Uncategorized

Filippo Ganna em destaque e iniciativas do bem

No boletim Bike Press, tudo o que sai de mais surpreendente na imprensa nacional e internacional, você confere no blog da Bike Registrada. Nesta semana, iremos falar sobre o desempenho surpreendente do italiano Filippo Ganna e sua equipe no Campeonato Europeu de Ciclismo de Pista. 

Além disso, iremos destacar a sua participação positiva na competição portuguesa Volta ao Algarve. Em terras brasileiras, o assunto é a primeira etapa da Taça Brasil de Ciclismo de Pista, que já reuniu os principais ciclistas do país na categoria. 

Outro tema são as iniciativas de estímulo ao ciclismo realizadas nas mais diferentes localidades. Destacamos um projeto que está sendo previsto para o Mato Grosso do Sul. 

Aqui no Bike Press, reunimos as informações mais relevantes da semana reunidas em um só lugar, para você ficar por dentro das últimas novidades. 

Confira abaixo alguns dos destaques que aconteceram no Brasil e no Mundo: 

FILIPPO GANNA: DESTAQUE NO CAMPEONATO EUROPEU DE CICLISMO DE PISTA

O Campeonato Europeu de Ciclismo de Pista consagrou como vitoriosos o quarteto italiano formado por Filippo Ganna, Danilo Moro, Jonathan Milan e Francesco Lamon. Conquistando a medalha de ouro na corrida, eles atingiram a marca de 3m47s667, estabelecendo um novo recorde no campeonato.

Desde 2010, a competição é realizada pela União Europeia de Ciclismo (UEC) e serve como uma das prévias para a qualificação aos Jogos Olímpicos. Faltando poucos meses para as Olimpíadas de Paris 2024, o velódromo de Grenchen, na Suíça, deu o que falar. 

Aliás, aos 26 anos, o italiano de Piemonte, Filippo Ganna, vem competindo forte na modalidade em pista. Mas, seu talento não para por aí. Ele é especialista também em provas que exigem rota e perseguição. 

AINDA SOBRE ELE…

O jovem ciclista italiano teve destaque também na Volta ao Algarve, que aconteceu no último final de semana, no sul de Portugal. A disputa de 795 km inclui rotas em montanhas e também o temido contrarrelógio

Na classificação final, mesmo sendo um dos favoritos, acabou conquistando o segundo pódio no resultado geral. O grande triunfo da competição ficou com o colombiano Daniel Martínez, que alcançou o lugar mais alto da disputa. 

Ele mesmo ficou surpreso com a vitória, já que reconheceu que realmente o italiano Filippo Ganna, companheiro da equipe INEOS Grenadiers, era o mais favorecido para o pódio. Apenas dois segundos o separaram da vitória. Disputa para lá de acirrada! 

TAÇA BRASIL DE CICLISMO DE PISTA: DE OLHO NA 1ª ETAPA DO CAMPEONATO 

Fevereiro é o mês da abertura do calendário nacional de ciclismo, com a primeira etapa da Taça Brasil de Ciclismo de Pista. Realizada na cidade de Maringá, no Paraná, a competição reuniu em três dias atletas de diferentes regiões do país. 

Mais de 120 ciclistas participaram do campeonato, divididos em cinco categorias, todas elas representadas pelos principais velocistas do Brasil. 

Atletas da elite, junior, sub-23, open e paraciclismo, disputaram os primeiros lugares e definiram as pontuações iniciais do ranking nacional. 

DESTAQUES NA PISTA 

As divisões dentro da Taça Brasil de Ciclismo de Pista possuem nomenclaturas específicas e importantes para a competição. O Keirim disputado na categoria feminina e masculina, teve como destaque na Elite a vitória de Wellyda Rodrigues e João Vitor.

Já no Madison masculino com atletas da elite e Junior, premiou com a primeira colocação a dupla Samuel Stachera e Ricardo Dalamaria, com 93 pontos.  

No Omnium feminino, quem dominou a prova foi a ciclista de Rio Claro, Alice Melo, que acumulou tranquilamente 195 pontos. A diferença foi grande para as outras colocadas. A vitória foi seguida por Ana Paula Cassetta, com 127 pontos, e Amanda Kunkel, com 119 pontos. 

Fechando a competição, a Perseguição Individual do Paraciclismo teve como campeões os ciclistas André Carneiro (MC4) e Edson Jorge (MC2).

O TCT Taubaté, o Santos Cycling Team/Fumes, ABEC Rio Claro, Lulu 5 Team e a equipe que representa da Prefeitura Municipal de Rolândia, no Paraná, merecem destaques. Seus atletas estiveram nas primeiras posições em cada um dos pódios.   

MS PEDALANDO PARA O FUTURO: INICIATIVAS QUE VALE O DESTAQUE

Na última semana, o gerente geral do SESC-MS, José Carlos e o Professor Coordenador da FUNDESPORTE, Paulo Ricardo Nuñes, apresentaram ao prefeito da cidade de Coxim, no Mato Grosso do Sul, o projeto MS Pedalando para o Futuro. 

Com o objetivo de oferecer aulas de ciclismo para crianças e adolescentes da região. Destacando a própria geografia da localidade, a ideia visa focar na modalidade de Mountain Bike. 

A iniciativa prevê a união de forças entre o FUNDESPORTE, que é a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul, com o SESC, o Serviço Social do Comércio do estado. A parceria pretende garantir a estrutura, materiais e manutenção da pista de ciclismo.

Por sua vez, a Prefeitura do município deve arcar com local onde funcionará o projeto e também contribuir para a sua efetivação. 

O CICLISMO COMO AGENTE TRANSFORMADOR DE VIDAS

Além de contribuir para o desenvolvimento físico e mental de crianças e adolescentes, o esporte possui muitos outros benefícios. É que, por meio deles, é possível garantir uma formação com valores morais e éticos positivos.

A disciplina, tão necessária para a vida adulta, pode ser também estimulada durante o contato com o esporte. Por conta disso, projetos em que envolva o ciclismo, em comunidades com baixo poder social, deve ser divulgado e, principalmente, estimulado. Sabemos que o esporte é eficaz contra o ócio e os problemas sociais.  

O MS Pedalando para o Futuro pretende fomentar a prática esportiva por meio do ciclismo. Sua contribuição será a de desenvolver uma forma benéfica de lazer e transformação da realidade. 

O projeto prevê competidores para as categorias de base, de acordo com as faixas etárias. O intuito é o de auxiliar na valorização das capacidades físicas, intelectuais e técnicas dos atletas. Estimulando também, futuramente, outros princípios base para a sociedade, como a cidadania e a educação. 

Transforme também o seu jeito de pedalar! Confira os planos oferecidos pelo seguro da Bike Registrada e escolha o que mais combina com você. É o seu treino mais seguro e muito mais tranquilo.

Imagens: ANSA, Prefeitura de Coxim-MS e Prefeitura de Maringá (Aldemir de Moraes). 

Artigos relacionados
Uncategorized

Tudo sobre dor no nervo ciático em ciclistas

Imagine sentir uma dor aguda irradiando da sua coluna até os pés, tão intensa que cada pedalada…
Leia mais
Uncategorized

Aprenda a identificar bicicletas roubadas

A popularização do ciclismo, como esporte e atividade de lazer, fez com que o mercado passasse a…
Leia mais
Uncategorized

Avancini volta para Caloi

É sempre bom ficar por dentro das novidades, principalmente se elas forem as notícias mais…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?