Preparação e prática

Caloi vulcan é boa? Veja em nosso artigo!

A Caloi Vulcan é uma MTB de entrada para trilhas leves — e uma das bicicletas mais vendidas para os ciclistas iniciantes. Mas será que ela é realmente indicada para você e seus objetivos?

A Caloi é uma das marcas de bicicleta mais conhecidas dos brasileiros, com assistência técnica e peças de reposição em praticamente todas as cidades — o que, sem dúvida é um ponto positivo.

Quer ver outros prós e contras da Caloi Vulcan? Siga conosco!

Detalhes técnicos da Caloi Vulcan

A Caloi Vulcan é uma bike mais simples, porém que oferece excelente custo-benefício. Vamos ver em detalhes alguns pontos técnicos sobre a magrela que lhe ajudarão a decidir se este é o modelo certo para suas exigências.

caloi vulcan é boa?

Quadro

A Caloi Vulcan vem equipada com quadro rígido de alumínio com liga 6061 tratado, conformado, com suporte de freio a disco standard e gancheira removível.

Ela pesa cerca de 16 kg e, por isso, não é considerada uma das opções mais leves do mercado. Um ponto importante é que a Caloi Vulcan apenas é comercializada nos tamanhos 15 e 17 — o que reforça a vocação da bicicleta, voltada para uso urbano e em trilhas de terra mais simples, já que sua geometria não foi pensada para ser adaptada à trilhas mais exigentes.

O quadro tamanho 15 é indicado para pessoas que medem entre 1,60 m a 1,70m e o quadro tamanho 17 para quem mede entre 1,70m a 1,85 m. Pessoas com medidas fora desse padrão podem não se adequar à bike.

Suspensão

A bike vem equipada com uma suspensão Caloi com 60 mm de curso. Não é uma super suspensão, por isso a bicicleta é mais indicada para quem deseja fazer trilhas leves e pedalar em estradões de terra, além de oferecer maior conforto nos trajetos urbanos e em parques.

Se você for pedalar em uma trilha mais técnica ou acidentada, não terá conforto e nem segurança com essa suspensão.

Transmissão

A transmissão é um conjunto de itens composto por: câmbio traseiro e dianteiro, cassete/catraca, corrente, pedivela e eixo central e passadores (trocadores) de marcha.

A Caloi Vulcan usa Shimano Tourney, com passador Triguer. A presença da linha Shimano Tourney, especialmente no câmbio traseiro, é um dos pontos de destaque dessa bicicleta, já que, normalmente, as bikes com a mesma faixa de preço vêm equipadas com câmbios de menor qualidade.

Porém, os passadores Triguer não são dos mais eficientes. Então, a passagem de marcha na sua bicicleta será tranquila apenas caso você use a bike para pedalar em terrenos mais simples. Qualquer trilha que exija mais da transmissão, poderá fazer com que a sua corrente acabe pulando.

Pelo preço, é claro, vale destacar que este é um bom conjunto.

Rodas

A Caloi Vulcan vem equipada com rodas de aro 29 Caloi com pneus MTB 29 de 2,25 de largura. Não é um conjunto que impressiona, mas considerando a vocação da bicicleta e o preço, ele está de acordo.

Freios

A Caloi Vulcan é equipada com freios a disco mecânicos genéricos (sem uma marca definida). Essa é uma opção inferior ao freio a disco hidráulico, mas superior aos tradicionais V-Brakes e freios de aro.

É importante lembrar que, por essa faixa de preço, não é incomum encontrarmos várias bicicletas equipadas com freios de aro. Então, com a Caloi Vulcan você terá uma capacidade de frenagem mais segura e confortável, principalmente em dias de chuva.

Contudo, é claro, esses freios não são indicados para quem deseja praticar um MTB intenso, em trilhas técnicas e desafiadoras.

Para quem a bike é indicada?

Como você pode perceber pelos detalhes técnicos, a Caloi Vulcan aro 29 é uma bicicleta de entrada, desenvolvida para trilhas leves, estradões de terra batida e também para deslocamentos em ambientes urbanos, para deslocamentos diários e passeios em parques e ciclovias.

Ela não tem a pretensão de ser uma bicicleta super equipada, para ciclistas experientes e que desejam fazer percursos mais técnicos. Pelo contrário, é uma MTB de entrada, com componentes mais simples e, também, por isso, com um custo mais acessível.

Então, se você busca uma bicicleta mais simples e barata, quer uma bike para percorrer ruas asfaltadas ou de terra simples em parques ou estradas vicinais, tem foco em usar a bike para passeio ou para ir ao trabalho e à escola e não tem pretensão de ter uma bicicleta voltada para treino, certamente a Caloi Vulcan é uma boa opção.

Upgrades

Com o tempo, é possível que você faça alguns upgrades na sua Caloi Vulcan, deixando-a ainda melhor para o uso. Por exemplo, é possível trocar o selim (que é um pouco duro) para um versão mais confortável, permitindo percorrer trajetos maiores, o pedal em plástico pode ser substituído por um modelo em alumínio, que é mais durável e assim por diante.

Caloi Vulcan é boa? Prós e contras!

Como vimos, a Caloi Vulcan é boa e vale a pena, dependendo do seu perfil de ciclista.

Para quem está em busca de uma primeira bicicleta para trajetos mais simples e deseja uma bike com bom custo-benefício e que permita alguns upgrades para continuar usando por mais tempo, ela é uma forte candidata.

Mas se você deseja uma bicicleta para treinar, pensa em competir ou deseja realizar cicloviagens, a Caloi Vulcan deixará a desejar, existindo outras bikes mais interessantes para esses casos.

Pontos Positivos

Entre os pontos positivos da Caloi Vulcan estão:

  • custo mais acessível;
  • design bonito;
  • transmissão com câmbio Shimano Tourney;
  • freio a disco mecânico.

Pontos negativos

  • Peso de 16 kg.

Caloi Vulcan ou Velox? Qual vale mais a pena?

Outra dúvida de muitos ciclistas é entre optar pela Caloi Vulcan ou pela Velox. É importante entender que ambas são consideradas bicicletas de entrada e, portanto, possuem componentes mais simples.

Apesar disso, a Caloi Vulcan acaba saindo na frente em alguns detalhes, como no fato de possuir quadro em alumínio, câmbio Shimano Tourney e freio a disco mecânico.

Em contrapartida, a Velox possui quadro em aço, freios V-Brake e transmissão da própria Caloi, sendo uma bicicleta ainda mais simples e indicada, majoritariamente, para uso urbano, enquanto a Vulcan pode ser usada tranquilamente em trilhas mais leves.

E, então, depois de ver nosso review, você já sabe se a Caloi Vulcan é uma boa bicicleta para você? Se curtiu o modelo, não deixe de conferir nossas opções de bicicletas nos Classificados Bike Registrada!

Artigos relacionados
DicasPreparação e prática

Entregador de bike: o que é e como funciona

Quem gosta de pedalar e está desempregado ou é autônomo, acaba vendo a opção de entregador de…
Leia mais
DicasPreparação e prática

Dicas para ciclistas: 6 erros comuns de quem pedala

O uso da bicicleta para realização de atividade física, lazer, esporte ou mesmo como veículo vem…
Leia mais
Preparação e práticaTreinos

8 alongamentos ótimos para antes de pedalar

Os alongamentos para pedalar são aliados importantes dos ciclistas. Afinal, eles ajudam a prevenir…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?