AtletasEsporte e Fitness

Tudo sobre o ciclista David Valero

Todo admirador ou praticante de esporte tem seus ídolos para admirar e se espelhar dentro do esporte. Acompanha-se suas competições, sua história de vida, suas conquistas e, principalmente, seus equipamentos preferidos. É assim em todo esporte e no ciclismo não seria diferente. David Valero é um desses ídolos, sendo um ciclista mundialmente conhecido e que vem sendo inspiração para muitos outros atletas.

O ciclismo, nas suas mais variadas modalidades, tem adquirido cada vez mais adeptos e praticantes, seja na modalidade speed (corrida); em mountain bike, com percursos mais radicais; ou simplesmente para passeios na área urbana. Além de melhorar o condicionamento físico, é um esporte de fácil adaptação e que, em casos de competição, necessita de metas estipuladas em relação a tempo/percurso.

David Valero
Foto: Pinterest.

A seguir falaremos um pouco mais sobre David Valero, sua trajetória, ambições e equipamentos favoritos para a prática esportiva. Se você deseja conhecer mais sobre ele, acompanhe a leitura.

 

Quem é David Valero?

David Valero, nascido em 27 de dezembro de 1998, tem 33 anos é espanhol e considerado um dos maiores ciclistas da atualidade, competindo em campeonatos mundiais, tanto na modalidade ciclismo profissional, quanto na ciclocross e cross-country, onde conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio.

O amor pela bike começou cedo, como um meio de transporte que levava David do Centro até sua casa na cidade de Baza, na Espanha. Ele e os amigos costumavam fazer passeios juntos de bike e se aventurar em pequenos percursos da região, mas nada profissional, apenas pelo amor ao ciclismo.

A carreira e dedicação profissional começou cedo, mas só em 2015, após a marca Empezaron decidir apoiá-lo a fazer parte de grandes competições de ciclismo, como a Copa do Mundo, e com o apoio de sua esposa, que ele decidiu se dedicar inteiramente ao esporte e fazer do ciclismo uma profissão.

David participa de campeonatos de mountain bike, maratonas de ciclismo e cross-country, onde o ciclismo é feito em longos percursos e em terrenos acidentados, com montanhas, trilhas e rochas, dando uma dificuldade extra aos praticantes. Foi essa categoria mais radical que rendeu a David sua medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio, cravando seu nome na história do ciclismo mundial.

David possui um carisma nato e é bastante brincalhão. Entre as provas de competições, ele diz ter um gosto maior pela união e comunicação dos percursos em Moutain Bike, pois apesar de ser uma competição, o cuidado com a segurança de todos nas partes mais desafiantes da prova vai do competidor até o mecânico responsável pelos equipamentos da bike.

Entre o Campeonato Mundial de Mountain Bike Marathon e a Copa do Mundo de Mountain Bike, David diz que há diferenças entre os percursos, as dificuldades e, principalmente, o clima das provas, onde há mais rivalidades e menos comunicação. Para ele, ainda se trata de sonhos e metas dentro do esporte que precisam ser alcançados, e 2022 foi um ano de inúmeras conquistas para David.

2022, o ano de David Valero

Após a conquista do bronze, em Tóquio, David desejava alcançar o topo na Copa do Mundo de Mountain Bike e no dia 31 de julho, ele cravou seu nome na história da prova e da Espanha, conquistando sua primeira vitória em etapa com 1h25m de prova, após 12 anos de derrotas para a Espanha.

Em dezembro deste ano, o número um do mundial de XCO e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, aceitou aventurar-se por percursos mais longos, no NEOM Titan Desert Arábia Saudita, uma prova de 109,5 quilómetros e 233 metros de acumulado que, segundo David, lhe auxiliou para manter a forma e ampliar os treinos para o próximo mundial. David não cansa de buscar provas que o desafiem e contribuam para conquistar ainda mais pódios para seu país e deixar seu legado no cross-country.

Quais os equipamentos utilizados por David Valero?

Com 1,89 de altura e pesando 76kg, David utiliza uma bike modelo speed, com suspensão mais leve, entorno de 200 SPI, que garantem mais amortecedor para sua bicicleta. Nas rodas, ele optou por utilizar a marca francesa, Duch, com 28 mm de largura interna e 25,5 mm de largura na roda traseira, que garantem mais empenho em competições de Cross-country.

Com pneus Planton, bem mais rápidos, David consegue ter um maior controle durante as corridas. Com discos de 260 na parte da frente e na dianteira e freios shimano XCR com discos e pastilhas galster, uma das maiores marcas de atuação.

No cambio e controle, temos um sistema de entrada com cabos de direção e guidon direcionado para baixo, permitindo ganhar 8mm negativos e compensar um pouco a altura do sistema de cambio interno, além de marchas praticamente invisíveis, de fácil manuseio e potência.

Com transmissão em carbono e cassete RD 1051 da marca shimano, com pedais também da mesma marca, David inclui um silim dos mais utilizados pelos profissionais de ciclismo do país e equipa com leveza e potência a bike que lhe garantiu tantas vitórias e boas posições nos campeonatos de ciclismo ao redor do mundo.

O preparo de Valero

Cinco vezes campeão da Espanha, as quatro últimas, de maneira consecutiva, Daniel Valero se tornou um símbolo de boa forma profissional, além de um fenômeno para os espanhóis, que valorizam cada conquista do seu país.

Mesmo passando um bom tempo viajando, rumo às competições e novos desafios, David sempre retorna ao seu lugar de criação, em meio a grandes planícies e rochedos, para fazer o que ama em sua terra e praticar a maior parte da temporada. E toda conquista passa por preparações e exigem ferramentas de alto nível, e no ciclismo não seria diferente.

David Valero
Foto: Pinterest.

Apesar de ter uma equipe que cuida da montagem e preparo da sua bicicleta, David construiu uma pequena oficina em sua residência, para poder preparar sua bike durante os períodos de treino para as competições e entender mais atentamente como funciona cada modificação realizada.

Para ele, cada fator e cada competição é importante para dar visibilidade ao esporte e fazer valer seu esforço de buscar estar sempre em boa forma, sempre entre os melhores. Em seu relato, David diz que as maratonas mundiais são excelentes para o condicionamento físico e prospectar os atletas para grandes competições e para o público.

De acordo com o atleta, o ciclismo lhe trouxe um objetivo de vida, um prazer naquilo que se faz. Para a Espanha, fez nascer um símbolo esportista que eleva o nome do esporte espanhol.

Gostou de saber mais sobre a história desse atleta? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados
Esporte e Fitness

Pedalando com a clássica: o que saber sobre a roda aro 26

Pedalar com uma bicicleta equipada com rodas aro 26 é mergulhar na história do ciclismo de…
Leia mais
Esporte e Fitness

A técnica do Pump Jump: como dominá-la e melhorar o desempenho

O Pump Jump é mais do que apenas uma técnica; é uma arte que, quando dominada, transforma…
Leia mais
Atletas

Celebrando a força das mulheres no mundo do MTB

Diversas modalidades oferecem desafios únicos, desde a precisão do Cross Country Olímpico (XCO)…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?