Manutenção de bike

Tudo sobre o quadro gravel

O mundo do ciclismo é grande e versátil. Sabemos que há muitos tipos de bicicletas, de acessórios e de quadros para as bikes, como o quadro gravel, por exemplo, justamente para proporcionar uma melhor prática do esporte para quem é ciclista assíduo.

Com a variedade de acessórios e de personalização que há disponível no mercado para este meio de transporte, agora é possível que as pessoas consigam ter uma bike totalmente favorável para o tipo de ciclismo que praticam nas horas vagas, que pode ser a modalidade mais comum, na cidade, ou até mesmo um ciclismo mais aventureiro, com muitas trilhas ou, ainda, o meio termo deles.

Mas, é preciso entender que adaptar a bicicleta é uma das principais formas de encontrar conforto e segurança mesmo pedalando por horas em estradas irregulares, com inúmeras ladeiras, por exemplo.

Uma dessas adaptações disponíveis no mercado é a mudança do quadro da bike, como o quadro gravel que citamos lá no início. Os quadros precisam ser definidos de acordo com a prática escolhida, pois elas são as responsáveis por proporcionar uma melhor estabilidade, trazendo segurança e conforto durante as pedaladas.

Vamos aprender um pouco mais sobre o quadro gravel e seus principais benefícios para os ciclistas? Vem com a Bike Registrada que a gente te conta um pouco mais sobre o assunto.

Começando pelo começo: o que é uma bike gravel?

Uma bike gravel é o sonho de consumo de muitos ciclistas e quando o Bike Registrada te explicar você entenderá bem o motivo. Nos últimos anos, principalmente no Brasil, elas se tornaram o desejo de muitos, visto que esse tipo de bicicleta foi projetado para ser bastante versátil e, por isso, ganhou força no país, pois uma bike neste estilo tem uma performance incrível no asfalto, em trilhas e/ou em qualquer outro ambiente que seja condicionada.

Dessa forma, por conta de sua grande versatilidade de uso, a bike com quadro gravel é uma das favoritas dos ciclistas brasileiros, pois também ocupa o meio termo entre as modalidades tão conhecidas quanto: o MTB (Mountain Bike) e o Ciclismo de Estradas. Assim, ela “ganha” as principais características de ambas as modalidades.

Estando mais próxima da bike cyclocross, a bike gravel permite um trânsito melhor em qualquer tipo de estrada, incluindo a de terra, com estabilidade e conforto para quem está pedalando.

Quais as características da bike/quadro gravel?

As características ou configurações de uma bicicleta gravel são muito semelhantes, como falamos anteriormente, ao estilo da bike Cyclocross. Ou seja, a geometria da Gravel tem uma maior distância entre os eixos, chainstays compridos e uma caixa de direção mais relaxada, que é justamente essa combinação que proporciona conforto, estabilidade e também mantém a velocidade durante os treinos, mesmo em diferentes terrenos, como asfalto, terra ou no cascalho.

Além disso, grande parte dos modelos das bicicletas gravel disponíveis no mercado possuem um guidão drop bar (que é conhecido por ser bem aberto na área dos manetes de freio), garfo rígido, freios a disco (mecânico ou hidráulico) e com pneus mais robustos/pesados tal qual é encontrado nas Moutain Bike (MTB).

Essas características comuns entre as bikes gravel são as que tornam ela mais confortável, fazendo com que o ciclista rode suas trilhas sem encontrar qualquer tipo de dificuldade. Além disso, proporcionam segurança, conforto e maior tração nos terrenos de terra, em especial, nos que possuem muitas pedras soltas (pequenas e grandes).

Assim, pode-se entender que as características do quadro gravel são primordiais para manter a integridade do ciclista que tem como estilo transitar em diversos ambientes, principalmente aqueles com mais obstáculos (montanhas, terras e pedras no caminho).

Saiba mais sobre o quadro gravel 

Como já citamos anteriormente, a principal característica desse tipo de quadro é a versatilidade, por isso ele tem se tornado tão popular nos últimos anos. Mas, além disso, podemos destacar também o fato de ser bastante leve, proporcionando muita rapidez e um passeio bem confortável. 

Na hora de escolher qual quadro de gravel é mais adequado aos seus objetivos, o mercado oferece diversas opções, como: All-Road frame (para todo terreno); Adventure gravel framesets (focado em aventuras); Bikepacking gravel frame; ICAN gravel frame; Race gravel bike frame (para corridas), entre outras categorias. 

Os quadros gravel podem ser feitos, principalmente, de dois materiais: alumínio ou carbono. O primeiro deles, o alumínio, é um dos mais utilizados na produção desse tipo de quadro, pois é leve, mas, ao mesmo tempo, rígido, possuindo também um bom custo-benefício. 

Já o quadro gravel produzido em carbono é ideal para competição em alta performance, tendo o preço um pouco mais elevado. Ambas apresentam prós e contras e a escolha deve ficar por conta dos objetivos do ciclista e também do orçamento. 

Além desses dois materiais, o mercado oferece ainda a opção de quadros de gravel de aço, um material bastante resistente, mas que pode tornar o quadro muito pesado e robusto. 

Quais são as principais vantagens de ter uma bike com quadro gravel?

Além da segurança proporcionada pela bike com quadro gravel, ela possui algumas outras vantagens para o ciclista, como a versatilidade de transitar em diversos ambientes sem ter dificuldade ou uma queda no desempenho e também possui um ótimo custo-benefício, pois sua durabilidade e manutenção são ótimas para o bolso do ciclista.

Por isso, as bikes com quadro gravel são ideais para as cicloviagens por sua capacidade de levar pertences, sem perder o conforto durante todo o trajeto.

Assim, se você está em busca de uma bike versátil, segura, com preço justo e que pode se adaptar a diferentes situações, então opte pela quadro gravel, pois ela é a ideal para você.

Como descobrir se o quadro gravel é ideal para mim?

Essa é uma pergunta frequente no mundo dos ciclistas e também no site da Bike Registrada, mas a gente te ajuda a entender melhor.

Se você é um ciclista que busca aventura, aproveitar ao máximo os mais variados terrenos, que gosta de fazer cicloviagens e ainda ama andar na cidade, então o quadro gravel pode ser para você; visto que esse tipo de quadro mantém a estabilidade e segurança necessária para quem gosta de transitar por diversos tipos de ambientes.

Com espaço e reforçada, você pedala por vários ambientes sem sofrer danos no seu desempenho justamente pela estabilidade proporcionada pela tração dos pneus e do quadro amplo que permite direcionar, sem limitar, corretamente o trajeto.

Então, se você ama o cicloturismo e quer usufruir de uma bike com um ótimo custo-benefício, então já tem a resposta: o quadro gravel é sim para você!

Agora que você já sabe tudo sobre o quadro gravel, entenda como funciona o Seguro Bike Registrada e como ele é benéfico para você, ciclista, e também para a sua bicicleta. Continue acessando o nosso site e saiba mais sobre o mundo do ciclismo sempre em primeira mão.

Artigos relacionados
Manutenção de bike

Elevando o nível: como customizar e fazer upgrades na sua bicicleta de MTB

A personalização e os upgrades em bicicletas de Mountain Bike (MTB) não são apenas uma questão…
Leia mais
Manutenção de bike

Upgrade na Bike: montando um kit completo de marcha para bicicleta

Fazer um upgrade no kit de marcha de sua bicicleta não é apenas uma questão de luxo; é uma…
Leia mais
Manutenção de bike

Pedalando com eficiência: a importância da calibragem no aro 29

Você sabia que a calibragem dos pneus da sua bike pode ser o grande segredo para uma pedalada mais…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?