Está chegando agora no universo do ciclismo, pensando em investir em uma bicicleta potente e já se espantou com a quantidade de componente de bike e acessório? Fique calmo, pois é muito comum no início não saber bem a diferença entre ambos.
Isso é mais corriqueiro do que você possa imaginar, já que para pedalar de vez em quando, não precisamos de um profundo conhecimento. Porém, quem pretende fazer do ciclismo o seu esporte, deve ficar atento a cada um dos componente de bike e acessórios.
Para facilitar esse processo, nosso intuito é ajudar você a compreender a diferença entre o componente de bike e acessório. Além disso, vamos ensinar o modo mais fácil de escolher os melhores e também dar dicas de como proteger cada um deles. Continue a leitura!
Conhecendo o componente de bike e acessório
Conhecer de verdade uma bicicleta e o nome correto de cada componente de bike e acessório é muito útil. Com esse tipo de conhecimento, será possível escolher o que melhor se adapta ao seu estilo de pedal. Além do mais, com ele o ciclista pode fazer a manutenção e reparos básicos em casa.
Mas, caso precise de uma ajuda profissional, saber se comunicar com clareza e exatidão na linguagem é fundamental. Saber as nomenclaturas ajudará no entendimento direto com lojistas, mecânicos e até com outros ciclistas, durante os pedais em grupo, encontros e competições.
Afinal, existem diferentes tipos de bicicletas: urbana, speed, mountain bike, entre outras. No entanto, todas elas possuem elementos que são básicos para todas. Por isso, vale a pena conhecer todos eles.
Anatomia de uma bicicleta: conheça o nome dos componentes e acessórios
Como já dissemos, conhecer de perto a anatomia de uma bicicleta e, a diferença entre componente de bike e acessório, ajudará e muito a vida do ciclista. Principalmente os iniciantes, que não precisarão passar por nenhum tipo de perrengue.
Confira a lista completa e explicativa que preparamos:
Componente de bike
Não seria errado dizer que os componentes são todas as partes que transformam um simples quadro em uma bicicleta. É que são eles, os componentes, que ajudam a dar as características necessárias para uma bike. São eles:
Quadro – Considerado o núcleo da bike, é ele o responsável por sua funcionalidade completa. Por conta disso, a importância da seleção de materiais para a sua construção é essencial. Nele, os quesitos força e peso contam muito, por isso esses fatores e o designer da estrutura devem sempre estar em primeiro lugar na hora de investir.
Garfo – Desempenhando um papel fundamental, podemos dizer simplesmente que o garfo é a parte que suporta a bicicleta na frente.
Guidão – Item essencial para a direção da bike, bem como para manter o equilíbrio durante a condução. É composto pelo garfo dianteiro ligado ao chassis por uma haste.
Rolamentos – Para minimizar o atrito, a série de direção, cubos, pedais e movimento central são fornecidos com rolamentos de esferas de aço. Muitas vezes, eles são fechados em uma caixa e funcionam entre as duas superfícies da esfera.
Grupo – Composto pelos pedais, corrente e roda de transmissão, o grupo tem a função de transmitir o movimento para a corrente. Por sua vez, por meio de algumas engrenagens, ela transmite para a roda traseira.
Pedal – Algumas bicicletas utilizam pedais normais. Outras, mais avançadas e para o público que está inserido no speed e MTB, é preciso ter pedais que possuem pequenos ganchos. Com eles, as sapatilhas são acopladas no pedal, garantindo a perfeita conexão com a bicicleta.
Selim – Há quem pense que selim é acessório, mas ele é um componente. Sem ele, é impossível de pedalar. Ele sustenta durante todo o tempo o peso do ciclista na bicicleta e dá a garantia de que ele possa chegar até o fim do treino. Existem diferentes materiais, por isso o selim ideal deve estar de acordo com o seu objetivo no pedal e tipo físico. Afinal, existe no mercado selim masculino e feminino.
Rodas – Os círculos que compõem as rodas devem ser do tamanho igual, sendo um dianteiro direito do garfo e outro traseiro direito dos dois garfos.
Pneus – Cada tipo de bicicleta corresponde a um pneu, com largura e pressão diferentes. Uma bike speed, por exemplo, possui pneus diferentes de uma MTB. Já na parte interna do pneu, dois tipos de válvulas predominam: Schrader e Presta, para pneus de alta pressão. Alguns ciclistas optam por tubeless, pneus que não utilizam câmara de ar.
Freios – Componente indispensável para quem pedala, os freios impactam diretamente na vida do ciclista. É que, o desempenho e sucesso no pedal, muitas vezes depende dele. Existem vários tipos de freios, do mais simples até os mais sofisticados: cantilevers, ferradura, v-brake, freio a disco mecânico e freio a disco hidráulico.
Acessórios de bicicleta
Além de ajudar a maximizar o desempenho de um ciclista, os benefícios dos acessórios de bike não param por aí. Eles servem também para garantir o conforto e a segurança ideal para o pedal. Com eles é possível desfrutar de uma melhor experiência antes, durante e depois da pedalada.
Conheça alguns:
- Capacete
- Luzes, faróis e itens refletores
- Roupas de ciclismo
- Bolsa para biciclet
- Adaptador para garrafa de água
- Bomba portátil e kit remendo
- Espelho retrovisor
- Buzina
- Ferramentas para pequenos reparos
Vale a pena investir em componente de bike e acessório?
Sim! E não só vale a pena investir, como é necessário também optar por produtos que tenham eficiência e qualidade comprovada. Pesquise bastante antes de gastar o seu dinheiro, pois nem sempre o que está na moda é realmente bom.
Aqui no blog da Bike Registrada postamos frequentemente artigos com review de componentes e acessórios que nosso time recomenda. Fiquem ligados!
Seguros cobrem componente de bike e acessório?
No seguro da Bike Registrada o componente de bike e acessório está sim assegurado. Porém, não são todas as empresas que garantem esse tipo de cobertura.
Como a Bike Registrada foi criada por ciclistas, para ciclistas, nós sabemos que estes itens fazem parte da bicicleta. Por isso, devem ser resguardados também contra roubos e furtos.
Aproveite e garanta já a segurança da sua bike, acessórios e componentes. Faça a sua cotação online e veja como o seguro da Bike Registrada cabe no seu bolso!
Imagens: Mattia Cioni e Wayne Bishop (Unsplash)