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Qual o melhor freio para bicicleta?

Freio para bicicleta é uma das – se não a – parte mais importante de uma bicicleta. Eles mantêm você seguro, seja descendo uma trilha de Mountain Bike ou andando no trânsito.

Desse modo, a evolução deste acessório tomou um rumo interessante nas últimas décadas, pois o advento dos freios a disco mudou o mercado para sempre.

Enquanto eles rapidamente se estabeleceram como os melhores para o estilo MTB e outros nichos do ciclismo.

Pensando em tudo isso, decidimos criar um artigo exclusivo para que você fique atento para realizar a melhor escolha quando precisa adquirir este item. Confira!

 

Quais são os tipos de freio para bicicleta?

Muitas vezes olhamos um ciclista ou um competidor com sua bicicleta toda equipada, mas nem sempre reparamos na variação de freios que existem em cada uma delas.

Vejamos abaixo alguns dos tipos disponíveis.

Freios a disco

A principal diferença entre freios a disco e aro é onde eles aplicam a força de frenagem. Nos freios a disco, a força é aplicada no rotor que é montado no cubo da roda.

Enquanto nos freios de aro, a força de frenagem é aplicada diretamente no aro da roda. Portanto, os freios a disco mecânicos usam um cabo de aço trançado para transferir a força de frenagem na alavanca para a própria pinça de freio.

Esses shifters são compatíveis com shifters de freio de aro, o que os torna mais fáceis de manter do que os freios a disco hidráulicos, especialmente para ciclistas casuais.

Freios Hidráulicos

Os freios a disco hidráulicos usam um sistema selado de fluido para transferir a força de frenagem para as pinças, em oposição aos cabos de aço reais.

Pode ser mais fácil configurar freios a disco hidráulicos, embora você precise comprar câmbios hidráulicos específicos para acomodar a configuração do freio a disco.

Dessa forma, os freios a disco hidráulicos também são mais difíceis de manter em casa, embora você não sofra com o desgaste ou rasgo do cabo, como acontece com os freios a disco mecânicos.

Assim, os freios a disco mecânicos são normalmente mais baratos que os freios a disco hidráulicos, mas podem falhar em alguns aspectos de desempenho e durabilidade.

Freios de pinça

O freio de pinça é o estilo mais popular de freios de aro, que vemos em bicicletas de estrada, velocidades únicas e híbridas hoje.

Em um freio de pinça, todo o freio é montado em um único ponto acima da roda, que teoricamente centraliza os braços do freio ao redor do aro.

O corpo único de um freio de pinça permite que ele seja mais leve e melhor equilibrado do que outros estilos de freios. Por isso, é tão importante saber qual o melhor freio para bicicleta.

Freios cantilever

Os freios cantilever parecem freios de pinça de longe, mas seu mecanismo é realmente bem diferente. Existem duas peças opostas em um freio cantilever que ficam em ambos os lados do aro.

Puxar a alavanca do freio faz com que essas duas peças separadas fiquem presas no aro, o que resulta em uma parada mais forte e potente.

Esses freios são mais comumente encontrados em bicicletas para MTB, embora sejam menos aerodinâmicos do que os freios de pinça que usam apenas uma peça em vez de duas.

Freios V

O estilo mais poderoso de freio de aro são os freios em V, que às vezes são conhecidos como freios de ‘tração linear’ ou ‘tração direta’.

Com este estilo de freio, a carcaça do cabo se conecta a um braço enquanto o cabo do freio se conecta ao outro – quando a alavanca é puxada, o cabo puxa contra a carcaça e os braços do freio se unem.

Comum em Mountain Bikes e outras bicicletas destinadas ao off-road, os freios V são semelhantes aos freios cantilever.

Porém, têm braços mais longos e maior superfície de parada e potência em comparação com outros freios de aro. Este estilo é ideal para passeios off-road e até funciona bem em pneus molhados ou lamacentos.

Foto: Reprodução Bart Heird.

Qual é o melhor por modalidade?

A potência não é nada sem controle e os melhores freios. A potência que você precisa para controlar sua velocidade e frear com um dedo para reduzir a fadiga e permitir melhor controle e manuseio.

Shimano Deore M6100

Este freio para bicicleta traz ótimas características para quem gosta de competir nas montanhas e morros.

Especificações:

  • Peso: freio 291g, rotor 199g;
  • Rotores: 160, 180, 203 e 220mm;
  • Classificação: 10/10.

Prós: Potência e modulação impressionantes, confiável, ótimo custo-benefício, atinge a potência máxima rapidamente

Contras: As alavancas podem chacoalhar um pouco, configurar de maneira complicada.

O freio Deore possui uma pinça de dois pistões acoplado ao conjunto compacto da alavanca da empresa. A lâmina da alavanca é uma construção de alumínio dobrada, mas é rígida e forte.

Não há ondulações na lâmina, mas não é notado problemas com falta de aderência. Perto do pivô há um parafuso Allen para ajustar o alcance, e o freio tem o familiar e irritante grampo articulado da Shimano.

Assim, você tem que empurrar uma pequena ferramenta para o lado para abri-la, e a do nosso freio de teste parou de funcionar. Mais uma boa dica de saber qual o melhor freio para bicicleta.

Mesmo assim, este é um dos melhores freios para se utilizar em competições de MTB.

Odyssey Evo 2 BMX U-Brake

Atualmente, o Evo II U-Brake é o freio líder para bicicletas BMX. O design inovador e modular é ótimo pelo preço oferecido.

Diretamente da caixa, isso pode ser conectado como freio dianteiro ou traseiro em quase qualquer quadro de BMX. Ao contrário dos freios em V, o design do freio em U possui cabos de dupla alça que se estendem sobre a roda.

Esse design foi desenvolvido a partir do design antigo do Evolver e o refinamento permitiu o uso de praticamente qualquer opção de cabeamento de freio para bicicleta.

Especificações:

  • Os parafusos de fixação do cabo de ponta chata evitam danos ao fio interno;
  • Adaptador de cabo frontal de alumínio elegante;
  • Superfícies niveladas;
  • Altura de pilha mais baixa possível;
  • Compatibilidade: Roda dianteira ou traseira;
  • Almofadas: Slim por 4 almofadas.

Neste caso, o Evo é extremamente adaptável à modalidade de BMX.

Shimano Dura Ace R9200

O para o desempenho principal da Shimano ele é o melhor freio para bicicleta.

ESPECIFICAÇÕES

  • Peso: 233 g (par, sem rotores);
  • Montagem: Plana;
  • Acionamento: Hidráulico;
  • Ajuste: Alcance da alavanca, curso livre.

O modelo principal da Shimano trouxe conceitos de mountain bike para a estrada com rotores de disco compartilhados, folgas de pastilhas mais amplas e melhor atuação da alavanca graças ao Servo Wave.

Graças à tecnologia trickle down por meio da faixa, tudo isso agora pode ser encontrado no nível Ultegra, mas o auge da faixa Shimano ainda tem uma vantagem de peso.

Assim, você poderá realizar uma ótima competição na pista ou praticar seu esporte com segurança.

Qual o melhor freio a disco: mecânico ou hidráulico?

Os sistemas mecânicos são operados por um cabo, como a grande maioria dos freios de aro, enquanto os sistemas hidráulicos usam fluido para transferir a força da alavanca para a pinça.

Puxar a alavanca do freio em um sistema hidráulico move um pistão dentro do cilindro mestre que força o fluido de freio em direção à pinça de freio.

Isso atua nos pistões na pinça de freio para empurrar as pastilhas de freio contra o rotor do disco.

Assim, os freios hidráulicos são mais avançados e têm um desempenho melhor do que os freios para bicicleta de aro ou os discos mecânicos em praticamente todos os aspectos, mas são mais caros.

Qual melhor freio para bike: a disco ou V-brake?

A maior vantagem de ter uma bicicleta equipada com freio V é que seus componentes estão facilmente disponíveis em todo o mundo.

Eles são baratos para manter e substituir em caso de desgaste. Os freios V são bastante fáceis de manter, mesmo em movimento.

Em caso de falha, os componentes podem ser substituídos facilmente, pois não possuem a complexidade de um sistema de freio a disco acionado por componentes hidráulicos ou mecânicos.

Ao contrário dos freios a disco que aquecem rapidamente e transmitem calor para os cubos e raios, os freios V não sobrecarregam os cubos e os raios.

Portanto, como a roda e seus componentes não aquecem, os raios e o cubo das bicicletas com freios V tendem a ter uma vida útil mais longa.

O que é freio V-brake na bicicleta?

Os freios V-brakes – ou freios cantilever de tração direta pelo nome próprio – funcionam de maneira semelhante aos freios cantilever tradicionais. Com as duas metades aparafusadas aos ressaltos soldados ao quadro.

Eles são acionados lateralmente, com o alojamento do cabo fixado em um braço por meio de um ‘macarrão’ e o cabo interno preso no outro.

À medida que o cabo é puxado pela carcaça, os dois braços são puxados um em direção ao outro, movendo as almofadas em direção ao aro.

Os freios em V foram introduzidos em um momento em que a suspensão estava se tornando mais comum.

E, como um sistema de freio em V não requer uma parada de cabo fixa no quadro ou garfo, eles rapidamente se tornaram populares em Mountain Bikes.

Em suma, agora sabemos qual o melhor freio para bicicleta. Vimos diversos modelos e suas características.

Cabe a você saber qual sua modalidade e estilo de bike que possui para tomar a melhor decisão para deixar sua bicicleta muito bem equipada e segura.

Gostou do artigo? Então não deixe de comentar logo abaixo suas impressões e dúvidas.

Foto da capa: Reprodução @rawpixel.com

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