Crianças

Qual a bicicleta infantil para 8 anos ideal?

Para escolher uma bicicleta infantil para 8 anos é preciso ficar atento a diversas informações, que vão desde o tamanho da bike, o tamanho do aro, entre outros detalhes importantes. Continue a leitura e saiba mais.

Quais são os tamanhos de bicicleta infantil para 8 anos?

As melhores bicicletas a serem consideradas para crianças entre cinco e oito anos são aquelas com aro de 16 polegadas. Embora este seja um tamanho aproximado para essas idades, as dimensões de cada criança podem ser diferentes.

As versões mais parecidas com brinquedos são indicadas para quem está começando. Elas são ideais para crianças ainda inexperientes para os primeiros passeios porque ainda precisam de rodinhas, e têm um tema mais adequado para crianças explorando desenhos infantis. Optar por uma bicicleta é ideal se você deseja levar seu filho em passeios mais longos.

São as versões mais robustas, com rodas de aço e raios de alumínio, que facilitam o transporte e podem até ser uma boa opção para iniciantes no esporte. Como a criança ainda aprende muito nesta idade, é fundamental focar na simplicidade dos modelos para que o pequeno se concentre na pedalada e no equilíbrio.

As duas escolhas principais são o bicicross e as bicicletas mais básicas. O nível de conhecimento da criança e o uso pretendido determinarão o tipo que ela selecionará. Não se esqueça de alterar a altura do selim da sua bicicleta. Não muito baixo, para que os joelhos não toquem no guiador, e não muito alto, para que você não consiga firmar os pés e tenha que balançar para pedalar.

Além disso, aconselhamos ajustá-lo a cada 5 mm para obter a altura perfeita. Tome cuidado para não inserir o tubo do selim além da marca mínima. Esta é a marca mínima para inserção do suporte e nunca deve ficar visível por questões de segurança.

Para manter uma postura confortável, altere também a altura e a inclinação do guiador. Em última análise, a bicicleta do seu filho deve ser substituída por uma maior assim que ficar muito pequena.

bicicleta infantil para 8 anos

Como escolher uma bicicleta infantil: veja os principais tipos

Há tantas possibilidades disponíveis, desde bicicletas infantis até bicicletas de bicicross e mountain bikes. Para determinar se seu filho consegue andar de bicicleta apesar do tamanho ainda pequeno, é fundamental que você experimente o modelo. Embora existam tabelas de idades gerais disponíveis para cada faixa etária, o crescimento individual pode fazer com que elas sejam diferentes.

É fundamental verificar se a criança sente algum desconforto ao usar a bicicleta, como rebarba ou material muito duro, pois isso pode fazer com que ele desista completamente de praticar. Quanto aos adultos, as autoridades desaconselham permitir que as crianças andem de bicicleta sem capacete. Porém, não pode ser qualquer tipo de capacete – ele precisa se encaixar bem e ser do tamanho certo.

O dispositivo de segurança deve estar sempre afivelado, e não pode ser muito apertado ou muito solto. Para proteção extra, existe um capacete maior, tipo fechado, semelhante a um capacete de motociclista, para atividades como bicicross.

Usar luvas é a segunda prioridade porque é normal colocar as mãos no chão ao cair. Para manter o pedal firme e evitar lesões caso você bata no chão ou fique com o pé preso nas rodas, também é fundamental usar sempre calçados que fiquem presos aos pés, como tênis.

Também é aconselhável usar protetores de cotovelo e joelho, mas devem ser projetados especificamente para a pilotagem. Os skates perdem sua capacidade protetora quando se movimentam devido aos movimentos da bicicleta.

Qual é o aro de bicicleta infantil para 8 anos?

Para tornar sua pesquisa ainda mais simples, listamos abaixo o tamanho estimado do aro adequado para cada faixa etária. O aro tamanho 12 é a melhor escolha para crianças de dois a quatro anos com até 100 cm de altura. 

Já o aro ideal para crianças de 4 a 6 anos, com até 110 cm de altura, é o aro 14. O 16 é o melhor para crianças de 5 a 8 anos, com até 120 cm de altura. O ideal para crianças de 7 a 10 anos, com até 140 cm de altura, é o aro 20. O 24 é o melhor para crianças com mais de 9 anos e mais de 140 cm de altura.

Esta lista serve apenas como um guia e pode mudar com base no desenvolvimento físico e no nível de habilidade de cada criança. Portanto, é aconselhável que você leve seu filho para testar a bicicleta antes de fazer a compra. 

Desta forma, você pode determinar se eles conseguem ou não alcançar facilmente o guidão e os pedais, se têm ou não equilíbrio e confiança e se se sentem confortáveis ​​ou não ao pedalar. Além disso, certifique-se de que os freios estejam funcionando corretamente e ajuste o selim (assento) e o guidão à altura da criança.

Qual o tamanho certo da bicicleta infantil?

Como citamos em tópicos anteriores, o tamanho ideal vai depender da idade, altura e peso. Por isso, avalie com atenção cada um destes detalhes. O tamanho apropriado geralmente depende da altura e da idade do seu filho.

Nossa recomendação mais importante? Se você suspeita que seu filho vai superar o tamanho de uma bicicleta em pouco tempo, não compre uma que seja grande demais para ele. Isso pode prejudicar sua confiança e retardar seu aprendizado. Seu filho pode desenvolver rapidamente suas habilidades se andar de bicicleta adequadamente, o que também o torna mais confortável e manejável.

Para manter os custos baixos e garantir que o seu filho tenha sempre uma bicicleta que caiba, vários fabricantes ainda oferecem programas que permitem a troca por bicicletas que já ultrapassaram o tamanho. A melhor (e mais divertida) bicicleta para o seu filho pode ser encontrada com a ajuda dessas dicas.

As bicicletas infantis são medidas pelo diâmetro da roda, enquanto as bicicletas para adultos são avaliadas pelo tamanho do quadro. Para crianças mais baixas ou mais altas, os tamanhos variam de 12\” a 26\”. A altura e a idade do seu filho irão ajudá-lo a determinar o tamanho apropriado da roda. Para determinar os tamanhos possíveis das rodas, meça a altura do seu filho e consulte as instruções de tamanho abaixo.

Depois de determinar o tamanho aproximado da roda, você deve pensar em medir a altura da virilha da criança. Adquirir esse conhecimento facilitará a seleção de uma bicicleta que lhe permita ficar confortavelmente acima da altura do tubo superior.

Gostou do conteúdo sobre bicicleta infantil para 8 anos? Então compartilhe nas redes sociais para ajudar outras pessoas com a mesma dúvida.

Artigos relacionados
CriançasPreparação e prática

Para qual idade é recomendada a bicicleta de equilíbrio

Você sabia que o equilíbrio é uma das habilidades motoras fundamentais que as crianças devem…
Leia mais
Crianças

Vale a pena comprar bicicleta aro 14 usada

Quando se trata de acompanhar o crescimento dos nossos pequenos, cada momento é uma nova aventura.
Leia mais
Crianças

Dicas para escolher uma cadeirinha de bicicleta dianteira

 Imagine a cena: você, pedalando tranquilamente, enquanto seu pequeno aventureiro descobre o mundo…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?