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Como perder peso sem perder o rendimento

Quando o assunto é como perder peso sem perder o rendimento, muitas opiniões e informações surgem por aí. A maioria é pautada em reduzir o consumo de carboidrato e das calorias. Outras apontam a redução total da gordura corporal.

Porém, esse nutriente é essencial para a performance do atleta, já que é fonte de energia. Da mesma forma, buscar a eliminação geral da gordura pode prejudicar o rendimento. Afinal, o corpo humano necessita dela para decompor e produzir energia, além de transportar algumas vitaminas.

Então, como lidar com a perda de peso sem perder o rendimento nos treinos e nas competições de ciclismo? A chave aqui está no equilíbrio.

 

É possível perder peso sem perder o rendimento?

A prática esportiva leva muitos atletas a buscarem reduzir a gordura corporal. Porém, quando feita de forma errada, perder peso sem perder o rendimento se torna quase impossível. Afinal, quem gosta de pedalar com um bom desempenho não quer sentir sua potência e energia indo junto com os quilos a mais.

Um dos pontos que leva ao problema de diminuir o rendimento junto com o peso é a falta de acompanhamento profissional de um nutricionista. É comum ouvir que basta eliminar toda a gordura do corpo. Porém, esta tem um papel importante na saúde e deve ser mantida em níveis baixos. Outra questão é parar de ingerir carboidratos. Entretanto, estes são os responsáveis por trazer energia ao corpo e precisam apenas ser consumidos no momento e quantidade corretas.

Além disso, a diminuição do peso pode vir acompanhada da perda de massa muscular e também do desempenho. Assim, reduzir a gordura e manter o rendimento exige cuidados específicos.

Perder peso não precisa significar a perda de rendimento.

Quando a dieta é planejada para o ciclista, diminui-se a relação entre perda de gordura corporal e de um bom desempenho. Para isso, é necessário ajustar o período e formato dos treinos com a alimentação do atleta. Dessa forma, a redução da ingestão de calorias não deixará a pessoa sem energia.

Dicas para perder peso sem perder performance

Como dissemos acima, é essencial que os níveis de gordura corporal estejam baixos. Porém, nessas dicas de como perder peso sem perder performance, levaremos em consideração a importância da gordura e da ingestão de carboidrato para a saúde humana. Também é importante ressaltar que, antes de aplicar as dicas, recomendamos que você consulte um nutricionista.

1. Evite dietas radicais e troque por uma alimentação equilibrada

A alimentação saudável e equilibrada é essencial para perder peso sem perder o rendimento. Quando a dieta é muito restritiva, é possível que o corpo não tenha os nutrientes necessários para o seu desempenho durante e depois do treino ou competição. Outros efeitos são cãibras musculares, dores de cabeça e fadiga.

Assim, é indicado equilibrar a dieta e buscar por alimentos que acelerem o metabolismo. Consumir alimentos com baixo teor de gordura, por exemplo, força o corpo a usar a gordura extra armazenada para a produção de energia. Já o aumento da ingestão de proteínas magras auxiliam na recuperação dos tecidos musculares.

O carboidrato também não pode ser abolido. O ideal é que o consumo seja em momentos específicos do dia e em uma quantidade que se adeque ao peso do ciclista. Recomenda-se a ingestão de alimentos considerados funcionais, ou seja, aqueles que influenciam beneficamente as funções corporais. Entre eles, estão os alimentos vermelhos, peixes e algumas oleaginosas.

2. Faça treinos de força

O processo de emagrecimento vem acompanhado do risco de diminuir a massa muscular junto com a gordura corporal. Os exercícios precisam ser de alta intensidade, como os intervalados, tiros ou treinos de força. Essas atividades aumentam o gasto calórico e energético, reduzindo o peso. Ao mesmo tempo, fazem a manutenção dos músculos e promovem o ganho de potência.

Assim, é importante valorizar a prática de exercícios de força para perder peso sem perder o rendimento. Do mesmo modo que a ingestão de proteína estimula a síntese de proteína muscular, a combinação das duas estratégias promove um resultado mais efetivo.

Porém, evite altos volumes de treinos, isso atrapalha a recuperação muscular e interfere negativamente no processo do treino. Também não force os treinos para emagrecer quando estiver próximo de competições. A intensidade necessária para isso pode atrapalhar o rendimento na prova.

3. Valorize o sono

O sono é muito subestimado no processo de eliminar a gordura corporal, já que o corpo parece inativo naquele momento. Porém, é com uma boa noite de sono e com tempo suficiente que a sensibilidade à insulina intensifica, aumentando a glicose no sangue. Isso faz com que haja a diminuição da vontade de comer carboidratos. Assim, dormir bem é essencial para perder peso sem perder o rendimento.

Quando procurar um personal fitness e assistência nutricional?

Como visto acima, para perder peso sem perder o rendimento é necessário a combinação correta entre treinamento, alimentação e descanso. Por isso, buscar ajuda e acompanhamento profissional se torna essencial para que você atinja seu objetivo com saúde e segurança.

A melhor opção é encontrar por um personal fitness e por assistência nutricional. A combinação do trabalho desses dois profissionais garante que haja a diminuição da gordura e até a potencialização do desempenho do ciclista em competições. Eles são os responsáveis por apontar o melhor treino e alimentação para o seu tipo de corpo e objetivo.

O ideal é que o personal o oriente sobre as rotinas de treino para o seu biotipo após fazer uma avaliação do seu condicionamento. Já na parte nutricional se detém a recomendação de alimentos saudáveis de acordo com seu perfil.

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