão mesmo ganhando terreno, uma vez que fazem parte de provas.

Confira todas as informações sobre o Ultra Brou Canastra, aqui.

4. Suba Challenge

Competições MTB, Suba Challenge 2021

Créditos: Divulgação/Suba Challenge

O Suba é o primeiro desafio de mountain bike da Bahia, do tipo que explora todo o terreno típico da região. Rochas, mato seco e muitas subidas dão a rota desse campeonato.

A competição vai acontecer em Santa Teresinha, região cheia de natureza conservada da BA, com altimetria total de 2800m. Por isso o nome bem sugestivo do campeonato — Suba. O desafio está com data marcada para acontecer dos dias 30 de abril a 2 de maio.

No mais, você pode escolher entre uma prova única de 80km ou uma maratona de dois dias com 160km. Ou seja, tirando os subidões, o percurso não é tão extenso, permitindo que ciclistas de níveis diferentes aproveitem a prova.

Confira mais informações sobre o Suba Challenge, aqui.

5. Action Way Cup

Competições MTB, Action Way Cup

Créditos: Divulgação/Action Way Cup

Esse é um desafio de MTB dividido em três etapas que começa no dia 27 de junho em Santana de Parnaíba. Já as demais fases acontecem em agosto e novembro, ou seja, há espaço para treinar bem entre cada uma.

Por enquanto não há maiores informações sobre a prova, porém, se for parecida com a competição de 2019, tem tudo para ser marcante. Estrutura bem completa com pontos de apoio, percurso demarcado e muita energia dos participantes fizeram a última edição.

Você confere mais informações sobre a Action Way Cup, aqui.

6. Desafio Mucugê

Competições MTB, Desafio Mucugê 2021

Créditos: Divulgação/Desafio Mucugê

O Desafio Mucugê ainda vai levar tempo para acontecer, mas você já deve se preparar para enfrentar a prova que acontecerá em 3 dias seguidos de setembro.

Esse campeonato vai privilegiar seus 600 participantes com a vista da famosa Chapada Diamantina, na Bahia. E seja na categoria Ultra de 160km ou na Sport de 60Km, há espaço para cada competidor curtir o melhor da natureza do lugar.

Vale reforçar que esse campeonato está a cada ano sendo reconhecido como um dos mais importantes do cenário do MTB brasileiro. Servindo quase como um passaporte para a ultramaratona Brasil Ride, que acontece nas mesmas terras baianas.

Veja todas as informações sobre o Desafio Mucugê, aqui.

7. Epic Race

Competições MTB, Epic Race 2021Créditos: Divulgação/Epic Race

A Epic Race vai acontecer em 16 de maio, nas terras geladas de Campos do Jordão, e se coloca como “a maratona mais alta do Brasil”.

Essa é uma prova que dá total foco para os desafios de subida, com seus mais de 1800 metros de altitude. Mas, nem só dessa grande dificuldade a Epic Race é feita, já que conserva ótimos visuais para todos.

A prova é feita dentro do Horto Florestal de Campos do Jordão, logo reserva além de um local muito acolhedor, estrutura para levar a família. Depois da prova vale passear por lá e curtir um chocolate quente.

Confira mais informações sobre a Epic Race, aqui.

Com provas de MTB tão variadas assim, fica mais simples escolher qual ou quais participar. Algumas reservam grandes subidas e cenários vislumbrantes, outras requerem longa duração em terrenos variados.

O que vale mesmo é definir a melhor competição para o seu nível de mountain bike, preparar a alimentação, deixar a bike no jeito, treinar e se jogar nas provas. Boas competições!

Vai competir? Fique seguro durante toda a viagem. Faça uma cotação de seguro de bike que inclui cobertura em todo o território nacional e acidentes!

Classificado de bikes; marketplace de bikes