Qualquer um que goste de bikes provavelmente já ouviu falar do grupo Caloi. É possível, inclusive, que você tenha uma bicicleta dessa marca ou tenha dado suas primeiras pedalas em algum modelo fabricado por ela.

Pois bem, a popularidade da marca não nasceu da noite para o dia. Ela é fruto de uma história incrível que começa na Itália e acompanha alguns dos principais eventos do mundo até se tornar um gigante no mundo das bicicletas.

Nesse post conheceremos a história do grupo Caloi e veremos algumas das suas melhores bikes disponíveis atualmente.

Começa a pedalada

Os primórdios do grupo Caloi

O grupo Caloi já conta com mais de 120 anos e tem o mérito de ser a primeira fábrica de bicicletas fundada no Brasil e a maior produtora da América Latina. Mas a pedalada foi longa até chegar nesse patamar.

Tudo começa com a chegada do imigrante italiano Luigi Caloi ao Brasil em 1898. Com seu cunhado, Agenor Poletti, fundaram a Casa Luiz Caloi em São Paulo. A atividade principal da empresa era a importação de bicicletas da Europa.

Em 1924, o fundador Luigi Caloi falece e seus filhos Guido, Enrique e José Pedro decidem continuar com o empreendimento do seu pai, mas mudam o nome para Casa Irmãos Caloi. Com o tempo, somente Guido continuaria gerenciando os negócios familiares.

De uma crise global à maior oportunidade de negócios

A importância do grupo Caloi no mundo dos negócios se deve ao fato de ser um exemplo de resiliência. Sabe aquele ditado de transformar crises em oportunidades? Pois bem, a marca é uma prova viva dessa frase.

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, era muito difícil manter um fluxo estável de importações de peças e outros materiais. Em 1945, Guido teve uma ideia simples, mas maravilhosa, para manter o negócio funcionando: começar a produzir suas próprias bicicletas.

A marca passou a se chamar Bicicletas Caloi S.A. e foi assim que, em 1949, foi fundada a primeira fábrica de bicicletas do Brasil.

grupo caloi

Expansão pelo Brasil

Em 1955 falece Guido e a empresa passa para as mãos de seu filho Bruno Caloi. Nas três décadas seguintes, o grupo Caloi se expandiria por todo o Brasil, alcançando grande popularidade graças a diversos fatores:

  • Em 1960 a empresa começou a fabricar bicicletas dobráveis.
  • Em 1972 nasceu a Caloi 10, a primeira bicicleta esportiva de 10 marchas do país com guidão rebaixado.
  • Em 1975 o grupo Caloi inaugurou uma fábrica no Polo Industrial de Manaus e lançou mais um campeão de vendas, o modelo Mobylette.
  • Em 1978 lançam a campanha Não esqueça a minha Caloi, atingindo níveis astronômicos de popularidade.

Expansão internacional e venda da empresa

Nos anos 90 o grupo Caloi virou internacional, e abriu  uma subsidiária na Flórida, nos Estados Unidos. Continuou a inovar com a introdução dos quadros de alumínio e na fabricação de muitos acessórios.

Porém, a concorrência das companhias chinesas deu um duro golpe nos lucros da empresa, até que, no 2013, a Dorel Industries Inc. compra a maioria das ações, finalizando a compra do total das ações no 2017.

Dessa forma, a marca canadense, reconhecida pelas suas bikes Cannondale, posiciona-se como uma das maiores companhias de bicicletas do mundo, e a líder na América Latina.

Reinvenção da marca e desafios futuros

Mesmo com os apertos financeiros do grupo Caloi, a Dorel Industries Inc. tomou a decisão de comprar a empresa confiando na força da marca e na capacidade de reinventar-se preservando seus valores e princípios.

Com isso em mente, o grupo decidiu dar o seguinte passo em parceria com a Shimano: a fabricação de bicicletas elétricas, um segmento do mercado muito novo e que, segundo a própria empresa, rendeu ganhos muito além do previsto.

Além disso, o grupo Caloi mudou seu logotipo e a fábrica em Manaus recebeu um forte investimento para a produção de materiais de fibra de carbono.

Melhores modelos atuais do grupo Caloi

A história do grupo Caloi é sinônimo de inovação, reinvenção e qualidade. Por isso não surpreende que, atualmente, a marca disponibilize modelos para praticamente todas as modalidades de ciclismo e idades.

Confira alguns dos mais importantes modelos.

Bikes Elétricas

Na categoria de bikes elétricas, é possível encontrar modelos MTB e Urbanas.

Um dos últimos lançamentos na categoria MTB é a E-VIBE ELITE FS PRO.

Conta com sistema Shimano Steps E-8000 de pedal assistido, é foi desenhada para trilhas técnicas e terrenos difíceis. Conta com quadro e guidão de alumínio e uma bateria com autonomia de 100 km.

grupo caloi

Mas se estamos procurando uma bike elétrica urbana, o melhor modelo disponível é o E-VIBE CITY TOUR 2021.

Também conta com sistema Shimano Steps de pedal assistido, e pode subir ladeiras com facilidade. A bateria possui autonomia de até incríveis 185 km.

grupo caloi

Bike de estrada

O melhor modelo disponível atualmente é o STRADA RACING.

Possui um quadro de alumínio 6061 tratado, conformado, com gancheira removível, movimento central BB30, cabeçote tapered e headset integrado. Além disso, conta com vários dos melhores accessórios Shimano para garantir uma bike de alta gama.

grupo caloi

Outro modelo de bike de estrada, mas muito mais econômico, é o CALOI 10. Trata-se da versão atualizada de um clássico modelo da marca, perfeito para quem quer começar pedalar na estrada, mas sem abrir mão de uma bicicleta de ótima qualidade.

grupo caloi

MTB

Sem dúvida o melhor modelo de MTB, ótimo para Cross Country, é o ELITE CARBON FS, que forma parte dos novos modelos oferecidos para a reinvenção da marca.

É projetada para competições e desenhada para ser leve e confortável, graças a seus materiais de fibra de carbono. Possui 12 velocidades, suspensão dianteira e traseira RockShox e o grupo Caloi garante que é difícil achar um desafio que ela não possa transpor.

grupo caloi

Mas, se procuramos um modelo de entrada e muito mais econômico, a opção é a EXPLORER PRO.

É ideal para treinar e, embora seu preço esteja muito por baixo da sua irmã Elite Carbon FS, possui umas características incríveis.

grupo caloi

Créditos das fotos: Caloi

Conte para nós, você já andou numa bike do grupo Caloi, ou em algum desses novos modelos? Alguma bike Caloi foi sua bike de entrada para alguma modalidade ou, inclusive, a bike onde você começou a pedalar? Deixe seu comentário!

seguro de bike