Manutenção de bikePreparação e práticaRoupas e AcessóriosTreinos

Conheça os rolos Zwift: será que é bom?

Depois da pandemia do Covid-19, o Zwift tornou-se muito mais presente nos treinos de ciclistas. Mas, dessa vez o app lançou os rolos próprios rolos Zwift, otimizando ainda mais essa ferramenta incrível.

Por isso, preparamos esse conteúdo especial para explicar para você como funciona esses novos rolos Zwift, de que material ele é feito, quais os valores e muito mais. Então, continue a leitura e aproveite.

Boa leitura!

 

O que é o Zwift?

Para começar, se você ainda não conhece o Zwfit, ele é um aplicativo que foi criado com a intenção de tornar os treinos indoor mais atrativos. É um simulador de corridas de ciclismos, como se fosse um videogame e que você pode pedalar com outros ciclistas.

Para melhorar ainda mais a interatividade e tornar os treinos mais reais, o Zwift mistura as experiências de um pedal real, como fatores de vento, inclinação e vácuo.

E a depender da qualidade do rolo que você possui, a experiência se torna ainda mais realista, como por exemplo, se subir uma ladeira no app, sentirá o esforço aumentando cada vez mais ou o giro diminuindo nas descidas.

Como citado, ele funciona como um videogame, porém ao invés de usar um controle, você usará a sua bike para controlar o seu personagem. Inclusive, o avatar da tela é totalmente personalizável e você pode cria-lo da forma que quiser.

Você poderá escolher um dos cinco mundos virtuais disponíveis no jogo e as inúmeras rotas que são disponibilizadas. As corridas são diversas e os treinamentos e pedaladas em grupo estão disponíveis 24 horas por dia.

Os eventos também são divididos por categorias e ocorre de acordo com o preparo físico dos ciclistas. Mas, como eles sabem o preparo de cada ciclista? Bem, isso ocorre através da medição de quantos watts de potência você gera em relação ao seu peso.

E como posso usar o Zwift?

Bem, primeiramente será necessário baixar o aplicativo em algum aparelho compatível, entre eles estão o PC, Notebook, Tablet e até mesmo no celular, dependendo do sistema operacional.

Para o computador, você pode baixar direto o simulador, porém, precisará de alguns acessórios obrigatórios para rodar o aplicativo.

Independente de qual dispositivo você jogar, é fundamental que você possua um rolo de treino não interativo para pc e o receptor ANT+ ou sensores Bluetooth Smart, como no celular ou no tablet.

Assim que instalar o app, você precisará criar uma conta. Nos casos de computadores ou notebooks, você deverá ter no mínimo o sistema Windows 7 e pelo menos 4GB de memória RAM e Armazenamento Interno.

Já em celulares e tablets, o IOS deverá ser o 9.0 ou superior e para android a versão do sistema operacional deverá ser a 7.0 ou superior.

E claro, para jogar é necessária uma conexão com a internet e caso você esteja no meio de uma corrida e a perca a conexão, você continua o pedal, porém sozinho. Ao retornar ao menu inicial, será obrigatório o acesso à internet.

Quais os equipamentos obrigatórios?

Antes de iniciar o jogo, vamos ver alguns dos itens que são obrigatórios para iniciar suas corridas?

Medidor de potência

Com esse medidor de potência você consegue medir com maior precisão a potência que são geradas pelos seus pedais. No Zwift, esses medidores fazem com que o jogo torne ainda mais real, permitindo acelerações reais.

Smart Trainer

Os Smart Trainer são os rolos de treinamento inteligentes que se conectam diretamente com o Zwift. Para usar esse equipamento, você não precisará investir nos sensores de velocidades ou nos medidores de potência.

Ventilador

Como a bike fica parada e os exercícios são muito intensos, você irá suar e o ventilador servirá para controlar sua temperatura corporal, fazendo com que o treino fique mais agradável. Pode até considerar um modelo com controle remoto, para facilitar ainda mais.

Tapete para o rolo

Com esse acessório, você terá mais estabilidade no equipamento, já que ele ajuda a absorver o suor e a vibração sobre o piso. E não se esqueça da sua água ou isotônico, afinal, é muito importante manter-se hidratado durante os treinos, mesmo que virtuais.

Rolo de treino

Por último, o rolo de treino é essencial para iniciar o seu pedal virtual. A ideia é investir em modelos que sejam compatíveis com o sistema, porém sabemos que são um pouco mais caros, já que são especializados.

Mas, existem diversos modelos no mercado que você pode escolher. Entre eles, os novos rolos Zwift, que foram lançados pelo app para tornar ainda mais incrível essa experiência. Ficou interessado? Vamos ver um pouco sobre essa novidade do App.

E os rolos Zwift?

Os modelos de rolos Zwift foi criado para oferecer uma experiência mais próxima do ciclismo outdoor, pois ele oferece recursos que, geralmente, estão presentes apenas em modelos mais robustos e caros.

Além disso, a ideia é facilitar o uso dos ciclistas, já que os softwares e hardwares dos rolos Zwift são os mesmos do app e é justamente esse fator em que a empresa tem apostado como diferencial das demais marcas no mercado.

Esse produto está sendo comercializado por 499 dólares já com o cassete pré-instalado, o que é metade do preço de um rolo da marca Elite, principal concorrente para a Zwift. Porém, a versão Direto XR, da Elite, não contém o cassete, precisando compra-lo a parte.

Rolo Zwift com cassete dedicado

Com seus recursos premium, os rolos Zwift oferecem as mais diversas condições de pedaladas, como por exemplo, a aclividade de até 16% e uma potência máxima de até 1.800 watts.

Além disso, esse equipamento contém um medidor de potência acoplado e interface Bluetooth/ANT +, que pareiam com sensores de cadência e monitoramento cardíaco.

Os rolos Zwift são compatíveis com cassetes de 8 a 12 velocidades das marcas Sram e Shimano e com os eixos de rodas Thru Axle de 142mm e 148mm, assim como blocagens quick-release de 130mm e 135mm.

Vejamos mais algumas especificações técnicas dos rolos Zwift:

  • Precisão: aproximadamente 2.5%.
  • Potência Máxima: 1.800 watts.
  • Peso do pêndulo: 4,5Kg.
  • Peso total: 14,9Kg.
  • Conectividade: ANT + FE-C Bluetooth.

Como conectar o rolo no Zwift?

Bem, se você possui um rolo, terá a opção de adaptá-lo para o Zwift usando um sensor, que pode ser encontrado em bike shops. Esses sensores são conectados por ANT+ ou Bluetooh e vão informar a sua velocidade e a cadência da pedalada para o app.

Depois disso, é só instalar o app no seu computador. Mas, se você usar um sensor de velocidade no padrão ANT+, vai precisar de um receptor USB ANT+. Caso queira conectar o game na TV, basta usar um cabo HDMI no seu computador.

Quais são os tipos de rolos?

Atualmente, existem três tipos de rolos disponíveis no mercado, o Solto, o Magnético e o Hidráulico. Vamos conferir as especificações de cada um deles?

SOLTO

Os rolos de treinos soltos são os mais simples, feitos em aço ou outros materiais e não possuem sistema de ajuste de engate para a roda traseira ou resistência para rodar.

Para usar, basta colocar a bike em cima do rolo, se equilibrar e iniciar o seu pedal durante o tempo que quiser. Existem modelos para rodar apenas a roda traseira, mas também com as duas, garantindo uma simulação mais real.

MAGNÉTICO

Estes são os rolos mais robutos, considerados como um nível intermediário desse aparelho. Ofecerem a vantagem de serem silenciosos e muito funcionais, mas se você precisa de um treino com mais recusos, esse modelo não atende sua necessidade.

HIDRÁULICO

Por último, os modelos hidráulicos oferecem ajustes precisos de resistência para sua roda traseira e contam com um sistema de fixação e suporte robusto. Eles são considerados os melhores rolos do mercado, até por isso possuem um preço maior.

Existem ainda modelos que possuem sistemas de conexão wireless com ciclocomputadores, e até mesmo com projeção de realidade virtual.

Agora que você conhece tudo sobre os rolos e o novo lançamentos de rolos Zwift, que tal adquirir o seu modelo e começar os treinos Indoor de uma maneira mais divertida?

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de deixar sua avaliação e comentário com sua dúvida ou sugestão!

Artigos relacionados
Manutenção de bike

Diagnóstico de ruídos comuns na bicicleta: guia completo

Pedalar é uma atividade prazerosa, mas nada pode ser mais irritante do que ruídos indesejados…
Leia mais
Preparação e prática

Treinamento de força para ciclistas: um guia completo

O treinamento de força é uma prática essencial para ciclistas que desejam melhorar seu…
Leia mais
Preparação e prática

Plano de treinamento de 4 semanas para ciclistas: como ficar mais rápido

A velocidade é um dos principais objetivos de muitos ciclistas. Para alcançá-la, é necessário…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?