Esporte e FitnessMTBPreparação e práticaTreinos

4 erros nas subidas de MTB e como evitá-los

Hoje o Bike Registrada vai falar sobre a prática do Mountain Bike e quais são os principais erros nas subidas de MTB.  Você também aprenderá a evitá-los, como se preparar para ir de bike para trilha, os desafios principais e muito mais. Fique atento ao texto para saber tudo sobre esta prática.

 

Primeiramente, o que é o Mountain Bike?

Andar de bike por aí é mais que apenas um hobby, é também um exercício físico que ficou bastante conhecido durante a pandemia do novo coronavírus. O ciclismo é caracterizado como o exercício de andar de bicicleta como meio de locomoção ou por puro lazer.

Por conta das infinidades de modalidades e ambientes para se explorar, o ciclismo se tornou mais do que um simples hobby, é um estilo de vida. É aí que entra o Mountain Bike ou MTB, como também é conhecido.

erros nas subidas de mtb
Foto: Pinterest.

 

 

Sendo uma modalidade antiga, o Mountain Bike existe desde meados dos anos 1950, lá na Califórnia, nos Estados Unidos. E, desde então, a prática vem ganhando cada vez mais força e fiéis, incluindo no território brasileiro, justamente por conta da magrela para praticar essas aventuras serem mais potentes e capacitadas para todos os ambientes.

O que você precisa saber sobre a prática do Moutain Bike

O Mountain Bike existe há muitos anos, como já falamos anteriormente. Por ser uma prática recorrente em ambientes mais “agressivos” e difíceis, como trilhas, estradas de terra, em fazendas, lugares montanhosos e dentro de alguns parques, o Mountain Bike é, sem dúvidas, um esporte que envolve resistência.

O Mountain Bike têm como principais diferenças o tipo de bicicleta e o terreno em que se pedala, visto que o ciclismo é sempre algo mais tranquilo ou menos intenso.

Dicas de segurança para os praticantes que desejam começar no Mountain Bike?

O Mountain Bike é um esporte que exige algumas medidas de segurança, principalmente para quem deseja iniciar nesta modalidade. Tudo isso é para que a prática do esporte seja feita de maneira responsável, segura e com os cuidados necessários para cuidar de você e dos outros.

Por isso, o Bike Registrada separou 3 dicas para quem deseja iniciar no Mountain Bike de forma responsável.

1. E a primeira delas é a de fazer um check-up com o seu médico antes, afinal de contas, saber como está sua saúde e o seu estado físico é imprescindível, pois é um esporte que vai exigir um pouco mais de condicionamento físico, pois os terrenos são irregulares e precisam de vai esforço.

2. Já a segunda dica é escolher a bike ideal para você e para a prática de MTB. As bikes para a prática de Mountain Bike precisam ser apropriadas para o esporte, visto que a bicicleta tem que ser segura, confortável, flexível e também leve. Lembre-se  que o percurso é mais difícil justamente por ser um terreno sempre irregular. Por isso, teste a qualidade da bike e se você se sente confortável, pois, a quantidade de horas que você pedalará é muita, exigindo muito do corpo.

3. A terceira e penúltima dica é a compra dos equipamentos corretos para não negligenciar algo inegociável: a sua segurança. Por isso, além de investir em uma bicicleta de qualidade, você também deve investir em equipamentos de segurança, que vão trazer conforto, como também garantir a sua integridade física.

4 erros comuns nas subidas de mtb

Apesar de ser uma prática antiga, algumas pessoas que praticam o Mountain Bike ainda cometem alguns erros nas subidas de MTB, que tornam a prática do ciclismo mais perigosa. Nós, do Bike Registrada, selecionamos 4 erros perigosos que podem comprometer o ciclismo e até mesmo sua integridade física:

1. Trocar a marcha fazendo força em uma subida pode prejudicar – e muito – sua rota e também sua bike, pois pode prejudicar e causar danos desnecessários. Por isso, calcule qual a marcha ideal para o momento.

2. Nas subidas inclinadas esquecer de deslocar o peso para frente, fazendo com que a bike empine de forma irregular e o pneu sai de contato com o chão. O ideal é deslocar seu corpo pra frente, deixando o seu quadril no assento da bike.

3. As subidas são sempre um desafio, principalmente em um terreno íngreme e irregular. Por isso, um dos erros constantes é fazer força demais, ficando difícil controlar o esforço físico depois. O ideal é sempre colocar uma marcha leve, mesmo que leve tempo.

4. Por fim, o último entre os erros nas subidas de MTB relativamente comum, é não testar sua flexibilidade e condicionamento físico. Saber os seus limites é primordial para um MTB de excelência.

Se você é amante do ciclismo ou tem como hobby pedalar, siga nosso site para ficar por dentro de todas as novidades do esporte.

Gostou do artigo ou tem dúvidas a respeito dos erros nas subidas de mtb ou outros temas? Deixa aqui nos comentários que nosso time responderá!

Artigos relacionados
DicasPreparação e prática

Dicas para ciclistas: 6 erros comuns de quem pedala

O uso da bicicleta para realização de atividade física, lazer, esporte ou mesmo como veículo vem…
Leia mais
Esporte e FitnessMTB

O que é Downhill?

O estilo mountain bike conta com diferentes categorias – e uma das que mais impressionam é o…
Leia mais
Preparação e práticaTreinos

8 alongamentos ótimos para antes de pedalar

Os alongamentos para pedalar são aliados importantes dos ciclistas. Afinal, eles ajudam a prevenir…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?