Segurança do CiclistaSeguro Bike RegistradaSeguro de Bicicleta

O seguro para bicicleta é obrigatório?

A dúvida de muitos ciclistas é se o seguro para bicicleta é obrigatório, afinal, são diversas leis e é muito difícil de conhecer todas.

E, para te ajudar, preparamos esse conteúdo completo que responde a pergunta se seguro de bike é obrigatório por lei ou não.

Aproveite o conteúdo e esclareça as suas dúvidas.

Boa leitura!

 

Como funciona um seguro de bike?

O seguro de bike é bem semelhante aos seguros tradicionais de automóveis, como carros e motos. A diferença entre eles é justamente o bem que é segurado.

Mas, de forma clara, esse seguro serve para cobrir algumas despesas ou auxiliar você em situações mais complexas, como furto, roubo, danos à bike ou até mesmo danos à terceiros.

Em alguns casos, os seguros são aplicados em perdas parciais da bike também, não somente a perda total.

E, independentemente de como você utiliza sua bike, sem dúvidas ela foi um investimento que você teve. Muitas vezes precisou de esforço para conseguir juntar a grana e finalmente comprá-la. Fora outros custos como revisão, troca de peças, tempo despendido etc.

Por isso, é importante que você tenha um seguro ativo. Ele lhe trará tranquilidade, já que a sua bike estará protegida, seja qual for a situação inusitada.

Com um seguro de bike você poderá aproveitar melhor os passeios e treinos em lugares novos que ainda não conheça. Poderá, também, investir em bikes mais robustas, sem ter tanta preocupação com roubos, estacionar onde quiser. Poderá realizar treinos mais intensos com maior segurança e muito mais.

Para você garantir todas as coberturas que citamos é preciso procurar por um seguro de bike que seja completo e esteja com você em todas as situações que precisar.

O seguro para bicicleta é obrigatório?

 

Qual o valor de um seguro de bike?

Os valores poderão variar de acordo com a empresa que contratar. Aqui, no Bike Registrada você encontra planos com diversas vantagens e valores a partir de R$17,39 por mês.

Esse é um diferencial da Bike Registrada. Aqui você se mantém seguro por um preço que cabe no seu bolso. Afinal, como falamos, o seguro é um investimento, para você evitar dores de cabeça com problemas que tenha com a sua bike. Saiba mais no vídeo abaixo:

O que está incluso no meu seguro de bike?

Como citamos, a cobertura do seguro de bike é muito parecida com a de um automóvel tradicional, porém existem algumas diferenças entre elas, inclusive o valor.

Com o seguro do Bike Registrada, você tem garantia contra roubos e furtos qualificado. Seja ele ocorrido durante o uso, quando estava guardada ou durante o seu transporte, como em viagens para o litoral ou interior.

Quebras por acidentes também estão inclusas, como gastos com conserto ou substituição em caso de acidentes durante o passeio ou no transporte da sua bicicleta. Os danos causados a terceiros, como atropelamentos será coberto no seu plano.

Além dessas coberturas, você conta com uma rede de assistências completas, com assistência 24 horas para situações como pane, pneu furado, roubo, acidente pessoal, agressão e ferimentos pessoais*.
* Conheça as condições gerais no Manual do Usuário do seu seguro.

Tenha também reboque ou transporte para até 50km do local da sua residência, transporte em caso de mal súbito, orientação de profissional sobre rotinas, treinos, alimentação e muito mais. E tudo isso, de acordo com o seu biotipo.

Por último, temos a garantia de cobertura de acidentes pessoais, em caso de morte, invalidez total ou parcial. As despesas médico-hospitalares em decorrência de um acidente durante o seu pedal e proteção para os seus acessórios e equipamentos utilizados estarão asseguradas no Bike Registrada.

O seguro para bicicleta é obrigatório?

Para entender se o seguro para bicicleta é obrigatório, precisamos conhecer o código da estrada.

O código da estrada ou código de trânsito é um documento legal que serve para estabelecer as regras de circulação de todos os tipos de veículos (carro, moto, caminhão ou até mesmo bike) nas estradas e outras vias, assim como sua relação com a população em um determinado país ou região.

E, de acordo com o código, a bicicleta é considerada um velocípede, ou seja, um veículo de tração humana que é comportado por uma ou mais rodas, como as bikes ou triciclos.

As principais características desse modelo são:

  • Movimentação através do esforço pelo seu condutor.
  • Pode ter um motor auxiliar, mas com uma potência máxima de 0.25 km/h que pare de trabalhar ao mesmo tempo em que você pare de pedalar ou que diminua a potência na medida que ganha velocidade.
  • E que não ande a mais de 25 km/h.

Se você possuir uma bicicleta que esteja dentro dos requisitos citados acima, então ela será considerada um velocípede. E nos casos dos velocípedes, o seguro de bicicleta não será obrigatório.

Mas, caso a sua bike não esteja dentro das especificações e tenha sua potência superior ou anda a mais de 25 km/h, ela será considerada um ciclomotor e aí sim o seguro para bicicleta é obrigatório.

Como contratar o seguro da bike Registrada?

O Bike Registrada é uma empresa insurtech, ou seja, está focada em seguros e 100% baseada em novas tecnologias. Ou seja, sua contratação é feita de forma online, em todos os passos.

Com apenas alguns cliques, você já recebe uma cotação do seguro ideal para você e poderá dar seguimento na mesma hora com o processo de vistoria.

O diferencial é que a vistoria é feita totalmente de forma virtual e em tempo real. Mas como isso é possível? Simples, você envia as imagens necessárias e o próprio sistema encaminha para a aprovação da apólice.

Depois disso, você pode fazer o seu pedal de forma tranquila, sem se preocupar com as possíveis dores de cabeça que poderia ter.

O seguro de bike cobre bicicletas elétricas?

Se você possui uma bicicleta elétrica e viu que o seguro para bicicleta é obrigatório, saiba que aqui na Bike Registrada nosso seguro também cobre o seu modelo.

Mas atenção, são cobertas bicicletas elétricas que possuam potência nominal abaixo de 800 Watts. E o seguro não tem cobertura para roubo ou furto da bateria.

Vantagens do seguro da Bike Registrada

Como você viu, os benefícios do seguro da Bike Registrada são diversos. Conheça alguns dos nossos diferenciais:

  • Você pode calcular o valor do seu seguro em poucos cliques.
  • Cobertura imediata.
  • Fazer a contratação do serviço de forma online e imediata.
  • Realizar a vistoria online.
  • Encontrar um plano que combine com o seu estilo de pedal.
  • Ganhar o Selo de Segurança Bike Registrada.
  • Cobertura de roubo e furto qualificado independente do plano escolhido.
  • Atendimento de assistência 24 horas, transporte e reboque em qualquer um dos planos.
  • Adquirir o seguro mesmo se a sua bike for usada, montada e sem nota fiscal.
  • Pagar mês a mês, sem burocracia e com cancelamento fácil.
  • Receber o valor da indenização e ter a liberdade de fazer o que bem entender.
  • A maior indenização do mercado, sem quitação de contrato.

Agora que você sabe se o seguro para bicicleta é obrigatório, que tal conhecer um pouco mais sobre a Bike Registrada e contar com as diversas vantagens que oferecemos? Faça sua cotação agora mesmo.

E aí, ficou claro para você se o seguro para bicicleta é obrigatório? Deixe para nós aqui nos comentários e não se esqueça de avaliar o nosso conteúdo!

Artigos relacionados
Segurança do Ciclista

Como prevenir acidente e atropelamento de ciclista

Sair para fazer um pedal na estrada é sua praia? Então você deve ficar atento para evitar muitos…
Leia mais
EstudosNotíciasSegurança do Ciclista

Mortalidade de ciclistas em São Paulo: uma análise de duas décadas

Bem-vindo ao nosso blog no Bike Registrada! Hoje, vamos mergulhar em um tópico crucial para todos…
Leia mais
Segurança do Ciclista

12 Responsabilidades e deveres dos ciclistas

Quem anda de bicicleta tem o direito de exercer as suas atividades com segurança e liberdade, mas…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?