Se você já andou de bicicleta alguma vez na vida com certeza vai entender o que nós vamos falar agora: nem sempre pedalar é fácil, em especial, em ladeiras muito íngremes ou em ambientes que possuem muitos obstáculos, como durante uma trilha, por exemplo. Isso acontece porque a bike fica mais pesada, sendo mais difícil pedalar ou manobrá-la e isso exige muito mais do ciclista e do seu condicionamento físico, sendo necessário itens como os trocadores de marcha para bikes speed, por exemplo.
As marchas, nestas situações, são essenciais para manter a integridade física do indivíduo, fazendo com que ele faça menos esforço durante a prática de exercícios físicos, pois é possível adaptar aquele meio de transporte a fim de tornar mais confortável e seguro andar com ele. Por isso, atualmente, as bicicletas já vêm com os trocadores de marcha.
Bikes speed – o que você precisa saber sobre ela
Sabe aquelas pessoas que amam realizar circuitos pela cidade? Que adoram pedalar nas ruas? Então, as bikes speed são para elas.
Não é à toa ou coincidência que a bike speed é também conhecida como bike de ciclismo ou asfalto… Ela foi criada para desempenhar este papel, contribuindo para uma melhor performance e velocidade do ciclista em campo.
No entanto, para escolher a bicicleta ideal para o seu interesse é preciso ter em mente que há inúmeros modelos desta bike no mercado, que vai diferir muito uma da outra. Por exemplo, as bikes speed femininas tendem a ser criadas pensando na anatomia do corpo da mulher, por isso, elas apresentam a tendência de serem menores, com um quadro geométrico que proporcione conforto e segurança para suas usuárias.
Já no caso das bikes speed masculinas, ao contrário da versão feminina, há muitas opções disponíveis no mercado, inclusive é encontrada com bastante facilidade; elas são, de forma geral, maiores e com mais opções de personalização, como um quadro, altura do selim, e etc.
Como é uma bike pensada para proporcionar agilidade nas ruas da cidade, os quadros da bicicleta speed são pensadas para isso, portanto, os engenheiros e designers pensaram em solucionar isso com modelos que proporcionam leveza e agilidade por meio da aerodinâmica, por isso os principais materiais usados são o alumínio e o carbono.
Com esses materiais leves, os ciclistas não têm problema com relação a mobilidade e peso nem mesmo com a oxidação pois ambos materiais são inoxidáveis, proporcionando uma boa durabilidade para as bikes.
Trocadores de marcha para bikes speed e sua importância para o ciclista
Como falamos anteriormente, uma bike convencional em uma rua íngreme proporciona um grande desafio para quem está pedalando, não é mesmo? É preciso fazer mais esforço e, por consequência, o indivíduo se cansa ainda mais; diminuindo o seu progresso durante o caminho.
No entanto, com o uso da troca de marchas e a bike adequada esse esforço cai drasticamente, pois o conforto e leveza proporcionada pela aerodinâmica são maiores. Mas, vamos entender melhor como funciona este processo?
Há um sistema que controla essa troca de marchas, que envolve os câmbios traseiros, os câmbios dianteiros (este é opcional), o passador de marcha e a transmissão da bicicleta, que facilita todo esse processo de mudança por meio das engrenagens especiais. E nas bicicletas de ciclismo de estrada, no caso as bikes speed, os trocadores de marcha são componentes indispensáveis e extremamente importantes.
Mecanicamente falando, os câmbios da bike são os responsáveis pelo movimento da corrente sobre as engrenagens (cassetes, no caso da localização nas rodas traseiras) e coroas (na pedivela).
Quando combinados entre as engrenagens (cassete e coroa), a pedalada é mais leve por conta do mais giro e menos força. Assim, com um sistema de trocadores de marcha para bikes speed bem eficiente, a pedalada é mais leve justamente pela eficiência e precisão com que as mudanças de marchas são feitas.
Hoje, no mercado atual de bike speed, a tecnologia avançou muito e as bicicletas estão bem mais desenvolvidas que as primeiras bikes de estrada lançadas. Isso porque as bikes speed já vêm, no mesmo manete, o acionamento dos freios e o trocador de marcha, os tão conhecidos manetes duplos ou modelos STI.
Dessa maneira, com os manetes duplos, torna-se mais fácil para o ciclista trocar as marchas com rapidez e segurança, enquanto transita pelas ciclovias das cidades e/ou estradas.
Vale ressaltar que existe uma quantidade limite para a troca de marcha, no caso das bicicletas speed que são focadas no ciclismo de estrada, essa troca fica limitada de 9 a 11 velocidades – o mesmo vale para as bikes moutain (mtb).
Trocadores de marcha para bikes speed: diferenças entre Mountain Bike (MTB) e Bike Speed
Ao contrário da Bike Speed que foi idealizada para transitar em ciclovias/cidades, a troca de marcha da Mountain Bike (MTB) que é para locais com mais aventuras é bem diferente. No caso desta última, a maior parte das bicicletas vem equipadas com dois passadores de marcha em um única bike, em que o passador de marcha da direita fazem o controle do câmbio traseiro e o passador de marcha da esquerda controla o câmbio dianteiro.
Outra diferença entre essas bikes é que os trocadores de marcha para bikes speed interferem diretamente na desenvoltura do ciclista, já que com o câmbio dianteiro altera para uma velocidade maior e o câmbio traseiro para uma redução de velocidade.
Deixar a sua bike assegurada de furtos e problemas de mecânica? É possível com nosso seguro. O seguro da Bike Registrada é ideal para você que tem uma bicicleta e quer protege-la dos perigos do dia a dia, por um valor que cabe dentro do seu orçamento. Saiba mais sobre o nosso seguro e sobre o universo de bike através do nosso site.