Atletas

A incrível história de Samuel Bortolin: triatleta deficiente que conquistou o impossível

Para quem tem determinação, os obstáculos se tornam combustível. É deste modo que podemos definir a trajetória do paratleta Samuel Bortolin. Porém, nem sempre foi assim. Sua história cheia de desafios, teve muitos momentos de altos e baixos, até que ele pudesse ser esse exemplo de força e inspiração. 

Sua história começou com um nascimento prematuro, no qual ele perdeu seu irmão gêmeo. Logo em seguida, recebeu o diagnóstico de paralisia cerebral, lançando sua família em uma batalha incansável para proporcionar a ele as melhores condições de vida. Já que, segundi os médicos, ele não conseguiria nem ao menos engatinhar

Hoje, Samuel Bortolin não é apenas um paratleta notável, mas também um advogado, professor de educação física e palestrante. Como ele , que inicialmente tinha poucas perspectivas de andar, se transformou em um destacado atleta? Neste artigo inspirador, você irá conhecer a incrível jornada de superação. Boa leitura! 

Samuel Bortolin: superação pessoal por meio do esporte 

Contar histórias de atletas brasileiros é uma maneira incrível de inspirar. Especialmente quando se trata de alguém com uma narrativa tão cativante. Um atleta, um apaixonado por desafios, que viu a sua trajetória mudar a partir do momento que decidiu dedicar a sua vida ao esporte. 

Existem situações na nossa história onde o luto se transforma em luta. Foi assim com Samuel Bortolin. Nascido com apenas seis meses de gestação, após a perda de seu irmão gêmeo, foi diagnosticado com paralisia cerebral. E, consequentemente, com espasticidade de grau severo.

Nestes casos, os sinais corporais ficam por conta da falta de mobilidade com a fraqueza ou rigidez dos músculos. Além de problemas de movimento, postura e equilíbrio, a fala também pode ficar comprometida. Os desafios físicos foram intensos desde sempre e demandaram muitos tratamentos com o apoio incansável da família. 

Para se ter uma ideia, sua mãe viajava a cada 45 dias, 650 km. O trajeto era feito entre a cidade de Barreiras, na Bahia, até a capital federal, Brasília, para realizar os tratamentos. Foram anos nessa rotina, até que o filho começasse a se movimentar.

Mas, todo o esforço quase foi perdido. Se a adolescência já é uma fase complicada, imagina para um jovem como ele. Por se sentir diferente dos outros rapazes da sua idade, Samuel ficou a um passo da depressão. Esse momento difícil quase o fez desistir de tudo o que já havia conquistado.

Abandonou o tratamento e as sessões de fisioterapia. Em três dias de cama, o corpo já começou a responder negativamente com a perda de reflexos, fraqueza e encurtamento muscular. Ali, percebeu que perderia rapidamente a batalha. Foi em um impulso, que decidiu não desistir. E, ao tomar uma atitude extrema, se inscreveu em uma academia. Neste momento que a sua vida mudou completamente

Esporte como Ferramenta de Transformação

Samuel Bortolin

As previsões médicas não eram nada positivas, mas Samuel Bortolin transformou todas as suas dificuldades em instrumentos a seu favor. O menino que começou a andar apenas com sete anos, após uma sequência de cirurgias, hoje é um exemplo de vida. É a primeira pessoa do mundo com o seu grau de paralisia cerebral a completar uma prova de triathlon oficial

Tudo isso fez com que ele nunca se esquecesse dos conselhos da mãe, que sempre dizia \”não é o mundo que tem que se adaptar a você. É você que tem que se adaptar ao mundo\”. E assim, mesmo com o braço esquerdo e as duas pernas comprometidas, ele intensificou as caminhadas e engatou na corrida. 

Depois de ganhar uma melhor consciência corporal pela experiência como corredor, foi a vez de buscar novos desafios dentro de um propósito maior.  

Os treinos para triathlon foram um caminho natural que ele resolveu seguir. Buscou ajuda de profissionais que pudessem apoiar o seu projeto e começou a nadar. Já no ciclismo, conseguiu se adaptar a um triciclo. 

Especialista em Comportamento e Alta Performance

Com o incentivo de seus pais e pela sua própria determinação, conseguiu atingir um nível independente de vida. A deficiência para ele nunca foi uma barreira. Ao contrário. Sempre serviu de mola propulsora para que ele alcançasse autonomia e agilidade. 

Por isso, além de atuar como paratleta, Samuel Bortolin cursou simultaneamente duas universidades. É formado em educação física pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) e em direito pela Unorp – Rio Preto. 

Constância, bons hábitos e bons comportamentos, foram as chaves para suas conquistas. Pela sua experiência de vida, aprendeu que a consistência é mais poderosa que a velocidade. E que, às vezes, os resultados demoram, mas precisamos ter força para seguir em frente.

Tendo como base a sua vivência, se especializou em comportamento e alta performance, com o objetivo de compartilhar um pouco de tudo o que viveu. Como diz a frase em destaque no seu site profissional: “Todo mundo tem dentro de si um potencial enorme a ser explorado. Eu acredito que se eliminarmos as desculpas das nossas vidas e fizermos um pouco mais a cada dia, com consistência, os resultados serão extraordinários!”. 

Palestras motivacionais: compartilhando experiências e incentivando pelo brasil afora

Samuel Bortolin ministrando palestra

Depois de conhecer um pouquinho da história de superação e luta do paratleta Samuel Bortolin, a pergunta que fica é apenas uma. Qual é a sua desculpa?

E é exatamente essa provocação que Samuel apresenta em suas palestras motivacionais em todo o país. Com carisma e ideias inspiradoras, ele demonstra que é possível alcançar níveis mais elevados de desempenho e superação.

Em seu discurso, fica evidente que, quando nos comprometemos a oferecer nosso melhor, a verdadeira competição não é com os outros, mas sim conosco mesmos. É uma jornada interna que define se seremos vencedores ou não.

Conhecer histórias como a de Samuel Bortolin é a melhor maneira de estabelecer conexões profundas e gerar inspiração. Por meio de suas experiências de superação, ele não apenas nos mostra a resiliência. Mas também oferece um exemplo vivo de como a dedicação e a força interior podem transformar obstáculos em oportunidades. 

Que possamos ser melhores a cada dia mais. Para isso, conte com o seguro da Bike Registrada e intensifique o seu pedal. Tudo isso, com a segurança que só uma empresa feita por ciclistas, para ciclistas, pode oferecer.

Artigos relacionados
AtletasCuriosidadeEsporte e FitnessModelos de bicicletasNotícias

Bicicleta de Remco Evenepoel: o campeão belga de corrida em 2024?

Remco Evenepoel não é apenas um nome no mundo do ciclismo; ele é uma lenda em ascensão.
Leia mais
Atletas

Marconi Ribeiro: um ciclista que inspira qualidade de vida e paixão

Atleta multifacetado e apaixonado por esportes, Marconi Ribeiro se destaca por sua ampla…
Leia mais
AtletasEsporte e Fitness

Tudo sobre o Iron Biker 2023

Chega a 30ª edição do maior campeonato maratona de MTB do mundo! O IRON BIKER 2023 acontece nos…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?