AtletasEsporte e Fitness

Quem é Dave Mirra?

Muitos desejam alcançar o mais alto lugar no pódio. Alguns conseguem uma, duas ou até três vezes. Porém, existem pessoas que nasceram para atingir o topo e lá ficar. Habilidoso e apaixonado por esportes radicais, Dave Mirra é um destes campeões, que mesmo diante de tantas adversidades, surgiram para ocupar lugar de destaque no mundo.

Natural de Chittenango, cidade americana do estado de Nova York, o ciclista Dave Mirra conquistou uma série de campeonatos dentro da sua modalidade. Colecionando troféus e medalhas, ele era dono de múltiplos talentos. Possuía uma promissora carreira pela frente como apresentador, quando uma tragédia ocorreu.

Quer saber quem é Dave Mirra e conhecer de perto todos os detalhes sobre a sua trajetória? Acompanhe o artigo até o final!

 

Início da carreira

A paixão pela bicicleta e, consequentemente, por saltos e manobras começou quando Dave Mirra tinha cinco anos de idade. Desde aquela época, já fazia pequenos saltos, mostrando que o medo era algo distante para ele. Recebeu seu primeiro patrocínio em 1987, com apenas 13 anos depois de ser visto pedalando em um show da General Bikes. Ele aceitaria um patrocínio melhor da Haro Bikes BMX, no final do mesmo ano.

Foi quando conheceu o pessoal do Plywood Hoods, que era um dos coletivos de BMX mais famosos de todos os tempos. Eles faziam e distribuíam vídeos caseiros no estilo livre, o que ajudou a aumentar a visibilidade do jovem atleta. Se tornou profissional, conquistando grandes patrocinadores.

Dave Mirra se destacava por inventar truques, o que começou a causar um grande impacto no universo do ciclismo. Porém, no ano de 1993, um acidente marcaria para sempre a sua vida. Fraturou o crânio, depois de sofrer um acidente provocado por um motorista embriagado. Somente dois anos depois ele conseguiu se recuperar e voltar a encarar novos desafios.

Dave Mirra: MIRACLE BOY

Com o acidente ele recebeu não apenas o apelido de Miracle Boy, na tradução do inglês, menino milagre. Ganhou também o patrocínio novamente da Haro Bikes BMX e a força de vontade para transformar a sua vida. Se transformou no maior destaque da X-Games.

Para quem não sabe, o X-Games é a principal competição para os ciclistas que se dedicam a manobras. Não é exagero dizer que ele é os jogos olímpicos dos esportes radicais, dada a sua importância. Dentro da categoria de BMX, estão em disputa os títulos na BMX Freestyle Dirt, BMX Freestyle Flatland, BMX Downhill e BMX Vert Doubles.

Principais conquistas da carreira

Dave Mirra está no topo da história do BMX, por conta da sua dedicação com acrobacias espetaculares e impossíveis. É um dos mais premiados da história e campeão indiscutível da modalidade. Se tornou o piloto mais premiado de todos os X-Games, ganhando no total 24 medalhas: 14 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze.

Mesmo que o seu recorde nos X-Games tenha sido batido nos resultados gerais, não importa. O skatista brasilo-estadunidense, Bob Burnquist atingiu a marca em 2013 de 24 medalhas. Porém, Dave Mirra continua com o status icônico intacto.

Fatos sobre o inesperado: A TRAGÉDIA DE DAVE MIRRA

dave mirra

Foto: Reprodução Bear Sloan

Era 4 de fevereiro de 2016. Parceria mais um dia comum. Dave Mirra estava na cidade de Greenville, no estado da Carolina do Norte. Ninguém imaginava, mas o fato é que seu corpo sem vida foi encontrado dentro de sua van. Era uma Ford F-150 preta, que estava estacionada na entrada da casa de seu melhor amigo.

Pouco antes de puxar o gatilho e disparar o tiro que o mataria, ele postou duas fotos em sua conta do Instagram. Um imortalizou sua bicicleta em frente à entrada do ensino médio que frequentou durante a adolescência, e o outro estava com sua esposa.

Mas as razões para seu gesto, desesperado, foram um mistério na época. Além disso, aconteceu alguns dias antes do décimo aniversário de seu casamento, que era uma união união feliz e sem problemas, segundo amigos. Dave Mirra era casado com Lauren Nicole, com quem teve duas filhas, Mackenzie e Madison.

Não deixou carta de despedida e que o gesto foi feito com uma arma regularmente registrada em seu nome. O que revelou-se, tempo depois, foi que o ato de Dave Mirra, era na verdade uma consequência.

Motivos revelados

Postumamente, o corpo do atleta passou por uma análise que confirmou o diagnóstico de encefalopatia traumática crônica. Chamada de ETC, essa é uma é uma doença neurodegenerativa ligada a traumas repetidos na cabeça. Pessoas que sofrem com a doença, apresentam normalmente problemas de comportamento, problemas de humor e problemas de pensamento. A doença geralmente piora com o tempo e pode resultar em demência.

É mais comum o surgimento da ETC em pessoas que praticam profissionalmente lutas, por conta dos golpes na cabeça. Porém, lembram que em 1993, aos 19 anos, ele sofreu um acidente?

Durante sua carreira, ele passou por alguns momentos de quedas, dado a radicalidade da sua modalidade no ciclismo. Além disso, Dave Mirra também atuou como boxeador amador.

Curiosidades sobre Dave Mirra

Dono de múltiplos talentos, Dave Mirra possuía uma intensidade ímpar, que fazia com que ele se dedicasse sempre às novas descobertas. Confira algumas curiosidades sobre a sua trajetória:

– Uma de suas apresentações mais lembradas foi a que ele se apresentou nos X-Games do ano 2000, em São Francisco, nos Estados Unidos. Ele realizou a incrível ação de conseguir fazer o primeiro backflip duplo na competição;

https://www.youtube.com/watch?v=6QIirkdbfXY

– Participou de vários triatlos, como o renomado “Ironman”, talvez o mais exigente em sua categoria;

– Ele foi o primeiro a completar uma curva de 360° nas costas sem as mãos, em uma competição em 2009;

https://www.youtube.com/watch?v=tqOk1weXv-Y

– No ano de 2010, ele fez parte da equipe Subaru, onde competiu no Campeonato Mundial de Rally;

– Se aposentou em 2011, mas permaneceu na onda de sucesso. Se tornou uma das estrelas da versão americana da MTV, apresentando o programa Real World – Road Rules Challenge;

– Foi o protagonista de uma série de jogos de game inspirados no próprio Dave Mirra: Dave Mirra Freestyle BMX 1, 2 3 para Playstation e Dave Mirra BMX Challenge para Nintendo Wii e Sony PSP;

– Sua esposa, Lauren, decidiu como forma de homenagear seu legado, apoiar diversas instituições, entre elas a More Than Sport e a Road 2 Recovery Foundation.

Veja mais vídeos do Dave Mirra, esse atleta inspirador e que marcou a história do ciclismo.

https://www.youtube.com/watch?v=6QIirkdbfXY

Você conhecia o trabalho de Dave Mirra no universo do ciclismo? Compartilhe a sua experiência aqui abaixo, nos comentários!

Artigos relacionados
Esporte e FitnessPercursos e trilhas

Pedalando no Parque Vila Velha: roteiros incríveis para ciclistas

O Parque Vila Velha, com suas paisagens de tirar o fôlego e trilhas diversificadas, se tornou um…
Leia mais
Esporte e FitnessPercursos e trilhas

Estrada da Graciosa: confira essa incrível rota para pedalar

Dizem por aí que, às vezes, é mais importante o destino que o caminho. Nada mais certo para a…
Leia mais
Esporte e FitnessPercursos e trilhasViagem

Guia completo de pousadas no Caminho da Fé: opções para ciclistas

O Caminho da Fé é uma rota de peregrinação espiritual e física que atrai tanto caminhantes…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?