Você está iniciando no esporte e quer saber quais os componentes de uma bike speed? Fique com a gente e leia essa matéria até o final para entender como turbinar sua bike, viver os melhores momentos e obter os resultados rapidamente!
Se você treina na estrada, nas ruas ou em competições, logo, a sua prática na modalidade speed preza por um único propósito: velocidade! Essa é a principal diferença entre uma MTB e uma Speed. Então a sua bike de asfalto precisa ser o mais leve possível.
O que significa speed na bicicleta?
Speed, vem da palavra \”velocidade\”em inglês, ou seja, representam a categoria de Bikes de Estrada ou Road Bikes (estrada em inglês).
Quais as principais características de uma bike speed?
Uma bike speed é mais leve e possui pneus e guidão mais estreitos. Sua posição no selim também te trará mais aerodinâmica para diminuir a resistência do ar em movimento. Geralmente ela também não tem suspensão.
O quadro pode ser de carbono, o que torna a bike mais leve, ou também de alumínio. Algumas mais modernas já possuem o quadro de alumínio com o garfo de carbono, por exemplo, por um custo melhor. Resumidamente, há muitas especificidades dos componentes de uma bike speed.
Quais são os componentes de uma bike speed?
Aqui nesse artigo vamos elucidar 9 desses componentes de uma bike speed que são os principais na hora de montá-la.
Roda
As rodas das bikes speeds são os principais compomentes dela. O tamanho, material entre outros vai depender do tipo de ciclista e treino realizado. Mas o mais comum é que sejam de 70mm, com pneus menores, mais finos e leves. Como nessa modalidade a velocidade é prioridade, costuma-se preferir materiais mais leves como o carbono.
Transmissão de marchas
Diferente das MTB, as bikes speed têm um número menor de marcha. Os grupos de marchas das road bike podem ter 16v, 18v, 20v e 22v.
Sistema/ Manete de Freios
Acionamos os freios com um sistema de chamamos de “manete”. O modelo mais comum é a ferradura. Ele é considerado por ser simples de manter, mais leve e fácil de encontrar.
Existem também os freios à disco, o que torna a bike mais segura mas também um pouco mais pesada.
Guidão e mesa de guidão
A mesa de guidão é uma peça é pensada para auxiliar na postura, velocidade e na performance do ciclista. O formato escolhido varia do seu objetivo, por exemplo, se precisa pedalar numa postura curva ou ereta.
Já o guidão é curvo e feito com materiais que garantem o conforto das mãos do ciclistas. É ele quem torna sua pedalada mais prática, confortável e ágil na hora de direcionar o seu caminho no pedal.
Pedivela e pedais
Nas bikes de estrada as pedivelas costumam ter duas coroas.
A coroa pequena tem entre 34 e 39 dentes e auxilia nas subidas. Já a coroa grande tem uns 53 dentes e usamos para impulsionar a velocidade
Cassete/ Catraca
O cassete é aquele peça que fica na roda traseira da bike, alternando as marchas. O número de engrenagens junto ao cassete corresponde o número de velocidades.
Nas bikes de speed, geralmente variam de 7 a 11 velocidades e são identificados pela quantidade de dentes da menor engrenagem e da maior. Ou seja, a quantidade de engrenagens e o tamanho do cassete é que vai determinar se a pedalada será mais pesada, mais leve, para subidas ou descidas. Tudo depende do objetivo do atleta.
Quadro
O quadro para as Road Bikes são focados na performance, por isso possuem uma aerodinâmica trabalhada e o peso mais leve.
Os principais quadros de alumínio têm um peso baixo e uma boa resistência e estão nas bikes de entrada, por terem um valor menor.
Existem também os quadros de fibra de carbono, muito mais leves e bem duráveis, indicado para ciclistas avançados que desejam melhorar a performance. Uma vantagem desse material é que ajuda na absorção de impacto, o que torna a bike um pouco mais maleável.
Se você escolher um tipo tradicional (com o top tube reto e paralelo ao solo) ou um sloping (que possui uma melhor aerodinâmica com o top tube inclinado levemente para cima), o tamanho do seu quadro deve ser compatível com a sua altura.
Canote e Selim
Essas peças são pensadas para que aja conforto e agilidade na movimentação das pernas do ciclista. O selim, ou \”banco\”, é mais comprido e fino para que a parte interna das coxas não esbarre no equipamento.
O canote é aquele \”cano que segura o banco\” e deve se ajustar com a sua altura. Importante também escolher o mais adequado ao seu biotipo.
Garfo
O garfo é a peça que conecta a mesa de guidão com a roda da bicicleta. Esse elemento define a precisão da direção. Cada modelo possui uma medida que vai de acordo com o perfil de cada ciclista.
Pneus
Os pneus de uma speed são lisos, estreitos e tem o tamanho padrão de 700mm. Quanto mais largo o pneu, mais confortável é o giro porém, quanto mais fino, mais velocidade. A espessura varia entre 20 e 28mm.
Aqui você precisa calibrar o pneu na medida certa pois quanto maior é a espessura, menor deve ser a pressão.
Corrente
A corrente deve ser escolhida de acordo com o modelo e tamanho da catraca.
Quais os tipos de bike speed?
Aero: Indicadas para velocidade e desempenho! Esses equipamentos são projetados com tecnologia para cortar o vento. O quadro de uma aero possui tubos mais largos e suas rodas possuem um perfil mais alto, 60, 64mm.
Endurance: Já as endurance prezam pela estabilidade e o conforto do ciclista. A geometria do seu quadro é desenvolvida para percorrer longas distâncias. O selim será reto e favorece a posição mais ereta.
Race: As Race Road Bikes foram criadas para um alto rendimento em percursos mistos (subidas, retas e curvas) e por isso devem ser o mais leve possível. O quadro de uma Race bike é mais baixo e comprido, o que torna a posição de pilotagem mais agressiva.
Gravel: Indicada para terrenos de cascalho, terra batida, algumas trilhas e também em estradas e ruas pavimentadas com asfalto. É um misto para quem gosta de MTB e também Road.
Thriathlon ou Contrarrelógio: Aqui nesses modelos os manetes de freio ficam distantes das alavancas de marcha. As bikes TT são desenvolvidas para andar rápido em percursos planos.
Quanto custa montar uma bicicleta speed?
Se você é novo no mundo do pedal e quer começar a se aventurar em road trips, o mais indicado é você comprar uma já montada. O valor das peças separadamente pode ter um alto custo e ainda lhe custará bastante conhecimento e tempo para encaixar as peças e os componentes de uma bike speed.
No mercado, o valor mínimo de uma speed de entrada é R$ 2900, como a Oggi. O melhor custo benefício é você escolher uma bicicleta que atenda suas necessidades.
Esse artigo te ajudou a entender o que é Bike Speed? Para se sentir ficar por dentro e se sentir mais seguro no universo das bikes, faça a sua cotação do seguro Bike Registrada.