Quem é praticante de Cross Country (XC) sabe bem que não é qualquer bicicleta que aguenta os desafios da modalidade. Por este motivo, sempre existe uma incerteza sobre a qualidade em relação a Specialized Chisel, uma das bikes que é destaque do mercado.

Aguentar terrenos acidentados em montanhas, trilhas e rochas é para poucas. Diante disso, paira a dúvida no ar: será apenas uma perfeita ação de marketing ou a Specialized Chisel é realmente boa?  

No nosso review completo, damos um parecer sobre a marca e o modelo, apresentando cada detalhe da sua configuração. Além disso, preparamos uma lista com as principais vantagens e os benefícios do investimento. Ficou curioso? Continue a leitura! 

Conheça a história da marca specialized

Fundada em 1974, na Califórnia, nos EUA, a Specialized teve um início bem interessante. Na verdade, antes de produzirem algumas das melhores bikes do mercado, eles trabalhavam exclusivamente como uma importadora de componentes e equipamentos ciclísticos vindos da Itália.

Somente em 1976 é que a marca deu início a fabricação do pneu Specialized e, anos depois, em 1981, começou a produção da primeira bicicleta da marca. O modelo inicial foi a Stumpjumper, considerada uma das primeiras Mountain Bikes a serem comercializadas no mundo. 

Specialized Chisel e seus principais diferenciais

Sabe aquela ferramenta utilizada artisticamente para esculpir em diferentes materiais, inclusive madeira? Ela se chama formão que, nada mais é, do que o significado da palavra chisel em inglês. 

Um ciclista precisa de ser lapidado para cada vez mais melhorar a sua performance, por conta disso, o nome do modelo faz cada vez mais sentido. Dentro do XC, as exigências para que uma bicicleta seja considerada boa, são muitas. É que a modalidade possui necessidades bem diferentes de outras categorias. 

Uma delas é que as provas são muito longas, o que acaba demandando uma estrutura que possa ser confortável, sem perder em nada a performance. Outro fator importante é que as competições acontecem em ambientes onde a natureza está presente por completo. 

Em outras palavras, o cascalho, pedras, grama, barro e areia fazem parte do trajeto, exigindo uma bike que esteja preparada para enfrentar qualquer aventura. 

Tecnologia D’Aluisio Smartweld

Dentro dos principais diferenciais da Specialized Chisel com certeza o quadro de alumínio feito com tecnologia D´Aluisio Smartweld merece destaque. Fazendo com que a rigidez, a leveza e o equilíbrio de força do quadro estejam em harmonia, o engenheiro que dá nome a técnica, decidiu inserir as juntas dos tubos de hidro-formados distante das áreas de estresse elevado. 

O resultado? Um dos melhores quadros de alumínio nunca antes fabricado. Pesando apenas 1.400 gramas, ele é considerado um dos mais leves do mercado. Ademais, a geometria é totalmente voltada para o desempenho. 

Especificações completas da Specialized Chisel

Comercializada em dois modelos, a Specialized Chisel possui a versão mais simples e a versão Chisel Comp. Basicamente, a diferença está no grupo transmissor.

Pode ser que você já conheça ela. Antigamente, o modelo mais básico possuía uma outra nomenclatura, sendo conhecido como Chisel Expert. Porém, desde 2020 a marca fez a alteração do nome.

No lançamento de 2022, os novos modelos deixam de lado as transmissões e freios da Shimano e investem nos componentes da americana SRAM. 

Specialized Chisel 2022

specialized chisel
Foto: Reprodução Pinterest

Confira a ficha técnica completa do modelo Specialized Chisel 2022: 

→ Quadro: Specialized DSW (D’Aluisio Smartweld) 

→ Transmissão: SRAM NX Eagle 12 velocidades

→ Suspensão: Rock Shox Judy Silver com amortecedor TurnKey

→ Pneus: Fast Trak 

→ Freios: SRAM Levet T com rotores de 180/160 mm

→ Peso: 1.400 kg (apenas o quadro)  

→ Grafismo/cor: Prata com adesivação em preto / marrom brilhante com adesivação em cor salmão. 

→ Preço médio: R$ 13.990,00 

→ Nível: Para ciclistas que estão do estágio intermediário ao avançado.  

→ Garantia: A garantia do quadro é vitalícia, contanto que o produto esteja registrado. Partes do quadro como pintura e gráficos possuem a garantia de apenas 2 anos.    

Specialized Chisel Comp 2022

specialized chisel
Foto: Reprodução Pinterest

Veja as diferenças com o outro modelo da Specialized, a COMP Chisel 2022:  

→ Quadro: Specialized DSW (D’Aluisio Smartweld) 

→ Transmissão: SRAM SX Eagle 12 velocidades

→ Suspensão: Rock Shox Judy Gold com amortecedor Motion Control

→ Pneus: Fast Trak 

→ Freios: SRAM Levet T 

→ Peso: 1.400 kg (apenas o quadro) 

→ Grafismo/cor: prata com adesivação em prata / vermelho com degradê em vinho e adesivação em branco perolado. 

→ Preço médio: R$ 17.959,00

→ Nível: Para quem está na fase do pedal intermediário ao avançado 

→ Garantia: Garantia vitalícia de quadros apenas para produtos registrados. Pinturas e gráficos somente 2 anos. 

Specialized Chisel é boa? 

Ao contrário dos outros modelos de bicicletas de alumínio, que costumam ser de entrada, as bikes do modelo Chisel possuem atributos para quem já está se encaminhando para o mundo das competições

Fabricada com o objetivo de fazer com que o ciclista possa descarregar toda a sua força nos pedais, ela oferece uma aceleração muito potente, permitindo a execução de curvas com grande precisão. 

Sem deixar nada a desejar, ela vem para mostrar que nem sempre apenas o carbono oferece um alto desempenho. O alumínio também pode ser muito eficiente quando aliado a uma boa técnica e um ótimo designer. 

Avaliações gerais

Os pontos positivos são muitos, mas existem também alguns detalhes que podem ser melhorados em ambas as versões. É comum encontrar ciclistas descontentes com o movimento central da Chisel, aquele componente que permite a rotação do pedivela. 

Há quem prefira na hora da compra já negociar um upgrade nesse sentido. Alguns ciclistas apontam também problemas no passador durante o pedal, por isso é bom ficar atento e, caso tenha algum contratempo, já providenciar a troca. 

Existe também uma discussão sobre o valor do investimento. De maneira geral, ela é considerada uma bicicleta de valor acessível, tendo como base o custo-benefício. 

Entretanto, é contraditório mas, o preço das duas versões aumentaram consideravelmente nos últimos lançamentos, o que fez com que muitos ciclistas questionassem se realmente vale a pena investir em Specialized Chisel. 

Após conferir o nosso review, temos certeza que ficou mais fácil tomar a decisão. Deixe aqui abaixo nos comentários a sua opinião sobre o modelo!

seguro de bike