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6 dicas de ciclismo para pessoas com obesidade

Os ciclistas obesos não devem sentir-se pressionados a perder peso, ou ser levados a notar que não pertencem ao esporte. O importante conhecer as dicas de ciclismo para pessoas com obesidade, ter prazer em praticar o esporte e desfrutar de seus benefícios para saúde.

Se você está começando agora, é muito importante lhe darmos parabéns! O ciclismo tem inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar! Dar esse primeiro passo pode ser uma das decisões mais importantes da sua vida. E não se assuste caso surjam dificuldades. Todo ciclista iniciante obstáculos, seja qual for o biotipo ou modalidade! Com o tempo, você e o pedal vão se adaptando e construindo uma longa história juntos.

E, para ajudá-lo, resolvemos trazer algumas dicas básicas, porém importantes sobre o ciclismo para pessoas com obesidade. Confira!

 

6 dicas de ciclismo para pessoas com obesidade

Dito isto, existem alguns desafios extras para ciclistas de tamanho grande como, por exemplo, encontrar uma bicicleta apropriada e roupas confortáveis. Este post é sobre como lidar com esses desafios, para que você possa aproveitar o ciclismo, independentemente do seu peso.

1. Obtenha o tipo certo de bicicleta

As bicicletas vêm em muitos modelos diferentes. E há modelos que são melhores para ciclistas acima do peso. Por exemplo, bicicletas mais horizontais, como as de estrada exigem que você esteja curvado para a frente sobre uma barra transversal. Estas podem ser desconfortáveis.

Desse modo, ciclistas acima do peso falam que as bicicletas mais altas são mais confortáveis, pois permitem uma postura mais natural. Se necessário, elas também permitem mais espaço para uma barriga maior, tornando a pedala ainda mais tranquila. Portanto, uma bicicleta vertical de estilo holandês pode ser uma boa escolha. Principalmente para quem está começando no ciclismo.

2. Atualize os pedais da sua bicicleta

Não basta levar sua bicicleta nova para casa. Primeiro é necessário que você fale com o vendedor da loja ou ainda um especialista sobre a possibilidade de reforçar as peças.

Por exemplo, a muitas bikes de entrada podem vir com pedais de baixa qualidade. Há casos até de bikes muito simples que vêm com pedais de plástico! Isso não apenas compromete o conforto, como a sua segurança e seu bem-estar. Por isso nos importamos tanto com as dicas de ciclismo para pessoas com obesidade. Caso seus pedais sejam assim, troque-os por pedais de boa qualidade.

Pense nisso, caso ocorra uma quebra desta peça enquanto estiver de pé, na bike de pé, você não terá uma lembrança dessa experiência. Além disso, este acessório quebrado pode deixá-lo preso, porque é praticamente impossível pedalar com apenas um pedal – muitos tentam, mas ninguém tem êxito!

3. Rodas fortes são essenciais

Uma das coisas mais importantes a fazer é certificar-se de que suas rodas são fortes o suficiente. Estes são os pontos mais fracos para ciclistas mais pesados. Quase qualquer boa loja de bicicletas, oficinas ou ainda uma bicicletaria pode construir algumas rodas personalizadas com aros de boa qualidade e raios fortes. E, de preferência de aço inoxidável de duas pontas. Certifique-se de que eles usam um hub de boa qualidade, como Shimano ou Campagnolo.

Quebrar uma roda durante a condução pode ser muito perigoso e causar um acidente. Então, qualquer que seja a bicicleta que você pegar, fique de olho nas rodas.

Se você notar quaisquer rachaduras, se houver raios soltos ou quebrados, ou se a roda parecer estar fora de posição ou oscilando – substitua-a ou conserte-a imediatamente. Portanto, certifique-se também de que seus pneus sejam robustos e tenham uma alta contagem de fios.

4. Compre as roupas de ciclismo certas

As roupas de ciclismo tradicionais costumam ter aderência ao corpo e tecnologia que facilitam na hora de pedalar. Entretanto, se você tem algumas roupas comuns com as quais se sente confortável para andar de bicicleta, vá em frente e use-as.

O importante é começar! Esse é o grande passo. Embora tenha em mente que se você pedalar por mais de meia hora sem shorts acolchoados, seu corpo provavelmente vai reclamar. Reforçando: roupas comuns não são bacanas para pedais longos! Você vai sentir muito desconforto.

Foto: ciclista Kailey Kornhauser, fotografada pela Gritchelle Fallesgon

Começar usando as roupas de ciclismo próprias para pedalar pode não ser um incentivo para quem está acima do peso e começando. Muitos ciclistas obesos podem passar por uma grande dificuldade, pois ficarão espremidos e sem sentir-se à vontade para praticar seu esporte com conforto.

Mas, lembre-se, as roupas para ciclistas têm uma função importante no esporte. Recomendamos que procure as que se sinta confortável. Experimente! Com o tempo, você vai achar a que melhor se adequa ao seu corpo e ao seu jeito de pedalar.

5. Obtenha um selim confortável

Certifique-se de ter um assento de bicicleta confortável. Assim, você poderá praticar o ciclismo em um selim que te acomode da melhor maneira. Como é uma peça que se desgasta muito rápido, é bom ficar atento para boas marcas. Procure, sempre, selins mais largos, forrados. E de preferência que tenha gel.

6. Obtenha o maior número de engrenagens possível

Algumas bicicletas têm 3 anéis de corrente no câmbio dianteiro (em vez de 2). Esse anel de corrente extra às vezes é chamado de “anel da vovó” porque facilita o ciclismo. E isso é uma das nossas dicas de ciclismo para pessoas com obesidade!

É indicado aos ciclistas acima do peso sempre escolherem uma bicicleta com o maior número de marchas possível. Isso irá tornar o pedal ainda mais prazeroso, seguro e fácil. A diversão é item obrigatório para todo ciclista! Não abra mão dela!

Em suma, vá lá e pedale, não deixe seu tamanho te parar. Comece em trilhas off-road tranquilas se precisar de tempo para aumentar sua confiança. Fique lá se gostar!

Ou vá andar de bicicleta nas estradas e nunca deixe ninguém fazer você sentir que você tem menos direito de estar lá do que eles. E se você pedala por cinco minutos ou cinco horas, o objetivo é se divertir. Não sinta que precisa pedalar para atender aos padrões de qualquer outra pessoa. Lembre-se de que até cinco minutos de exercício já são bons para você.

Agora você conhece dicas básicas de ciclismo para pessoas com obesidade. Pode querer acompanhar mais dicas! Se sim, deixe suas dúvidas e o que você gostaria de saber nos comentários! Assim faremos mais textos como esse para você!

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