Manutenção de bike

Conheça tudo sobre a linha de bikes Trek Émonda

Se você é um ciclista de estrada e já ouviu falar da Trek Émonda, chegou a sua hora de entender as especialidades dessa máquina de vencer. Levíssima e incomparável, a Trek Émonda carrega em seu nome a sua essência: originando do verbo “émonder”,em francês, \”cortar\”, \”eliminar\” todo o excesso para se tornar a bike mais leve do mundo. Saiba tudo sobre a linha de bicicletas de estrada Trek Émonda e como ela revolucionou as pistas.

O que é a bicicleta Trek Émonda

O modelo Émonda é uma bicicleta de carbono desenvolvida pela marca Trek para alta performance nas corridas e subidas. Suas últimas versões são unissex, aerodinâmicas e somente com freio a disco. Inclusive, a Émonda peso-pena é a bicicleta para estrada mais leve e é a primeira em todas as subidas. Hoje, a marca disponibiliza três modelos, são eles:

Émonda ALR: Esse é o modelo de entrada da marca: construída com o Alpha alumínio, para estrada, mais barata e mais leve, mas eficiente como suas primas de carbono mais caras.

Émonda SL: Possui tubos aerodinâmicos, com uma condução equilibrada, um manuseio superior e uma velocidade livre, graças ao novo perfil aerodinâmico forjado do ultraleve 500 Series OCLV Carbon. 

Émonda SLR: Segundo a marca, essa é a bicicleta que economiza 60 segundos a cada hora rodada. Nas subidas, os testes confirmaram que a bike garante uma economia de 18 segundos por hora em uma subida de 8%. A mais aprimorada das versões, a SLR possui a tecnologia do Carbono OCVL 800.

Se você é apaixonado por Trek Bikes ou está começando a pesquisar sobre a bike ideal para ti, você precisa conferir o artigo \”tudo sobre trek bikes\”.

De que material é feita a última Trek Émonda: Carbono OCLV 800

O carbono OCLV é uma marca registrada das bikes da Trek que vem se inovando desde que existe. Agora em sua versão 800, o produto está 30% mais resistente com ajustes no lay-up. Isso facilitou o desenvolvimento de tubos maiores e aerodinâmicos, sem comprometer o peso e a qualidade da rodagem – uma das maiores características da Émonda. Ou seja, um tubo leve, rápido e com manuseio balanceado.

Aerodinâmica: 

Segundo a Trek, todo o modelo Émonda é desenvolvido com foco em melhorar a performance nas subidas. Por isso, a maior prova de desempenho foi o teste na mítica Alpe d\’Huez, a montanha mais conhecida do Tour de France. Atualmente, a Émonda SLR de 2021 garante um formato ainda mais aerodinâmico ainda, pesando ao todo apenas 6.8kg.

Através da computação e de túnel de vento, a bike foi desenvolvida para desempenhar melhor nos momentos de baixa velocidades nas subidas. Esse ajuste também contribui pa aumentar a velocidade da bicicleta no plano.

Quais os novos componentes e seus pesos:

Guidão: Aeolus RSL 

Deslizando com o vento, esse guidão é totalmente integrado a mesa para criar menos resistência. O cabeamento também está incorporado e abaixo da mesa, passando pela frente da caixa de direção. Essa mudança facilita a passagem do ar, sem interferir o manuseio da frente da bike.

Tubos :

Sua nova reformulação melhora a o fluxo de ar. O tubo inferior de perfil triangular exemplifica a estrutura especializada para direcionar o ar da melhor forma possível. 

Quadro: 

A versão SL é um pouco mais pesado que a versão SLR, mas não chega a 700g. Como recompensa, a bike também é mais em conta. 

  • Geometria do quadro:  

H1.0 – mais baixos e aerodinâmicos, a bike fica exatamente no meio 

H2.0 – quadros mais confortáveis, com a frente mais curta e alta

Transmissão:

RED AXS de primeira linha da SRAM oferece trocas de marchas totalmente sem fio que são precisas, programáveis e leves

Rodas : Aéolus 

Para uma melhor aerodinâmica, a versão Aéolus RSL 37, por exemplo, tem um formato de aro que é mais rápido que rodas mais altas e também consegue ser mais leve que rodas mais baixas. Falando do peso, todo o conjunto tem somente 1325g, mesmo 30% mais alta e 11% mais aerodinâmica que a versão anterior – e ainda o peso caiu em 55g.

Onde é fabricada a bike Trek Emonda

A história da marca inicia em Wisconsin, Estados Unidos, em 1976 quando dois amigos decidiram desenvolver os melhores quadros de bicicletas do mundo. Hoje, com a crescente expansão e sucesso da marca, muitos produtos são manufaturados fora do país como na Alemanha, Holanda, Taiuã e China.

Benefícios e diferenciais da Trek Émonda

É ideal para ciclistas escaladores que valorizam aerodinâmica, economia de tempo e menos resistência para percorrer aquelas velocidades mais desafiadoras. Através do Project One, você pode, inclusive, personalizar completamente o modelo SLR.

Na estética, a bike agrada pelo desenho tradicional, porém sofisticado com traseira alta e geometria mais proporcional. Outro diferencial desse modelo é a pedalada central T47 com rosca, o que facilita a manutenção e evita os ruídos geralmente associados ao press-fit.

Prós:

  • Projeto aerodinâmico impecável para subidas
  • Considerada uma das bikes mais leves e resistentes do mercado
  • Características de dirigibilidade superiores à média 
  • Possibilidade de criar um projeto totalmente personalizado para sua realidade

Contras:

  • Preço acima da média do mercado

Se você ama inovação no ciclismo, fique ligado nos últimas notícias e lançamentos de 2023.

Qual o valor da Trek Emonda

A marca Émonda vende produtos separados como o conjunto de quadro, jogo de rodas e também cada modelo completo. Cada modelo possuem tecnologias e características diferentes, o que varia no valor e no preço final.

Existe um conjunto de quadro de disco Émonda ALR que é encontrado a partir de $1.149,90 dólares. Mas se você quiser a bike completa, é possível adquirir uma Émonda ALR a partir de $2.299,99 dólares. 

Se você já está intermediário nos treinos, uma Émonda SL pode ser sua a partir de 3.349,90 dólares. Agora, se você valoriza a melhor qualidade para competições, você pode encontrar uma Émonda SLR a partir de 7.699,90 dólares.

No site da marca você consegue comparar os modelos de seu interesse de uma forma prática e rápida. A Trek Émonda é uma bike para quem deseja realmente extrair o seu melhor e priorizar o que tem valor de fato: a alta performance.

Se você gostou do artigo e quer ter acesso a mais conteúdos como esse, clique em saiba mais e fique por dentro de todas as novidades do universo do ciclismo.

Artigos relacionados
Manutenção de bike

Elevando o nível: como customizar e fazer upgrades na sua bicicleta de MTB

A personalização e os upgrades em bicicletas de Mountain Bike (MTB) não são apenas uma questão…
Leia mais
Manutenção de bike

Upgrade na Bike: montando um kit completo de marcha para bicicleta

Fazer um upgrade no kit de marcha de sua bicicleta não é apenas uma questão de luxo; é uma…
Leia mais
Manutenção de bike

Pedalando com eficiência: a importância da calibragem no aro 29

Você sabia que a calibragem dos pneus da sua bike pode ser o grande segredo para uma pedalada mais…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?