Manutenção de bike

Como se tornar um mecânico de bicicleta

O ciclismo é um esporte que vem ganhando cada vez mais repercussão, gerando grande relevância a nível de competições no estilo speed, mountain bike ou ciclismo de rua. Isso tem permitido que o esporte adquira cada vez mais adeptos e, consequentemente, amplie todo o mercado que gira em torno das bicicletas. Ou seja, além das marcas ganharem mais espaço para venda dos seus produtos, os profissionais que cuidam das bikes também se destacam. E aí vem a questão: como se tornar um mecânico de bicicleta.

O crescimento do mercado de bicicletas, principalmente aqui no Brasil, trouxe novas oportunidades, desde a fabricantes, importadores, lojistas e mecânicos. Esses profissionais responsáveis por cuidar da nossa magrela, que colocam a mão na massa e zelam pela manutenção e segurança do ciclista, vivem um bom momento para propensão de carreira, com muitas oportunidades de trabalho.

Então, se você ama o mundo das bikes e deseja colocar esse amor também como uma profissão, aqui vão algumas dicas de como se tornar um mecânico de bicicleta e quais as habilidades necessárias para crescer nessa área. Tudo aqui, no Blog do Bike Registrada.

Por que se tornar um mecânico de bicicleta?

Tudo parte de uma oportunidade. Mesmo tendo amor pelas bicicletas, entender como elas funcionam e participar de competições, é preciso entender o mercado de trabalho dos mecânicos de bicicleta e como essa mudança profissional pode te render crescimento. Afinal de contas, é um investimento que será feito para montar o seu espaço de trabalho com todas as ferramentas necessárias para atender bem as necessidades dos seus clientes.

 se tornar um mecânico de bicicleta
Foto: reprodução flickr/domingo camino

Mike Sinyard, fundador da Specialized também era um amante das bicicletas quando fundou a marca em 1974, na cidade de Morgan Hill (Califórnia). Mas não foi apenas baseado na paixão pelas bikes que ele tomou essa iniciativa. Ele viu uma oportunidade. Vendendo bicicletas importadas para os Estados Unidos e para a Europa, Mike observou que as bicicletas ainda não ofereciam tudo o que um ciclista necessitava, e foi a partir daí que ele começou a fabricar suas próprias bicicletas, com o objetivo de trazer inovação para a área.

É pensando nisso que você deve iniciar essa carreira, inovar a atuação dos mecânicos de bicicletas da sua região e aproveitar o boom do crescimento do esporte e das competições. Afinal de contas, os ciclistas amadores e competidores vão precisar de um espaço de qualidade e bom atendimento para cuidar das suas magrelas.

Então, una sua paixão a oportunidade e busque se especializar na área, através de bons cursos profissionalizantes, que explorem suas habilidades.

Quais as habilidades necessárias para se tornar um bom mecânico de bikes?

Primeiro, entender como funciona cada peça de uma bicicleta; os termos técnicos; os modelos de mercado – do mais simples para os iniciantes até os mais equipados para os atletas – de cada marca; e o que o cliente espera com aquela alteração de peça. Tudo isso de forma compreensiva, educada e treinada.

Mas, para além disso, como todas as áreas profissionais, é preciso:

· Ser limpo e organizado com sua oficina;

· Estar sempre disposto a aprender as necessidades do cliente e explicar quando não conseguirá atendê-las;

· Ser responsável, tanto com as bicicletas, quanto com o prazo de entrega do serviço;

· Ser atencioso com os clientes;

· E ser honesto em relação ao valor de cada serviço prestado. Isso vale tanto para com o cliente quanto para com você mesmo. Em relação a quanto vale o seu serviço, porque você é bom naquilo que realiza.

Resumindo, uma boa educação e um bom treinamento técnico vai propiciar uma boa atuação enquanto mecânico de bicicletas.

Estágios e experiência prática

Como todo início de trabalho, é necessário realizar estágios para ganhar experiência prática. Afinal, mesmo entendendo e cuidando da sua bike, é preciso conhecer como esse serviço pode ser realizado para outras pessoas. Então, após a realização de um curso técnico sobre mecânica, é indicado que você ingresse como estagiário em alguma oficina da sua região ou empresa especializada em bikes.

Certificações e cursos especializados

A mecânica de bicicletas está cada vez mais exigente com as mudanças e melhorias constantes em relação as bikes e peças de modificações. Atentos à essas necessidades, é importante estar sempre se especializando e buscando cursos que te mantenham atualizado sobre isso. É o que vai te proporcionar diferença entre os demais profissionais da área, a qualificação.

Já existem muitos cursos técnicos e profissionalizantes na área, a exemplo da Escola Park Tool da América Latina, em São Paulo, e da Aliança Parque + SENAI, referências profissionalizantes nesse segmento. Grande parte dos alunos já saem do curso com uma vaga no mercado de trabalho ou dando início a sua oficina.

Montando sua oficina

Primeiro, ter iniciativa, coragem e disposição para começar o seu negócio. Além disso, entender o mercado e ser qualificado para se destacar da concorrência. Mas, como elementos principais, podemos destacar:

· Fazer um bom plano de negócios para ter tudo sobre controle;

· Se profissionalizar e ter um bom conhecimento técnico;

· Adquirir os elementos necessários para iniciar o trabalho;

· Atender bem os clientes.

Além de estar antenado sobre as novidades do mercado do ciclismo (bikes e peças) e confiar na sua capacidade.

Desenvolvendo habilidades de atendimento ao cliente

Como vimos anteriormente, o atendimento ao cliente é um dos elementos principais, e isso vale para qualquer negócio. Conquistar o cliente com a educação e um bom atendimento é o diferencial para transformar um serviço em uma fidelização.

Muitos cursos profissionalizantes te ensinam essas táticas de atendimento, o que te ajuda na hora de iniciar os serviços na sua oficina. Mas sempre tenha em mente que o bom atendimento é PRIMORDIAL.

Networking na comunidade ciclística

Se você é apaixonado por bicicletas e envolvido no mundo do ciclismo e competições de MTB, facilita bastante na hora de criar networking com a comunidade ciclística, pois a maioria dos seus possíveis clientes já te conhecem e sabem que você conhece bem sobre as bikes.

Foto: reprodução flickr/fabio_macache

Esse contato é importante para atrair clientes e te movimentar dentro do mundo técnico da área, para além do usuário de uma bicicleta. Propiciando pontos positivos para você enquanto profissional.

Resolução de problemas e diagnósticos: a mentalidade do mecânico de bicicleta

A mentalidade de um mecânico de bicicletas sempre tem que estar alinhada ao que o seu serviço vai proporcionar como melhoria para a funcionalidade daquela bike. Sempre ágil na possibilidade de resolução de problemas e aperfeiçoamento para que o ciclista amador ou profissional saia satisfeito com o serviço e vendo as vantagens que a sua mudança vai gerar na sua atuação enquanto praticante do esporte. Ou seja, focado na agilidade, qualidade e segurança, tanto da bicicleta quanto do seu usuário.

Alinhando esses objetivos, você será visto como referência na área.

Você conhece o programa de indicações Pedala Junto, do Bike Registrada? Você pode receber desconto no Seguro Bike Registrada ou um valor de R$20,00 por indicação! Aproveite e indique para seus amigos e clientes. Veja como participar clicando aqui.

Artigos relacionados
Manutenção de bike

Elevando o nível: como customizar e fazer upgrades na sua bicicleta de MTB

A personalização e os upgrades em bicicletas de Mountain Bike (MTB) não são apenas uma questão…
Leia mais
Manutenção de bike

Upgrade na Bike: montando um kit completo de marcha para bicicleta

Fazer um upgrade no kit de marcha de sua bicicleta não é apenas uma questão de luxo; é uma…
Leia mais
Manutenção de bike

Pedalando com eficiência: a importância da calibragem no aro 29

Você sabia que a calibragem dos pneus da sua bike pode ser o grande segredo para uma pedalada mais…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?