Feito à mão na Itália com amor, o NEXT é o garfo MTB enduro dedicado da Bright Racing Shocks (BRS). A segunda geração, produzida desde 2021, traz melhorias marcantes em relação ao modelo inicial. A BRS nasceu com um compromisso com a inovação e, com a terceira geração do modelo NEXT, denominada NEXT-3RC (Competição de Regularidade), prevista para este mês, a Bright decidiu ir ainda mais longe.
Pablo Fiorilli, proprietário e designer da BRS, decidiu fazer um garfo USD para o mundo do MTB baseado na estrutura Sliding Bushings encontrada nos garfos de motocross. Esta solução vem sendo desenvolvida desde a década de 1990 com sua primeira marca, FIMOCO Engineering, em Downhill.
A BRS foi a primeira a desenvolver a bucha deslizante para garfos MTB, resolvendo os problemas típicos dos USD\’s. Usando uma combinação de buchas deslizantes e uma construção inovadora do tubo superior em composto de carbono, esta combinação, quando perfeitamente afinada, permite que a resposta dinâmica da fibra de carbono seja explorada com precisão e incisividade, ajudando a criar um chassi único e resistente.
Nos últimos 12 anos, os garfos BRS têm oferecido aos atletas e entusiastas um alto nível de precisão de pilotagem, graças ao desempenho do cartucho hidráulico ACAD (Anti Cavitation Active Damper), projetado para oferecer maior suporte e estabilidade em comparação com os garfos tradicionais de enduro. O cartucho ACAD, em sua oitava edição, foi redesenhado com uso extensivo de programas de telemetria e simulação.
Inovação e desafios superados
Pablo Fiorilli comenta sobre o início do projeto: \”Quando comecei a pensar no projeto Bright Racing Shocks em 2009, havia um ceticismo generalizado em torno da minha ideia de criar uma suspensão USD do zero. Hoje, podemos dizer com orgulho que o nosso garfo F929, nas versões NEXT, XCO e Skunk, foi o primeiro garfo USD a superar os problemas estruturais e funcionais típicos deste tipo de garfo no mundo MTB, incluindo o primeiro a utilizar buchas deslizantes em um aplicativo MTB.\”
Os esforços contínuos da BRS concentram-se agora na otimização dos sistemas hidráulicos dos garfos, com o desenvolvimento contínuo do cartucho ACAD. Além da estrutura mecânica, a BRS acredita que oferecer a cada usuário uma configuração personalizada e atualizável é a chave para o sucesso de um fabricante de suspensões de alto desempenho. O lema \”protótipo de competição, vendido ao público\” reflete perfeitamente essa filosofia.
O que há de novo no NEXT de terceira geração: F929 Next-3RC
Pernas externas
Na versão anterior, as pernas externas tinham 49 mm de diâmetro e formato projetado para alta rigidez. As pernas externas do NEXT-3RC mudam com um novo molde e design, reduzindo o diâmetro para 48 mm e introduzindo nervuras de reforço nas laterais para aumentar a rigidez de forma orientada, seguindo os fluxos de tensões laterais. Devido a esta nova forma, o desempenho mecânico foi aumentado ainda mais, diminuindo o peso e proporcionando um acabamento elegante e cônico.
Coroa
A coroa do garfo, que mantém seu acabamento complexo como uma peça fresada em alumínio de aeronave 7075-T751, é remodelada com um novo design, ajustado usando software dedicado para identificar massas ativas. Esta análise permite criar um projeto com maior rigidez dinâmica em relação aos modelos anteriores.
A coroa também funciona como um sistema de desvio da câmara de ar, sendo oca em cada lado com uma câmara projetada para capturar e deslocar o ar durante o ciclo do garfo. Este sistema é conectado através do tubo de direção, permitindo maior volume de ar que flui pelas pernas.
Stanchions
Os pilares agora têm mais sobreposição com as pernas externas para suportar maior deslocamento e aumentar a rigidez. O processo de fabricação foi refinado para obter uma circularidade e retidão mais perfeitas. São acabados quase inteiramente à mão com pedras abrasivas especiais para obter um acabamento de precisão. O processo de anodização de alta espessura, com ótima microporosidade, garante escoras lisas mesmo sob altas tensões.
Dropouts e protetores de stanchion
Os dropouts anteriores foram projetados com nervuras de reforço para aumentar a antitorção no eixo (as tampas de torque não são opcionais). Esse design permanece inalterado, exceto pela introdução da integração da proteção do garfo.
Os garfos NEXT anteriores tinham protetores de escora fixados nos tubos superiores (ainda disponíveis como opção), mas agora os dropouts terão pontos de fixação. As novas proteções de pilares são feitas por impressão 3D SLS (Selective Laser Sintering) para obter um material elástico, mas forte.
O garfo estará disponível com ou sem protetores de escora e em duas versões: DCMS com o clássico suporte superior BRS e a nova versão MX com protetores de escora montados na perna.
Suporte de pinça
O suporte da pinça de freio passa por uma modificação total, mas permanece compatível com os garfos dos anos anteriores. Reforçado e equipado com um suporte de linha de freio dedicado adicional, oferece um suporte de freio mais rígido na parte superior da perna externa em comparação com as gerações anteriores.
Esta peça removível opcional pesa apenas cerca de 30g. O novo design também visa maior estabilidade, ajudando a aumentar a potência de travagem.
Sistema de bucha
Como a primeira a dedicar sua linha ao uso da tecnologia de buchas deslizantes, a BRS aumentou a rigidez torcional do mais novo garfo NEXT, aumentando o comprimento das buchas deslizantes. O nível de dureza também aumentou nas pistas das buchas, para evitar ainda mais o desgaste prematuro e oferecer um deslocamento mais suave.
Cartucho hidráulico ACAD
O cérebro do garfo é o novo cartucho ACAD #8. Nesta versão, a sensibilidade e a elasticidade iniciais aumentam com ganhos notáveis de estabilidade em impactos elevados devido a uma mola pneumática mais longa. De acordo com testes de telemetria, a capacidade da versão #8 de copiar o perfil do terreno, em comparação com a versão #7, aumentou aproximadamente 20%. O batente de recuperação foi redesenhado, com uma válvula hidráulica para gerenciar seus limites.
E-Tuning de viagem
O curso máximo aumenta para 195 mm, com os últimos 15 mm dedicados como curso negativo, empurrando o garfo no solo. Duas versões de estoque diferentes do cartucho ACAD estão disponíveis (também oferecem personalização). As duas unidades de estoque são \”RACING\” e \”COMFORT\”. O cartucho Racing é do estilo clássico Bright com Active Sag Control, oferecendo 15 mm de curso negativo, um curso inicial mais controlado e ativo com progressão mais forte para o fundo.
O cartucho de conforto oferecerá o mesmo curso, mas com uma sensação mais \”tradicional\” sem deslocamento negativo, menos capacidade de resposta e um curso inicial mais suave. Tudo pode ser configurado de acordo com o desejo do motociclista no momento do pedido.
Câmara de ar positiva
A BRS adicionou uma válvula de purga de compensação na parte superior da nova coroa que funciona em conjunto com as câmaras de ar na coroa. Esta válvula ajuda a controlar a sensação do garfo no meio do curso. Como a coroa atua como volume adicional para a mola pneumática, a nova válvula externa permitirá regular a quantidade de ar nas câmaras, permitindo assim diminuir o volume conforme necessário.
Com estas melhorias, a Bright Racing Shocks reafirma seu compromisso com a inovação e a excelência em tecnologia de suspensão para ciclistas de todos os níveis. O F929 Next-3RC promete elevar ainda mais o desempenho e a experiência de pilotagem no Mountain Bike, consolidando a BRS como líder no desenvolvimento de suspensões de alta performance.