No blog sempre falamos da importância da roupa e dos acessórios nos treinos, passeios e cicloviagens. Às vezes, por pequenos que pareçam, esses acessórios podem fazer uma diferença e, após tê-los experimentado, você não conseguirá deixar de usá-los. Esse é o caso das meias para ciclismo.

A realidade é que, em qualquer prática esportiva, o cuidado dos pés é super importante, e é necessário ficar atento para não sofrer lesões ou feridas.

Confira nesse post as vantagens de usar meias para ciclismo.

Quais são as vantagens de usar meias para ciclismo?

Para um ciclista que se exercita regularmente ou para uma prática intensa, o uso de umas boas meias para ciclismo é necessário por vários motivos.

Se você vai pedalar durante muitas horas, isso significa que você e seus pés vão suar. Portanto, umas meias especialmente pensadas para absorver o suor e que evitam que a transpiração se acumule e seus pés fiquem úmidos, podem representar uma grande vantagem no final do dia. Elas diminuem a chance de aparição de fungos, por exemplo.

As meias para ciclismo também funcionam como uma proteção extra não só dos pés mas também das pernas, especialmente aquelas de cano alto.

Permanecer na mesma posição várias horas pode provocar bolhas, assaduras ou ferimentos caso não contemos com um acessório apropriado. E, nesse sentido, as meias são uma grande aliada, garantindo proteção e durabilidade para uma das partes do nosso corpo que é mais afetada na prática.

A maioria das meias para ciclismo também fazem uma compressão nas pernas, e isso é vantajoso porque reduzem a vibração muscular, o que diminui a fatiga, inchaços e dores, aumentando a circulação sanguínea.

Isso também é ótimo para depois do treino, porque permite que o sangue flua melhor e não fique concentrado em uma parte do corpo, o que é justamente a causa das inflamações.

E tudo o que mencionamos acima afeta o desempenho. Definitivamente um ciclista melhor se estiver confortável do que se estiver com uma dor ou um inchaço nos pés, certo?

Como são as meias para ciclismo?

As meias para ciclismo diferem das meias convencionais. Como dissemos, uma das características dessas meias é a compressão, apertando levemente a perna.

São feitas com um tecido especial para absorver e favorecer a transpiração, dissipar o calor e evaporar a umidade. E muitas contam com um formato de cano médio o alto.

São um pouco mais grossas que outras meias, mas também mais confortáveis. E cada uma delas mistura diferentes materiais, dependendo do tipo de finalidade do ciclista. Por exemplo, um dos materiais mais usados é o Spandex, porque é muito resistente além de oferecer a compressão.

São meias pensadas especialmente para a prática esportiva. Isso significa maior durabilidade e resistência enquanto permitem que a pele respire apropriadamente e possa sofrer menos atritos.

As meias para ciclismo também contam com costura reforçada em algumas partes, como nas pontas dos pés e nos calcanhares, porque são as áreas mais sujeitas a feridas devido ao atrito com as sapatilhas.

Outras partes possuem microperfurações para garantir a respiração da pele. Algumas marcas e modelos contam com meias com controle térmico que garantem aquecimento nos dias frios e uma boa respiração da pele nos dias quentes, tudo com a mesma grossura.

Qual é a melhor meia para ciclismo?

Primeiramente, vale a pena destacar que as meias para ciclismo são diferentes para homens e para mulheres. Em geral, as meias para mulheres são mais finas e se ajustam melhor ao pé.

Em segundo lugar, a escolha das meias para ciclismo depende muito da finalidade do ciclista. É muito recomendável usar meias para ciclismo especialmente para um treino forte ou até mesmo uma prova.

Mas, além disso, há algumas dicas que, em geral, valem para todas as meias:

  • Escolha as meias do tamanho certo para seus pés, nunca mais pequenas ou maiores, porque dessa forma você não conseguirá tirar o melhor proveito das vantagens.
  • Considere a altura do cano da meia para não atrapalhar o pedal.
  • Tenha em conta que uma compressão excessiva pode atrapalhar sua performance e, ao invés de ajudar, podem prejudicar. Portanto, se puder, teste a compressão.
  • No possível, compre meias de boa qualidade. Não são muito caras e são um acessório que você usará muito. Então, quanto melhor a qualidade, melhor a durabilidade.
  • Se você já tiver problemas com fungos, o melhor é procurar uma meia que tenha a função antiodores e que não favoreça o crescimento de bactérias.

meias para ciclismo

Melhores meias para ciclismo

Algumas das meias para ciclismo mais recomendadas são:

  • Hupi: É uma marca muito acessível e com muita variedade de desenhos, sublimações e materiais, portanto, recomendamos dar uma olhada nas descrições do produto antes de fazer sua compra. Graças ao elastano, a maioria dos modelos dessa meia se ajustam de maneira confortável aos pés dos ciclistas. É uma ótima relação custo-benefício.
  • Skin Sport: É uma das marcas mais econômicas, ótima para quem estiver começando no mundo das pedaladas. Mas não se engane: embora o preço seja barato, elas são muito boas e servem para diferentes modalidades, seja MTB, estrada ou ciclismo urbano. Contam com controle térmico, portanto funcionam muito bem em dias quentes.
  • Márcio May: É a marca de um dos melhores ciclistas do Brasil. São ligeiramente mais caras, mas valem muito a pena. Servem para qualquer tipo de situação ou modalidade de ciclismo e oferecem uma ótima proteção aos pés para pedaladas muito intensas ou de alta duração.
  • ASW Peak: Essas aqui são meias muito estilosas, além de oferecer um bom custo-benefício. A mistura de materiais oferece conforto e controle térmico.
  • Mauro Ribeiro: Outra marca de um grande ciclista. Não são nem as mais caras nem as mais baratas, e destacam-se pelo ajuste. Além disso, contam com uma tecnologia que permite uma lavagem e secagem muito mais rápidas. São de cano médio, evitando assim as marcas do sol.

Essas marcas podem ser compradas em lojas especializadas mas também estão disponíveis online por preços muito acessíveis.

Você já usa meias para ciclismo? Então deixe seu comentário e conte sua experiência! Dicas e recomendações de outras marcas são muito bem-vindas.

seguro de bike