O uso de bicicletas como um meio de transporte mais sustentável, para prática esportiva ou lazer vêm crescendo no Brasil nos últimos anos. Entretanto, esse aumento é acompanhado pelo crescimento de casos de roubos e furtos. Isso gera muito prejuízo aos ciclistas. Visando evitar os custos resultantes desses problemas, surgiu o registro de bicicleta. Juntamente com esse assunto, estão perguntas como o que é e quanto custa registrar uma bike.
Primeiramente, o registro de bicicleta auxilia os ciclistas deixando-os mais seguros. Ele facilita a recuperação diante de um roubo e a identificação do proprietário. Além disso, possibilita a verificação de características da bike e de dados do comprador. Essas são as principais funções desse arquivo, conhecido como Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicleta.
Apesar de auxiliar em situações de roubo e furto, seguro e registro são coisas diferentes. O seguro cobre a bicicleta e o ciclista diante de acontecimentos como acidentes e outros problemas. Normalmente, quem contrata o seguro usa muito a bike e busca mais segurança em possíveis eventualidades.
Já o registro é gratuito e pode ser utilizado por toda a população, basta fazer o cadastro. Ele facilita a retomada do transporte. Também possibilita que as autoridades sejam notificadas rapidamente em caso de crime ou acidente.

Vantagens de fazer o registro da bike

Ao ter a bicicleta roubada ou furtada, o ciclista que possui o registro consegue colocar um alerta sobre o veículo. Dessa maneira, caso seja apreendida ou colocada à venda, a chance de recuperação é maior. Isso independe da localidade que a bike está.
Da mesma forma, caso você decida comprar uma bicicleta, é possível consultar o registro. Ele permite verificar se não há notificação de furto ou roubo. Assim, além de evitar que você adquira um veículo fruto de um crime, é possível avisar o proprietário que você localizou a bike. O contato é direto e pode ser por e-mail, SMS ou ligação.
Além disso, a segurança nas transações aumenta. O interesse por comprar bicicletas ilegais ou até com peças falsas diminui, já que podem ser recuperadas futuramente. Enquanto isso, há um crescimento de trocas comerciais seguras e bem documentadas, garantindo a legalidade em todo o processo.
Outro ponto é que a própria polícia consulta o cadastro para verificar denúncias e até se a bike apreendida foi notificada como furtada ou roubada. Desse modo, o contato e devolução ao proprietário é rápido.
Por fim, uma vantagem muito importante se relaciona com a vida do próprio ciclista. Caso se envolva em um acidente, o registro da bike possui informações vitais e contato de emergência que podem ser cruciais para garantir um atendimento rápido e eficaz.
Como o cadastro é nacional, qualquer pessoa no Brasil pode se inscrever e consultar. Assim, a segurança é estendida e a possibilidade de ter sua bike de volta aumenta. Por isso, pensar em quanto custa registrar uma bike não pode ser um empecilho para buscar pelo cadastro.
Afinal, quanto custa registrar uma bike?
Como falamos acima, é comum o questionamento de quanto custa registrar uma bike. Afinal, o registro traz inúmeras vantagens e é comum que serviços assim tenham um alto custo. Porém, temos uma boa notícia para você: se inscrever no Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicleta é gratuito.
Para ampliar a segurança e possibilitar que os benefícios sejam vivenciados por toda a população, o registro é fácil e pode ser feito por aplicativo ou pelo site. Você não paga nada e tem a garantia que sua bike pode ser devolvida rapidamente caso seja furtada ou roubada.
Visando aumentar ainda mais a segurança do ciclista, alguns programas de registro de bicicleta oferecem um selo para ser colado na bike. O serviço é pago e busca reforçar as vantagens do programa, além de demonstrar que o veículo é registrado, desestimulando a ação de ladrões.
Assim, recomenda-se que seja colado no quadro da bicicleta, de forma visível. Alguns possuem um QR Code, que pode ser lido de qualquer smartphone, então ser facilmente encontrado é importante. Esse adesivo é autocolante e marca o veículo caso seja retirado em um roubo.
O Selo de Segurança Bike Registrada fornece dois serviços que se somam ao registro. O Bike Vida permite que as informações vitais do ciclista e contatos de emergência sejam consultados em caso de acidente. Já o Bike Loc permite que, mesmo que o selo seja retirado, o proprietário tenha acesso à localização da consulta da bicicleta.
O selo custa R$69,90. Pode ser adquirido no site da Bike Registrada com R$ 10,00 de frete ou em lojas parceiras.
Saiba como registrar uma bicicleta
Agora que você sabe quanto custa registrar uma bike – e descobriu que é gratuito -, é hora de saber como fazer o registro.
Inicialmente, acesse o site da Bike Registrada ou baixe o aplicativo Bike Registrada no Google Play ou Apple Play. Crie sua conta com um e-mail válido ou perfil no facebook.
No processo para documentar a bicicleta, o ciclista deve preencher o cadastro com seus dados pessoais e meios para contato. São com essas informações que é possível ser notificado caso sua bike seja encontrada.
Também há uma etapa voltada para a bike. O primeiro passo é colocar o número de série ou chassi, que fica no movimento central, na presilha de fixação do banco, na gancheira de fixação da roda traseira ou na parte da frente do quadro. Complete com as principais características e, se possível, adicione fotos. Essas informações são essenciais para a recuperação do veículo caso haja algum problema.
Caso você queira adquirir o Selo de Segurança Bike Registrada, basta solicitar no nosso site. Nesse momento, você precisará confirmar seus dados para prosseguir com as etapas. Assim que efetuar o pagamento, o adesivo é enviado para o endereço indicado e você pode colar na sua bike.
Após a confirmação do registro, o sistema está liberado e qualquer problema com a bicicleta já pode ser notificado.
Entre em contato conosco e faça agora mesmo o registro da Bike Registrada!