Manutenção de bike

Ventosas para bike: o que são e como usar de forma segura

Na hora de transportar a bike num carro, há várias opções disponíveis, como engates o racks convencionais. No entanto, também existe uma alternativa muito prática que, porém, gera muitas dúvidas, medos e inseguranças. Estamos falando das ventosas para bike.

Nesse artigo veremos o que são as ventosas para bike, como usá-las e descobriremos se são realmente seguras e valem a pena. Bora lá!

Ventosas para bike: o que são?

As ventosas para bike surgiram como uma alternativa para os tradicionais suportes de carro para transporte que, na maioria das vezes, não eram muito funcionais nem práticos. Em geral, era muito trabalhoso montar um suporte ou preparar um engate apenas para transportar uma bicicleta leve.

Foi assim que apareceram as ventosas, que se inspiram nos suportes utilizados na indústria para transportar materiais pesados.

Mas, com a invenção, surgiram as dúvidas. As ventosas para bike são realmente seguras? Elas não estragam a bike ou o carro, danificando a pintura ou a lataria? A bike não corre risco de cair no caminho?

A resposta só requer um pouco de lógica e senso comum: se o sistema de ventosas é usado na indústria para transportar materiais super pesados, como pedras, ou muito delicados, como vidro, por que não ia funcionar num carro?

O fato é que há ventosas importadas muito boas, mas também existem produtos nacionais de ótima qualidade. Nos testes, por exemplo, as ventosas de origem brasileira suportam sem problemas ventos de 180 km/h.

É lógico ter dúvidas sobre a segurança do produto, mas as ventosas para bike já existem faz alguns anos no mercado com um notável sucesso.

Parte desse êxito se deve à sua praticidade. As ventosas para bike, ao contrário de outros suportes, podem ser colocadas e retiradas rapidamente, tanto no vidro quanto na lataria do carro, sem maiores inconvenientes ou uso de ferramentas.

Alguns dos outros pontos a favor é que podem ser usadas em qualquer carro e, quando não os usamos, podemos jogá-las no porta-malas e ocupam pouquíssimo espaço. De fato, na hora de guardá-las inclusive podem ser grudadas uma com a outra.

Então, são seguras? Sim, são! No entanto, elas só funcionarão se forem colocadas corretamente.

Como colocar as ventosas para bike

As ventosas vêm com um manual de instalação, e é super importante ler atentamente e fazer tudo o que está escrito ou, caso contrário, podemos ter problemas tanto no carro quanto na bike. Mas não é para se preocupar, porque a instalação das ventosas para bike é muito simples e muitos usuários ao redor do mundo podem dar testemunha da praticidade e segurança do produto.

A instalação depende do modelo mas, em termos gerais, são colocadas da seguinte maneira:

  • Primeiramente, temos que saber onde colocar as ventosas para bike. Os melhores lugares são as bordas do teto, principalmente na frente, no limite do vidro com o teto, ou nas laterais, mas nunca no meio, porque é a parte mais frouxa e não oferece o suporte estável que as ventosas precisam.
  • Ato seguido, é indispensável realizar uma boa limpeza das superfícies, tanto do carro quanto das ventosas. O melhor é utilizar um pano de microfibra úmido que não solte fiapo ou pelo. Senão, também podemos usar um papel toalha. O importante é que, além de limpa, a superfície fique bem seca. As ventosas para bike podem ser usadas na chuva, mas a superfície antes de colocá-las precisa estar bem seca e limpa.
  • As ventosas possuem umas travinhas de rosca manuais. Antes de tudo, conferimos que as travinhas estejam frouxas. Senão estão, então afrouxamos.
  • Apoiamos a ventosa para bike da frente na superfície do carro sem fazer pressão, até deixá-la na posição correta e aí sim, pressionamos. O melhor é dar uma tampinha na ventosa para retirar o ar.
  • Apertamos as travinhas de rosca.
  • O seguinte passo é colocar a bike mas, antes disso, precisamos soltar a roda dianteira da bicicleta.
  • Apoiamos a ventosa traseira no teto do carro sem pressionar.
  • Colocamos a bike com cuidado, ajustando a distância das ventosas, e então damos aquela tampinha na ventosa traseira para tirar o ar e apertamos as travinhas.
  • Antes de finalizar, é preciso fixar a pedivela da bike, porque com o vento e o movimento pode danificar a pintura do carro.

As ventosas contam com umas correias para ajustar a roda da bike. Em geral também contam com uma canaleta para apoiar a roda e depois colocar as correias.

Muitas delas também vêm com outros acessórios práticos como, por exemplo, um sistema de blocagem para deixar a bike ainda mais firme ou ventosas para transportar mais de uma bike.

Numa estrada de terra, com muitos buracos, ou cheia de subidas e descidas, é super recomendado utilizar uma correia que passa por dentro das portas para garantir maior firmeza. Isso, nesses casos, é extremamente fundamental.

Outro ponto essencial é que, depois de 6 horas de viagem, é necessário verificar se as ventosas para bike continuam firmes. Para isso só é preciso soltar a travinha, pressionar e travar de volta.

Marcas de ventosas para bike

3HM

É uma marca nacional que oferece suas ventosas LevaBike. É, sem dúvidas, uma das melhores. Estão feitas de borracha siliconada, e o suporte é de aço de carbono. Além disso, possuem uma grande capacidade de carga porém são um pouco pesadas.

Ventosas para bike

Créditos: 3HM/LevaBike

Sea Sucker

Outra excelente opção brasileira. A ventosa inclui um suporte com fivela para prender a roda traseira e evitar que deslize para a esquerda ou direita.

Diferente da anterior, possui uma pequena bomba integrada ao equipamento para gerar o vácuo necessário no teto. É muito leve mas forte e também flexível para se adaptar à curvatura do teto do carro.

 Ventosas para bike

Créditos: SeaSucker

FoxTransBike

Uma das marcas mais econômicas e práticas. O produto inclui suporte triplo para a roda dianteira, suporte duplo com calha e velcro para fixar a roda traseira, velcros para fixar a roda traseira ao quadro da bike e blocagem dianteira, entre outros.

Ventosas para bike

Créditos: FoxTransBike

Já está pronto para levar sua bike para onde você quiser!

Se ainda tiver dúvidas, ou já experimentou usar as ventosas para bike, deixe seu comentário! Ouvir sua opinião sobre os produtos é muito útil para outros interessados em utilizá-los.

Artigos relacionados
EquipamentosManutenção de bike

Melhores kit tubeless & como escolher o seu

Dentre todas as inovações tecnológicas que chegaram para transformar a maneira como nós…
Leia mais
Manutenção de bikeReviews

Hupi Naja é boa? Confira a análise completa

Você já ouviu falar da Hupi Naja? Esta não é apenas uma bicicleta, é uma verdadeira obra-prima…
Leia mais
Manutenção de bikePasso a passo

Sinais de que está na hora de trocar a corrente

Cada ciclista possui uma maneira particular de viver a vida em duas rodas. Há quem costume preferir…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?