Prepare-se para saber o que há de mais surpreendente na imprensa nacional e internacional quando o assunto é ciclismo. Tudo o que aconteceu por aí, você confere no boletim Bike Press, no blog da Bike Registrada! Nos destaques desta semana, não poderia faltar ele: Henrique Avancini.
Falaremos sobre a atuação dele na tradicional Copa Catalã Internacional de Mountain Bike. Ela é a primeira grande competição da temporada de 2023. Com ela e o fim do carnaval, temos a completa certeza de que o ano enfim começou!
Depois, o destaque é para uma das competições nacionais que mais promete agitar o solo brasileiro. O Desafio de Gigantes Internacional 2023 acontece agora em março e chega com tudo na região de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Já sobre os assuntos do mundo, falaremos sobre ciclismo feminino com a competição Le Samyn des Dames 2023, com um pódio totalmente italiano em plena Bélgica.
No boletim Bike Press, nós selecionamos as notícias mais quentes e relevantes da semana. É informação objetiva e de qualidade, reunidas em um só lugar. Tudo isso, para você ficar por dentro das últimas novidades do universo das bicicletas.
Confira abaixo as principais notícias do ciclismo no Brasil e no Mundo.
Do brasil para o mundo
Brilhando na pista, Henrique Avancini deu um show na Copa Catalã Internacional de Mountain Bike. A tradicional competição que acontece em Banyoles, na Catalunha, região autônoma da Espanha, foi a primeira em que o brasileiro competiu na Europa com a nova equipe.
Disputado no Parque de la Draga, o torneio já é considerado como um dos principais dentro do calendário ciclístico. Não apenas por atrair grandes nomes do ciclismo mundial, mas também por representar a abertura internacional das competições de XCO. Além de claro, impulsionar a classificação de HC (hors class) no ranking da UCI, União Ciclística Internacional.
Na prova de Short Track (XCC), o principal atleta da equipe Caloi/Henrique Avancini Racing, conseguiu conquistar a 2ª posição, perdendo apenas para o alemão Luca Schwarzbauer. Foi um grande duelo! Já o baiano Ulan Galinski, atleta da mesma equipe, atingiu a 14ª colocação.
Top 10 na área
Por conta de problemas na segunda volta, Henrique Avancini não conseguiu atingir o mesmo êxito na prova de Cross-Country Olímpico (XCO). Mesmo com a disputa foi bem acirrada, o brasileiro terminou com quase um minuto e meio atrás do primeiro colocado, completando em 1h21min50s.
Quem levou o primeiro lugar desta vez foi o ciclista sul-africano Alan Hatherly, atleta da equipe Cannondale Factory Racing. Ele conseguiu atingir nas seis voltas a marca de 1h20min25s. Ulan Galinski, da Caloi/Henrique Avancini Racing, chegou em 20ª colocação, com o tempo de 1h25min07s.
A participação brasileira foi muito positiva. Em sua totalidade, a prova reuniu 97 atletas de diferentes lugares do mundo, porém apenas 94 ciclistas conseguiram terminar todas as voltas. Em 2020, Avancini finalizou a prova como vencedor.
O desafio de gigantes internacional 2023 vem aí!
Uma das competições mais aguardadas do Brasil está chegando. Nos dias 10,11 e 12 de marco, Villa Itaipava Resort & Conventions, no distrito de Itaipava, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, irá se transformar. É que nestas datas, acontece o tão esperado Desafio de Gigantes Internacional 2023.
A terceira edição do desafio, promete ser a maior competição de MTB já vista na história do Rio de Janeiro. É que desta vez, são aguardados atletas de mais de 10 países, além de 1.200 participantes.
Seguindo os protocolos sanitários da época, as primeiras edições do Desafio de Gigantes Internacional foram realizadas pela organizadora de eventos Avelar Sports, em 2020 e 2021. O Bike Chácara Park, na cidade de Santana dos Montes, em Minas Gerais, foi o local escolhido para os eventos.
Desta vez, a competição acontece no Villa Itaipava Resort & Conventions, com uma estrutura completa e apta a receber um enorme público.
De olho em paris
Uma boa parte deles vem com um objetivo bem traçado. É que as provas de MTB valem pontuações que podem ser de extrema importância para a classificação no ranking mundial. O Desafio de Gigantes Internacional 2023 oferece 105 pontos.
Há quem esteja de olho na participação dos jogos pan-americanos ou mesmo na classificação para os jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Já que, ao todo, serão três provas validadas para a obtenção de pontuação geral no ranking internacional. Duas de Cross-Country Olímpico (XCO), na classe 1 e na classe 2, e outra prova de Short Track (XCC), na classe 3.
Além disso, o desafio conta com uma intensa Maratona Amadora, com um trajeto de 40 km para os mais preparados e 20 km para quem está no nível de entrada.
Será uma grande oportunidade para a equipe completa Caloi/Henrique Avancini Racing mostrar em casa a sua total potência. Por isso, os atletas Sabrina Oliveira, Cainã Oliveira e Ulan Galinski estarão presentes também no desafio. Além de Avancini e sua equipe, outro atleta de peso já confirmado é o ciclista chileno Sebastian Miranda, da equipe Bortec Cycling Team.
Pódio triplo italiano
Ciclismo feminino com tudo! No Le Samyn des Dames, realizado essa semana em Bruxelas, na Bélgica, um sprint bem sucedido conseguiu separar as duas conterrâneas no pódio. Com uma explosão de potência e velocidade, a atleta italiana Marta Bastianelli , da E-Equipe dos Emirados Árabes Unidos ADQ conseguiu superar a Maria Giulia Confalonieri, da Uno-X Pro Cycling Team.
O movimento vencedor se deu nos últimos minutos de prova, já em ruas de paralelepípedos. Foi neste momento que Bastianelli atingiu a frente, com uma demonstração sustentada de força. Saindo do caminho de pedras, ela conseguiu manter a vantagem, deixando um grande grupo para trás, mas sendo perseguida por Confalonieri.
Liderando o grupo, estava também outra ciclista italiana, Vittoria Guazzini, da equipe FDJ-Suez. Sua perseverança garantiu a 3ª posição, o que ajudou a completar o pódio totalmente ítalo.
Já conhece todos os planos de cobertura do seguro Bike Registrada? Aproveite agora mesmo e fique por dentro de todos os detalhes sobre como funciona a contratação. Você vai se surpreender: é fácil, rápido e 100% online!
Imagem: Caloi (divulgação), Getty Image e Desafio de Gigantes Internacional (divulgação)