Sabe para que serve o gancho de bicicleta? Por meio dessas simples e prática solução, torna-se possível guardar a sua bike de forma segura e garantir mais espaço para você e toda sua família.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo destacaremos o que são os ganchos de bicicleta, informaremos sobre os motivos pelos quais são uma boa solução para guardar as bikes e também vamos apresentar alguns modelos existentes. Vamos lá?

O que é o gancho de bicicleta?

Não há muitos segredos em relação a esse tema. O gancho de bicicleta é um suporte utilizado para guardar a bicicleta pendurada na parede. O gancho conta com dois apoios (sendo um para cada pneu) e também um engate (onde você pode enganchar o pedal da bike na parede).

Por que é uma ótima solução para guardar as bikes?

Por diferentes motivos, o gancho de bicicleta é uma ótima ideia para guardar a magrela. Primeiramente, você estará tranquilo pelo fato de guardar a bicicleta em um local tranquilo. 

Desse modo, será possível praticar essa atividade física de maneira segura, pois não há o risco de perder a bike por causa de furtos. Também ficará mais fácil para você encontrar os seus amigos ciclistas. 

Além disso, torna-se possível ganhar mais espaço. Essa questão é extremamente útil caso você precise guardá-la em condomínio ou mesmo na sua residência. Pode-se guardar mais de uma bicicleta na mesma parede. As pessoas no condomínio também não vão precisar ficar desviando da bike ao caminharem na residência, ou seja, torna-se possível ter um ganho de espaço.

Quais são os principais modelos existentes?

Existem diversos modelos de gancho de bicicleta e cada um apresenta características diferentes. Por esse motivo, é muito importante entender sobre cada metodologia. Entre algumas possibilidades estão o suporte em L, o vertical, o horizontal, o sistema de polia e o gancho no teto. Destacaremos sobre cada tipo na sequência do conteúdo.

Suporte em L 

x gancho de bicicleta
Foto: Reprodução Pinterest

O suporte em L é um dos principais modelos existentes de gancho de bicicleta. Agora, você deve estar se perguntando: como funciona esse material? Trata-se de um suporte em L usada com o objetivo de fixar prateleiras.

Sobre esse tema é muito importante estar atento em relação às dimensões do suporte. As cantoneiras em L devem ser largas e ter, pelo menos, 3 centímetros de largura. O gancho, por sua vez, deve ter também, no mínimo, 3 centímetros de cumprimento.

Ao seguir ambas as medidas torna-se possível ter um suporte que se encaixe facilmente na sua bike. Desse modo, você vai ficar tranquilo para guardar a magrela em um local prático e seguro.

Suporte vertical

x gancho de bicicleta
Foto: Reprodução Pinterest

O gancho do tipo vertical é uma ótima ideia para quem não tem muito espaço no chão das residências ou condomínios. Esse tipo de suporte possibilita que você guarde as bicicletas contra a parede. 

Sobre esse suporte há a possibilidade de você fixar a bicicleta na parede com às duas rodas, economizando ainda mais espaço.

Suporte horizontal

x gancho de bicicleta
Foto: Reprodução Pinterest

O suporte horizontal também apresenta a vantagem de ocupar pouco espaço. Por meio desse material, você vai guardar a bicicleta montada paralelamente ao chão, colocando-a contra a parede.

Além disso, vale destacar que os suportes horizontais são fáceis de utilizar no seu cotidiano. Isso porque, só é necessário levantar ligeiramente a bike do chão e fazer o encaixe.

Quando você quiser andar e começar a prática esportiva é muito fácil. Só vai ser preciso deslizar a magrela para fora do suporte. Muito prático, não é mesmo?

Sistema de polia

x gancho de bicicleta
Foto: Reprodução Pinterest

Fonte alibaba

Outra maneira de desenvolver o gancho de bicicleta é por meio do sistema de polia. Você vai poder fazer a compra de uma corda de nylon e também com roldanas fixas e livres com gancho. Para a corda não escorregar, só é preciso utilizar dois ganchos parafusados na parede.

Esse sistema é bastante semelhante em relação aos varais de teto. Nesse caso, torna-se possível suspender a bike. Essa solução é fácil de ser instalada e vai trazer muita facilidade no seu cotidiano.

Gancho no teto

x gancho de bicicleta
Foto: Reprodução Pinterest

Fonte magazine luiza

Outro tipo de suporte utilizado para guardar as bicicletas são os ganchos no teto. Trata-se de outra metodologia que vai te ajudar a economizar espaço na sua residência e armazenar a sua bike de forma segura e prática.

Nessa metodologia, você vai conseguir pendurar a bicicleta de ponta cabeça pelas rodas. No entanto, para esse método funcionar os ganchos precisam ser qualidade e o teto precisa suportar o peso da magrela.

Sobre esse tema é muito importante destacar que, ao depender da altura do teto, vai ficar difícil colocar e retirar a bicicleta, especialmente para quem é mais baixinho.

O gancho de bicicleta é uma ótima ideia para você guardar a sua bike de forma simples, rápida e prática. Desse modo, você vai ficar mais tranquilo ao saber que pode deixar a bicicleta com segurança. Por esse motivo, procuramos apresentar essa solução para te ajudar na prática desta importante atividade física.

Você está com alguma dúvida sobre como funciona o gancho de bicicleta? Deixe o seu comentário no post! Será um grande prazer ajudá-lo a esclarecer os seus questionamentos sobre o tema.

Imagem de capa: Reprodução ForRent.com

seguro de bike