DicasPreparação e práticaSaúde e bem-estar

Ciclismo e amizade: como o esporte aproxima as relações e faz bem para o corpo e mente

Você já saiu para fazer um pedal só e, no meio do caminho encontrou algum ciclista? E, então, vocês bateram um papo e desse dia em diante vocês se tornaram amigos? Ou então, buscou um grupo de bike, para começar a treinar durante a semana e, conheceu grandes pessoas e um incentivador? Essas são só algumas provas que o ciclismo e amizade “pedalam” juntos.

Não é novidade que o esporte é uma grande ferramenta de socialização e de evolução do corpo e da mente. E, mesmo que o ciclismo seja um “esporte individual”, que não depende de mais pessoas para sua prática — como tênis e futebol —, ele leva você a conhecer gente.

Quer saber como o ciclismo e amizade estão relacionados, e trazem diversas vantagens ao seu corpo e mente? Leia este post sobre tudo o que este esporte traz nesses aspectos!

 

O ciclismo e amizade previnem a depressão

Com o aumento dos “hormônios da felicidade”, a depressão, um dos maiores males da humanidade de, pelo menos, dos últimos 20 anos, é prevenida. Além disso, o fato de o exercício te colocar em contato com lugares e pessoas, leva a manter um estilo de vida que reduz as chances desse contratempo aparecer.

Ou seja, ciclismo e amizade têm tudo a ver com o combate de doenças sérias — um remédio mais saudável do que comprimidos sintéticos.

Pedalar melhora a circulação

Com os movimentos contínuos de pedalar, o ciclismo traz o aumento da circulação sanguínea. O que leva a um maior fluxo de oxigênio também, para todos os órgãos. Isso reserva uma melhora robusta da qualidade do funcionamento do organismo.

E, saiba que isso inclui principalmente a melhora da mente, levando ao aumento do bem-estar, já que os hormônios endorfina e serotonina são liberados na atividade. Duas substâncias que estão intrinsecamente ligadas ao prazer e sensação de felicidade.

Girar por trilhas, estradas e cidades trazem novas percepções

Ciclismo e amizade, ciclistas de mountain bike na trilha

Créditos: PxHere

Um pedal por uma cidade, um parque, uma trilha e uma estrada. Qual desses lugares você gosta mais? Saiba que em todos eles você vai conhecer espaços dos quais talvez nunca iria sem a bike — principalmente em trilhas.

Essas pequenas descobertas a cada pedal trazem novas percepções sobre a sua interação com os lugares e pessoas. E, um motivo que reforça isso é que, na bicicleta, você fica exposto ao ar livre, diferente de um carro, que te “prende” de observar de perto a sua volta.

Fazer um pedal melhora a qualidade do sono

Uma noite mal dormida é um dia de pedal perdido. Você sabe muito bem que o sono tem sua relevância dentro e fora do treino, e se não sabe, fique sabendo agora. As noites de sono servem para reparar todo o organismo e, quando isso é bem feito, você volta com tudo no outro dia.

O ciclismo auxilia o sono, pois o exercício relaxa a mente, o corpo, colocando sua ansiedade nos trilhos e proporcionando melhores treinos e relações.

Entre pedais e conversas o estresse diminui

Apesar de o estresse existir no mundo dos esportes, ele está mais relacionado ao cenário da alta performance — atletas para sermos mais exatos.

No cotidiano, em treinos leves e passeios, você vai colher o benefício do ciclismo e amizade, com grande proporção. A atividade diminui o cortisol, “hormônio do estresse”.

Além do que, um pedal entre amigos proporciona encontros sociais que dão aquela força contra a raiva e o nervosismo da correria do dia a dia.

A bicicleta, de fato, aumenta a sociabilidade

Ciclismo e amizade, casal de bicicleta no campo

Créditos: PxHere

Se você está pedalando só, vai encontrar logo um parceiro ou parceria de pedal. O ciclismo e amizade estão de “mãos e correntes” dadas. Nesse esporte, as pessoas se conectam pelo assunto da bike, assim como gente que gosta de cachorros, gatos ou tem algum hobby, como pilotar kart.

Essa conexão é rápida e, nem que seja uma conversa de 5 min, a sociabilidade aumenta bastante para quem pedala.

Em lojas de bike, há os grupos de pedal, que são um trampolim para, além de melhorar as habilidades na bike, conhecer gente que, assim como você, curte muito pedalar. São comuns as histórias de grandes amizades, namoros e até casamentos que aconteceram por causa de grupos de pedal. Ou seja, o ciclismo e amizade levam a diferentes destinos, muito além do que o roteiro do dia.

Enfim, se ciclismo e amizade são terapias separadamente, juntos eles têm o poder de transformar a socialização de você e a sua relação com o mundo. Ou seja, se você for uma pessoa tímida, é bem capaz que você ganhe extroversão em alguma medida.

Uma coisa é certa, do sedentarismo, você sai. E, isso traz todos os benefícios do ciclismo e amizade para o seu corpo e mente.

Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude mais pessoas a verem os lados positivos do ciclismo para tudo na vida!

Artigos relacionados
Dicas

Como escolher o aro da bicicleta de acordo com sua altura

Escolher o tamanho correto do aro da bicicleta é essencial para garantir conforto, eficiência e…
Leia mais
Saúde e bem-estar

Deslocou o dedo? Primeiros socorros para ciclistas

Deslocar um dedo ocorre quando há uma força aplicada ao dedo que faz com que as extremidades dos…
Leia mais
Saúde e bem-estar

Tudo sobre dor no ciático no lado direito em ciclistas

A dor no nervo ciático, também conhecida como ciatalgia, é uma condição comum entre ciclistas.
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?