Saúde e bem-estar

Queimadores de gordura termogênicos funcionam? Ciclistas podem usar?

Alta performance e perda de gordura são temas que se associam para pessoas que buscam ter um melhor rendimento. Mais cedo ou mais tarde, precisamos estabelecer rotinas e processos para queimar gordura afim de maximizar nossos resultados e cuidar da nossa saúde. Muito se vê aqui na internet sobre queimadores de gordura termogênicos, mas afinal, eles funcionam? Ciclistas podem usar? Existem contra-indicações?

Todas essas perguntas vamos responder neste artigo. É hora de entender quais os cuidados se deve tomar com queimadores de gordura termogênico, como utilizar e com qual finalidade será o uso. Se quer saber mais, continue por aqui e aproveite a leitura!

O que são queimadores de gordura termogênicos

queimadores de gordura termogênicos

Os termogênicos, também conhecidos como queimadores de gordura, podem ser provenientes de alimentos naturais ou suplementos emagrecedores que aceleram o metabolismo, o que ajuda na queima do excesso de gordura do corpo. 

Seu uso pode ajudar a perder peso, além de melhorar sua energia, vitalidade e seu desempenho nos exercícios físicos e também ajudar na sua concentração. 

Usos e indicações de queimadores de gordura termogênicos

Essas substâncias serão aliadas em um processo com várias atividades para resultar no emagrecimento. Não espere que elas façam milagre por você. São apenas ativadores. Mas muitos suplementos possuem ingredientes que combatem a fadiga mental, controlam níveis de colesterol, triglicerídeos e regula níveis de açúcar. 

Com o metabolismo melhor, a cicatrização de tecidos, a hidratação de unhas, cabelo e pele também melhoram. Por também melhorar a circulação sanguínea, também podem estimular a produção cerebral de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, te trazendo felicidade e bem estar.

queimadores de gordura terrmogênicos

Cuidados e contra-indicações de queimadores de gordura termogênicos

Se você possui alergia contra algum dos ingredientes contidos no suplemento, é bom ter cuidados. Por isso é ideal que você não dependa dessas substâncias para queimar gorduras e sim, aprenda a trabalhar com elas. Existem muitas formas naturais para queimar gordura que vamos elucidar aqui na continuação do texto.

Queimadores de gordura são recomendados para ciclistas? 

Sim! Mesmo que você se considere magro, melhorar sua capacidade de queimar gordura irá te ajudar a pedalar melhor. Na prática, você aproveita com mais eficiência as suas reservas de gordura quase ilimitadas e aumenta sua resistência, o que te possibilita encarar pedaladas realmente longas. 

Como vimos anteriormente, não só os suplementos que potencializam a queima de gordura podem impulsionar o seu processo. Inclusive escrevemos um artigo sobre confirmando que é melhor ser um ciclista acima do peso do que um magro sedentário.

Existe queimador de gordura natural?

queimadores de gordura termogênicos naturais

Muitos dos produtos do mercado de suplementos termogênicos têm, em sua base, alimentos naturais. Porém investir em uma boa alimentação com alimentos termogênicos pode ser suficiente para o resultado que você espera. São exemplos:

  • Aveia;
  • Castanhas;
  • Chia;
  • Linhaça;
  • Frutas vermelhas;
  • Arroz integral;
  • Amêndoas;
  • Chá-verde;
  • Pimenta;
  • Laranja;
  • Óleo de coco
  • Gengibre

Cada alimento citado possui características que exigem muita energia do organismo para digerí-lo. Assim, eles elevam a temperatura do corpo e aumentam o gasto calórico, o que os torna capazes de acelerar o metabolismo e consequentemente, queimarem o excesso de gordura corporal. 

Outra dica importante é consumir gorduras boas: se você comer mais ácidos graxos ômega-3 saudáveis como de peixes gordurosos, abacates e nozes. Esses ácidos graxos ativam receptores no trato digestivo que aceleram a queima de gordura. 

Exclua da sua dieta alimentos com alta quantidade de gordura trans. Elas são mais difíceis de \”queimar\”, ou seja, acumulam-se no seu organismo, o que prejudica o seu bom desempenho.

O que é ideal para um ciclista queimar gordura?

Primeiramente, é ideal que você entenda a diferença entre perder gordura corporal e perder peso.

A sua necessidade de condicionamento físico irá depender do seu estilo de pedalada, o seu tipo de treino e dos resultados que você almeja. Porém, para manter seu metabolismo acelerado, além de consumir alimentos nutritivos, como esses que vimos acima, existem pelo menos 6 maneiras simples e eficazes que te auxiliarão a perder gordura. Confira:

1 – Treinar com mais intensidade

Parece simples e óbvio mas é: colocar mais esforço na sua atividade irá aumentar o seu nivel metabólico. Sabemos que o corpo aprendeu a reservar gordura para se preservar, ou seja, estamos fazendo uma tarefa contra-intuitiva de querer elimá-la. Ou seja, precisamos nos empenhar mais. Será que você não está escapando de um treino mais intenso? Agora é a hora: dedicação e foco.

2 – Treinar por mais tempo

Quando treinamos, o corpo queima gicogênio e carboidratos. Para chegar a queimar a gordura, simplesmente, é muito mais desafiador. A gordura queima muito lentamente.Mesclar resistência no pedal, somada a intensidade e quantidade de treinos em um mesmo dia pode te trazer resultados surpreendentes. 

Vários estudos já comprovaram que se você dividir um treino de 45 com alguns intervalos, você quase dobra a queima de gordura. Não subestime o poder do \”rápido e intenso\”. Alguns treinos de alto rendimento de 10 minutos irão aumentar de forma gradativa sua queima de gordura.

3 – Desenvolver mais músculos

Ao invés de você focar sua energia em perder gorduras, preocupe-se em adquirir maior resistência muscular. Ao obter mais massa muscular, você se tornará mais ativo pois ela queima mais gordura quase instantâneamente. 

Quanto mais massa muscular você tiver, melhor será sua ingestão e distribuição de glicogênio e carboidratos. Dessa forma, seu corpo consome melhor a gordura ainda tem, maximizando seus resultados e resultando em uma forma mais saudável.

4 – Com o cuidado nutricional adequado, o jejum intermitente pode ser um aliado 

Muitos ciclistas garantem que treinar antes do café da manhã pode trazer resultados surpreendentes! Isso acontece porque quando os estoques de glicogênio estão baixos, seu corpo atua nas suas reservas de gordura. Uma dica é tomar um café preto, que estimula a liberação de ácidos graxos e sair para treinar. Quando passar de uma hora e meia aí sim você consome algum alimento. Mas antes de realizar prática periodicamente, consulte um profissional. Veja se fazer cardio em jejum vale a pena.

5 – Realize Hiits de uma a duas vezes por semana

Os conhecidos HIIts são treinamentos intervalado de intensidade muito alta. Ou seja, pouco tempo e muito esforço aeróbio. Este tipo de exercício aumenta o consumo máximo de oxigênio, aumenta a sua resistência, o que tamém te ajudará a cansar muito menos no ciclismo. Dessa forma, você ficará “aeróbico” por mais tempo, ou seja, produzindo energia porém economizando ar para que você gaste mais gordura em intensidades mais altas.

6 – Respeite o seu tempo de recuperação

\”O músculo cresce dormindo\”. Já ouviu essa? Essa afirmação é verídica porque é no descanso que o corpo se recupera e revitalece suas células. Inclusive, muitas pesquisas mostram que economizar no sono atrasa o seu metabolismo, ou seja, prejudica a queima de gordura e leva ao ganho de peso. O descanso faz parte do treino. Descanse!

Qual dessas dicas mais se adequa a seu estilo de vida? Compartilhe sua experiência!

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