ComponentesManutenção de bike

Novo SRAM XX: será que a revolução no modo de transmissão chegou?

O novo SRAM XX chegou com tudo e tem se apresentado como uma das principais mudanças no mundo do ciclismo para MTB. Não é para menos! O investimento tem sido pesado no que se refere ao desenvolvimento de novas tecnologias e pesquisas.

Com um dos mais avançados sistemas de transmissão já disponibilizado no mercado de bikes, o novo SRAM XX foi anunciado como uma revolução. Oferecendo uma experiência de pedalada suave e eficiente ele vem garantindo uma melhor performance.

Mas, será mesmo que ele entrega tudo o que promete? Neste texto, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o novo SRAM XX. Destacando suas principais características, benefícios e também desvantagens do modelo. Continue a leitura!

Novo SRAM XX: principais diferenciais

A americana SRAM, empresa focada na produção de componentes de alta qualidade, parece ter escutado as principais solicitações dos clientes. Após alguns vazamentos e notícias sobre o assunto, é inegável a evolução. A melhoria que a empresa trouxe no lançamento do novo SRAM XX é indescutível.

O novo sistema de transmissão SRAM XX é compatível com bikes de mountain bike. Sua recomendação principal é para ciclistas que já estejam em um nível avançado. Focando naquelesque buscam alto desempenho em trilhas ou mesmo em competições.

Basicamente, de maneira bem didática, o SRAM XX se apresenta com a eliminação da gancheira. Mas o que é isso? A gancheira, nada mais é, do que a peça que liga o quadro ao câmbio. Sua posição é estratégica e fundamental, pois por ser uma peça facilmente substituível, caso ela quebre, nada acontece nos outros dois componentes.

Para que ela fosse totalmente eliminada, já que entregava bem na segurança, mas não na regulagem, foi preciso criar uma estrutura só. E é aí que está um grande diferencial. Com uma configuração rígida e bastante sólida, a ligação já é feita diretamente no quadro. É um salto evolutivo!

Possivelmente vocês devem ter visto pela internet, vídeos onde ciclistas testam a qualidade e a resistência do material empregado. Mesmo com marteladas e pulos em cima do grupo de transmissão, ele permanece intacto.

Podemos destacar alguns pontos no novo SRAM XX:

  • Mudanças significativas na forma como o câmbio é montado;
  • Melhoria na qualidade, sendo mais rígido e robusto;
  • Aperfeiçoamento no sistema de embreagem;
  • Componentes mais leves;
  • Melhora na indexação;
  • Design muito mais atraente .

Análise completa do SRAM XX: pontos positivos e negativos

SRAM XX

Todo mundo sabe que, depois do quadro, o conjunto de transmissão acaba sendo o principal foco de uma bike. Até porque, é ele quem oferece a força necessária para cada pedal. Por isso, é muito importante conhecer os detalhes dos componentes.

A configuração da nova transmissão é simples e rápida, já que não há necessidade de alinhar a gancheira ou trabalhar com os parafusos de ajuste. Isso também a faz ser muito silenciosa, ao contrário de tantas outras que existem no mercado.

Vantagens do novo SRAM XX

Um dos destaques positivos é a forma de instalação, que é tranquila para quem entende um pouco de mecânica de bicicleta. Ela pode ser facilmente realizada em casa, seguindo as instruções dos vídeos publicados em diversos idiomas no próprio site da SRAM. Claro que, se sentir algum tipo de dificuldade, o melhor é contar com a ajuda de um profissional qualificado.

Outro fator importante é que agora as peças podem ser substituídas individualmente. Um grande alívio para muitos! A caixa de engrenagem foi totalmente integrada, montada em torno do mesmo eixo da roda.

E graças ao design X-SYNC , a transmissão funciona assim: quanto mais forte você pedala, melhor ela muda, oferecendo o melhor em trilhas e competições.

O cassete do novo SRAM XX vem com 12 velocidades e uma relação de marchas de 10-52 dentes, proporcionando um desempenho excepcional. Tambem por conta do design X-SYNC ele garante resistência e durabilidade, sendo o cassete mais leve de todos os tempos, com 345 gramas.

Ainda com o foco em melhorar a experiência do ciclista, a nova transmissão da SRAM apresenta também o controlador Pod Ultimate. Ele vem com dois botões, utilziando de um design para ambidestro.

A corrente flattop de transmissão XX SL foi concebida para otimizar a transmissão. Além de oferecer maior resistência à corrosão e desgaste, ela tem os elos ocos, pesando apenas 240 gramas.

Vale lembrar que o o novo SRAM XX conta com a tecnologia AXS. Com ela, é possível personalizar o sistema de transmissão por meio de um aplicativo no seu smartphone. Ao customizar as configurações do câmbio, com o celular o ciclista consegue trocar a orientação dos manetes e monitorar o uso de todo o sistema.

Novo SRAM XX: ponto de melhoria

Difícil citar as partes negativas do novo SRAM XX, porque realmente ele é muito bom. Mas, como sempre, a reclamação geral é sobre o preço. Infelizmente, nem sempre é atrativo para o bolso dos ciclistas brasileiros, principalmente para os amadores.

O acesso a essas novas tecnologias por parte do público geral, sempre acaba demorando muito. No próprio site da SRAM, o preço sugerido para o conjunto completo é entre U$ 2199 e U$ 2699.

Será que a shimano responderá a altura com o SRAM XX?

Essa é a pergunta que não quer calar. Em um mercado tão competitivo como o do ciclismo, é de se esperar uma boa resposta da Shimano, a principal concorrente da SRAM. O fato é que, até o momento nada foi apresentado.

Há quem diga que a Shimano, uma empresa tradicional e japonesa, ainda possui muita resistência no que diz respeito às mudanças rápidas. Ela aparece um pouco distante das inovações, já que nem um grupo de 12 velocidades eletrônico, a Shimano ainda não tem.

Como a SRAM propõe uma revolução significativa, veremos se a rival oriental irá responder à altura com pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Qualquer novidade, vocês poderão acompanhar aqui no blog!

Quer entender como funciona o Seguro Bike Registrada? É bem simples, basta realizar a simulação com os dados da sua bicicleta em nosso site, escolher o seu plano e seguir para a contratação da sua assinatura mensal. Após a confirmação, a vistoria é realizada. Tudo 100% online. Viu como é fácil? Faça agora mesmo!

Artigos relacionados
Manutenção de bike

Diagnóstico de ruídos comuns na bicicleta: guia completo

Pedalar é uma atividade prazerosa, mas nada pode ser mais irritante do que ruídos indesejados…
Leia mais
Componentes

Qual é o aro da Caloi 10?

Desde o seu lançamento em 1972, a Caloi 10 não é apenas uma bicicleta; ela é um legado que…
Leia mais
Componentes

Quando substituir o capacete após um acidente: um guia completo

Os capacetes são essenciais para a segurança dos ciclistas, protegendo a cabeça em caso de quedas…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?