Manutenção de bikeRoupas e Acessórios

Roupas para pedalar na chuva

Para não pedir arrego à São Pedro, que aparece de repente durante o pedal na estrada ou na trilha, você deve se preparar de várias formas. Além de manter a manutenção da bike em dia, principalmente freios, usar roupas para pedalar na chuva é o mínimo para se proteger desse clima.

Assim como pedalar no calor exige seus cuidados, na chuva é preciso ter o vestuário certo para fazer um pedal. Sem as roupas adequadas, a visão fica muito prejudicada e o corpo encharcado.

Confira neste artigo o kit básico de roupas para pedalar na chuva, que ajudarão seus pedais nesse tempo e deixarão seu treino mais seguro!

 

Saiba quais são as roupas para pedalar na chuva que você precisa

A coisa mais comum na vida de um ciclista é pegar uma água durante seu pedal, e às vezes ela aparece no início do treino. Por isso, para não cancelar a pedalada por causa de um chuvisco forte, anote e separe estas roupas para pedalar na chuva.

Capa de chuva

As capas de chuva são feitas de materiais leves, que podem ser dobrados e compactados facilitando guardá-la na bolsa da bike ou até na camisa.

Boas capas devem ter touca para evitar que seu cabelo fique encharcado e a água escorra dele e entre em seus olhos. Além disso, há modelos de capas do tipo jaqueta com zíper na frente, e outros que são tipo poncho, que protege quase o corpo todo.

Dê preferência para capas em cores chamativas, ou que tenham faixas refletivas. Esse recurso é muito importante para chamar a atenção de motoristas, pedestres, etc, já que na chuva, a visibilidade é prejudicada.

Calça

A calça impermeável para pedalar é uma opção para quem precisa manter a roupa embaixo seca, por exemplo, para ir ao trabalho.

A maior parte de calças para chuva é de cor preta, mas algumas têm faixas refletivas, o que ajuda deixar você mais visível nas vias.

Além disso, algumas dessas peças reservam bolsos e tem velcro ou elástico na área do tornozelo, o que é bom para não enroscar no pedivela e corrente.

Luvas

Além das luvas para ciclismo, feitas especialmente para esse esporte, na chuva você deve usar um par de luvas impermeáveis. Elas são mais finas e produzidas geralmente de neoprene, ou outro material flexível e que garanta vedação contra água.

Você pode usar as luvas para chuva junto com as luvas de ciclismo, ou só o par impermeável, desde que dê aderência nos manetes e trocadores.

Óculos

Os óculos para ciclistas são peças do vestuário básico para ciclismo, e garantem muito além de um visual mais esportivo, proteção aos olhos.

Óculos para encarar clima chuvoso devem ter lentes com pequenos furos, para impedir que elas fiquem embaçadas. Na chuva, sempre use lentes amarelas, que clareiam e destacam o ambiente, que nesse clima é sempre mais escuro — mesmo de dia.

Meias

Sim, existem meias específicas para manter seus pés secos. Essas peças de roupas para pedalar na chuva são feitas de material impermeável, muito resistente e elástico.

Não é necessário usar meias de algodão comuns ou próprias para ciclismo, por cima de um par impermeável, basta só colocá-las e pé no pedal.

Além de meias em cor preta, há modelos coloridos, ideais para reforçar a sua sinalização durante o pé d’água.

Capa para sapatilha

A capa para sapatilha é feita com o objetivo de proteger esse calçado de ciclismo, contra furos, rasgos, etc, de pedras e tudo o mais que aparecer no caminho.

Fora isso, essas capas também servem para proteger seus pés contra a chuva, e contam com aberturas na sola, para garantir que os tacos fiquem presos aos pedais.

Já se você pedala de tênis deve usar polainas impermeáveis, que tem cano baixo ou alto e são muito fáceis para colocar e tirar.

Você encontra boa parte dessas roupas para pedalar na chuva, em lojas online, como também em bike shops físicas ou varejos que vendem equipamentos de aventura. Essas casas são especializadas em itens esportivos para uso em situações extremas.

Além de aumentar a sua segurança, as roupas para pedalar na chuva manterão você seco, longe de resfriados e gripes e não deixarão a água “molhar o pedal”.

Confira nosso post com 5 cuidados essenciais para pedalar na chuva, e evite acidentes!

Artigos relacionados
ComponentesManutenção de bike

Pedivela para MTB: tudo o que você precisa saber

O pedivela é uma peça fundamental na configuração de uma mountain bike (MTB), sendo o coração…
Leia mais
Manutenção de bikeReviews

Bicicleta TSW é boa? Saiba aqui!

Nascida em 2018, a bicicleta TSW é uma opção nacional e com um custo mais acessível. Porém…
Leia mais
Manutenção de bikeReviews

Bicicleta KSW é boa? Veja nossa análise

Sabemos que é muito comum surgir dúvidas na hora de comprar uma nova companheira de aventuras. A…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?