Manutenção de bike

Adesivo para bike: deixe a bicicleta a sua cara

Provavelmente você já tenha visto alguma bicicleta muito estilosa e única e ficou com vontade de customizar a sua. Uma das maneiras de fazer isso é colocando um adesivo para bike. O que você talvez não saiba é que, além da estética, os adesivos podem ser muito úteis para proteger a magrela e aumentar ainda mais a segurança da sua bike.

Continue lendo esse post e descubra como, além da beleza, um adesivo para bike pode ajudar a proteger a bicicleta e também você, o ciclista.

 

Por que e como escolher um adesivo para bike?

Como dissemos na introdução do texto, é possível deixar a bike com a sua cara e, ao mesmo tempo, protegê-la.

Uma das opções mais populares nos últimos tempos para esse quesito são os adesivos de bicicleta que protegem o quadro. Claro que também há adesivos para outras partes da bicicleta, mas o quadro muitas vezes é a parte que mais sofre com pedras ou galhos numa pedalada, ou devido ao atrito dos cabos ou ainda numa parada indevida em um ambiente não propício para isso.

Também vale mencionar que o uso de adesivo para bike é especialmente recomendado para quadros de carbono.

O lado bom é que, com o aumento da popularidade desse produto, cada vez encontramos mais variedade de designs atraentes para deixar a bicicleta mais bonita e a sua cara. O lado ruim é que, no caso de fazermos uma escolha errada, a bike pode ficar uma bagunça.

Portanto, na hora de adquirir um adesivo para bike, primeiramente devemos ficar de olho na questão estética. A maioria dos adesivos já vem prontos para colocar e possuem a forma certa para encaixar em distintas partes da bicicleta, principalmente nas MTB. Assim, é bom fazer uma seleção cuidadosa do desenho que combine com a cor da magrela e com a nossa personalidade.

Adesivo para bike
Foto: FreePik.

Em segundo lugar, não podemos esquecer a função protetora do adesivo. Para isso, é bom pensar o uso que fazemos da bike e os lugares onde fica mais suja, onde a pintura fica mais desgastada e os pontos onde as pedrinhas batem mais.

No caso do uso, vale destacar que se temos a costume de pedalar a noite, é muito prático colocar um adesivo que, além das outras funções, consiga refletir a luz.

Por último, um bom adesivo para bike deve ser leve. Caso contrário, acabará atrapalhando nosso desempenho. Um dos pontos a favor de colocar um adesivo é que, no caso de que no futuro vendamos a bike para comprar uma nova por exemplo, é possível remover os adesivos e deixa-la como no primeiro dia.

A dica para proteção e leveza é escolher um material de boa qualidade. Os melhores adesivos que encontramos no mercado são feitos de plástico PVC. A vantagem desse material é que é áspero, e isso é um ponto chave na hora de garantir proteção contra impactos, fricção e outros possíveis danos.

Atualmente os melhores materiais também contam com proteção UV e isso faz muita diferença na resistência e conservação do adesivo, porque evita que, como acontece com a maioria dos adesivos normais, perca cor e definição por causa do sol.

O adesivo para bike é muito simples de colocar, só requer muito cuidado para não deixar bolhas e para que adesivo não fique torto. A dica é ir colocando o adesivo do centro para os lados enquanto aplicamos calor para que o adesivo grude.

E por último, mas não menos importante, temos o preço. É possível encontrar adesivos das melhores marcas e de alta qualidade por um preço muito accessível. Realmente vale a pena colocar um.

Portanto, vemos que colocar um adesivo para bike tem muitos benefícios:

  • Proteção contra impactos.
  • Proteção contra o sol.
  • Proteção contra o desgaste da pintura.
  • Deixam a bike mais bonita.
  • Adesivos que refletem a luz fornecem maior segurança pela noite.
  • São fáceis de colocar.
  • São baratos.

Veja dois dos desenhos mais legais que encontramos no Pinterest para se inspirar:

TIPOS DE ADESIVOS PARA COLOCAR NA SUA BIKE

Os adesivos para bike estão, cada vez mais, ganhando as magrelas e corações dos ciclistas. Isso porque além de proteger, os adesivos para bike ainda deixam este meio de transporte único, pois você pode personalizar de acordo com sua vontade, estilo e gosto.

Mas, existem alguns tipos de adesivos, como, por exemplo, os adesivos arredondados, que merecem uma atenção especial na hora de instalar na bike, para que não fique nenhum espaço sem a aplicação dele, pois pode dar algum problema na diferença de cor, textura e etc, do resultado final. Pois, além da estética, ainda tem a questão da proteção.

Há também os adesivos retangulares que, em grande parte, são os mais utilizados nas bikes, especialmente dos ciclistas experientes. Acontece que os adesivos retangulares são mais fáceis de achar e até mesmo de instalar, visto que facilmente encontra-se no mercado e o seu formato é quase igual do quadro da bicicleta, então, colocar torna-se um trabalho mais rápido e fácil.

Hoje em dia há muitos tipos de adesivos por aí no mercado. Com a fama e as vantagens de envelopar uma bike, os ciclistas passaram a ver com outros olhos os adesivos especializados em bike, visto que eles não só tornam sua magrela única como também a protege das adversidades de treinos em trilhas ou em trajetos que são mais desafiadores, como no meio do mato, em um sítio e até mesmo uma floresta.

VALE A PENA ENVELOPAR UMA BIKE?

Da mesma forma que um carro, muitas empresas oferecem o envelopamento da bike e, de fato, também é conveniente.

Isso porque demora só algumas horas e, no final das contas, pode renovar sua bicicleta completamente sem se preocupar por ter que fazer isso sozinho, e é completamente customizável. O envelopamento permite proteger a pintura original.

A dica é considerar se o envelopamento não afeta demasiado o peso da bike. Por isso antes de correr atrás dessa opção, recomendamos que pergunte na loja que faça o serviço sobre as características dos materiais usados e, com essa informação, fazer uma comparativa com um adesivo para bicicleta.

Também é possível envelopar só alguns pontos específicos da bicicleta. Nesse caso, pode fazê-lo você mesmo. Só requer a compra dos materiais, cuidado na hora de colocar, e aplicar calor.

Um dos materiais mais populares na hora de envelopar é o vinil.

PINTAR OU COLOCAR ADESIVO PARA BIKE?

Quando uma bicicleta começa a se desgastar, não é má ideia pintá-la. De fato, existem no mercado muitos sprays para isso.

O problema da pintura é que com os atritos, ela pode sair e a bike fica cheia de arranhões. Por isso é que, justamente, consideramos que a melhor opção são os adesivos, já que estão desenhados especificamente para esse tipo de situações.

Mas, se for só pela questão estética, ou seja, não fazemos um uso intensivo da bicicleta, existe um spray que cumpre com a mesma função do envelopamento criando uma película sobre o quadro que depois pode ser removida sem danificar a pintura original.

QUERO REMOVER O ADESIVO DA BIKE, COMO FAÇO?

Remover o adesivo para bike é tão simples como colocá-lo. Um dos métodos mais fáceis e seguros para não arranhar a pintura é pegar um cartão de crédito, colher de plástico ou qualquer elemento com uma ponta dura, mas que não danifique a pintura.

Com um secador de cabelo amolecemos o adesivo e começamos a desprender suavemente com o elemento a disposição. Depois é só aplicar um removedor de adesivo com um pano para tirar o restante. Finalmente, álcool ou algum limpador multiuso deixaram a bike como nova.

Também pode aplicar sprays lubrificantes, como o WD-40, para remover adesivos velhos que estão há muito tempo na bicicleta. Porém, sempre recomendamos perguntar numa loja especializada antes de tentar por você mesmo.

ESCOLHI A PINTURA, ENTÃO, COMO FAÇO PARA PROTEGÊ-LA?

Manter a bike sempre bonita e com uma aparência boa não é uma tarefa fácil quando você prática o ciclismo com frequência e em ambientes mais turbulentos, que são com pisos irregulares ou estão cheios de galhos e/ou árvores, pois quando se está em uma velocidade média elevada.

Afinal de contas, estacionar a sua magrela em ambientes não propícios ou realizar trilhas com ela pode, de forma muito fácil, gerar riscos nas pinturas, danificando a aparência da Bike; e, indo além, o sol em excesso também pode gerar um desgaste na pintura, “queimando” ela, quando fica exposta muito tempo (seja parado ou no trajeto).

Por isso, ser adepto aos movimentos que geram não só uma bike exclusiva, como protegem sua magrela, é uma das formas de ter um meio de transporte estiloso e conservado. Então, já anota as dicas para manter sua bike pintada sempre e com uma conservação de excelência.

A primeira dica é: evite deixar sua bike exposta no Solquando não estiver fazendo treinos ao ar livre. Pois, o Sol pode queimar, visto que geralmente as bicicletas são feitas de aço, alumínio e fibra de carbono; e, quando são expostas ao Sol por muito tempo, gera uma queimadura na pintura.

A segunda dica é: colocar os adesivos de bike. Além de deixarem mais estilosas, os adesivos ainda permitem conservar a pintura da magrela. Há vários tipos de adesivos no mercado, pois, estão ganhando cada vez mais força no mundo dos ciclistas, pois geram segurança e ainda diferencia sua bicicleta das demais.

A terceira dica para conservar a pintura da sua bike é de realizar as limpezas e polimentos adequados. Com os polimentos, sua pintura é mantida e polida, mantendo a estética da sua magrela.

Conversar sua bike pode ser feito de forma simples, desde que seja realizado na frequência adequada. Ao tomar cuidado com sua magrela no dia a dia, você consegue não só ter uma bicicleta mais bonita, como também aumenta a vida útil dela.

Afinal, nada melhor do que manter sua bike favorita funcionando em pleno estado e ainda estando conservada e estilosa com os adesivos que te representem, não é mesmo?

A VERSATILIDADE DOS ADESIVOS PARA A BIKE

Ter uma bicicleta e ser adepto do ciclismo te traz inúmeras possibilidades, incluindo a de fazer parte de uma comunidade engajada, que foca em gerar mais saúdes, além de ter uma vida social mais ativa por meio das trilhas, treinos na cidade, campeonatos e corridas esporádicas.

Para proteger você e sua bike, uma das formas mais fáceis e rápidas é a compra dos adesivos. Estes fatores tornam sua bicicleta mais segura, pois se houver batidas ou arranhões durante o trajeto, você não vai estar atingindo propriamente dito a sua magrela e sim os adesivos dela, conservando todo o quadro da bicicleta e sua pintura também.

Fora que com adesivos personalizados ou que combinem com sua personalidade, torna-se mais fácil localizar sua bike em meio aos trajetos ou paradas obrigatórias de treinos.

Além disso, se você enjoar ou os adesivos já estiverem desgastados, você pode retirar facilmente. Como já foi dito anteriormente, há produtos especializados no mercado que facilitam a remoção dos adesivos, deixando a magrela pronto para colocar novos ou deixar somente com a pintura.

Ficou empolgado para colocar um adesivo para bike? Então não perca mais tempo e visite os classificados de Bike Registrada fazendo click aqui. No site encontrará tudo o necessário para suas necessidades de ciclista!

Artigos relacionados
Manutenção de bike

Elevando o nível: como customizar e fazer upgrades na sua bicicleta de MTB

A personalização e os upgrades em bicicletas de Mountain Bike (MTB) não são apenas uma questão…
Leia mais
Manutenção de bike

Upgrade na Bike: montando um kit completo de marcha para bicicleta

Fazer um upgrade no kit de marcha de sua bicicleta não é apenas uma questão de luxo; é uma…
Leia mais
Manutenção de bike

Pedalando com eficiência: a importância da calibragem no aro 29

Você sabia que a calibragem dos pneus da sua bike pode ser o grande segredo para uma pedalada mais…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?