Manutenção de bike

Guia completo da bicicleta fibra de carbono

Ao decidir comprar uma bicicleta, uma série de variáveis ​​precisam ser consideradas. E nessa hora você deve considerar a bicicleta fibra de carbono. Elas apresentam algumas vantagens justamente por serem feitas de carbono, um material especial não metálico tetravalente, que se tornou uma excelente opção para a fabricação de bicicletas. 

Mas, afinal, por que escolher uma bicicleta de carbono? Confira os seus diferenciais! 

Introdução à Bicicleta de Fibra de Carbono: O que a Torna uma Escolha Excepcional para Ciclistas 

Para que você possa compreender por que as bicicletas de carbono são as preferidas dos ciclistas, é preciso entender algumas questão, como o peso da bike, o conforto, a resistência ao impacto, veja: 

1. Peso da bicicleta 

O primeiro ponto a ser considerado é o peso das bicicletas de carbono, que são bem mais leves devido às ligas químicas que formam o material. Ao contrário dos quadros de alumínio, os quadros de carbono pesam até 80% menos. 

2. Conforto ao pedalar 

Por serem mais leves, as bicicletas de carbono são menos rígidas e proporcionam uma pedalada mais fluida, ou seja, você tensiona muito menos os músculos das pernas. Assim, com o modelo de carbono você ficará menos cansado e poderá pedalar distâncias maiores, otimizando seu treino. 

3. Resistência ao impacto 

Há quem diga que as bicicletas de carbono são menos resistentes que as bicicletas de alumínio, porém, isso não é verdade. O fato é que os quadros de carbono, por serem um material diferente, possuem outras propriedades. Uma delas, por exemplo, é que não amassam ao serem atingidas. 

Quando um quadro de carbono recebe muitos golpes, o quadro pode quebrar, colocando em risco a segurança do ciclista. É uma boa ideia levar sua bicicleta a um mecânico especializado em reparos de fibra de carbono para avaliação em caso de acidente. O carbono, no entanto, durará a vida toda se você cuidar bem da sua bicicleta. 

Vantagens da bicicleta fibra de carbono: Por que Esse Material é Amplamente Utilizado na Fabricação de Bicicletas 

O carbono é o melhor material para ciclistas que buscam maior desempenho por ser um composto extremamente leve. Os quadros de carbono permitem que os motociclistas utilizem menos energia e exerçam menos esforço porque são mais leves. 

bicicleta de carbono
Foto: pinterest.

O conforto é outro benefício de uma bicicleta de carbono. Sua construção pode absorver impactos em trilhas ou estradas, o que facilita a pedalada. 

Processo de Fabricação: Como a bicicleta fibra de carbono é Produzida e Moldada para o Melhor Desempenho 

Existem vários tipos de resinas e carbono, algumas delas ainda mais resistentes que o alumínio. Diferentes tipos de folhas de fibra de carbono são usados ​​para construir as armações. Quanto mais finas e mais camadas tiverem, mais duráveis ​​serão. 

Para se ter uma ideia, é interessante lembrar que esse material também é utilizado em um Lamborghini popquick, que atinge velocidade máxima de mais de 300 km/h, ou mesmo em um avião Boeing. O polímero de poliacrilonitrila, uma substância criada pela polimerização de um subtipo de acrílico, é a matéria-prima usada para criar fibras de carbono. 

Variedade de Modelos: Explorando as Diferentes Tipologias de bicicleta fibra de carbono e Seus Usos Específicos 

Bicicleta groove overdrive 70 – 2021: destacando-se como uma das mais leves do mercado, a Overdrive pesa 9,6kg. Ela possui garfo de carbono Groove Disc Flat Mount, cabeamento interno e freios a disco hidráulico da Shimano Tiagra Br = 4770. Ela é recomendada tanto para passeios divertidos quanto para competições profissionais. 

Trek émonda alr 5 – 2022: com apenas 9,04kg, a Trek conta com um garfo totalmente de carbono, e pneu, aros e rodas Bontrager. Ela também tem um quadro com ajuste H2 e transmissão Shimano e sistema de freio. Ela foi desenvolvida para corrida, sendo bem preparada para a estrada. 

Sense exalt trail comp 2022: seu quadro é full suspenso de fibra de carbono Mitsubishi, pensando 14kg. Ela foi desenvolvida para subidas e descidas, tanto para quem usa por diversão quanto para quem curte uma boa trilha. 

Peso e Resistência: Como a Fibra de Carbono Contribui para Bicicletas Leves e Duráveis 

A fibra de carbono de alta tecnologia ficou mais forte com o tempo, aumentando sua resistência. Porém, por existirem vários tipos de carbono e resinas, sua qualidade é fortemente proporcional à tecnologia utilizada. Diferentes tipos de folhas de fibra de carbono são usados ​​para construir as armações. 

Quanto mais finas e mais camadas tiverem, mais duráveis ​​serão. Por este motivo, as bikes construídas com a fibra são muito mais leves. E isso as torna também mais eficientes durante o ciclismo, uma vez que bicicletas que não são pesadas, atingem uma velocidade maior. 

Design e Estética: A Elegância da bicicleta fibra de carbono e a Personalização Disponível para Ciclistas Exigentes 

As bicicletas feitas de fibra de carbono são perfeitas para aqueles ciclistas mais exigentes. Isso porque elas são mais delicadas, e assim, precisam de mais atenção durante a produção. Elas são mais bonitas, pois são bem detalhadas. Os ciclistas que priorizam a estética e o design da bike com certeza vão optar pela bicicleta de carbono, que traz uma beleza maior. 

Desempenho nas Trilhas: Como a bicicleta fibra de carbono Se Comporta em Diferentes Terrenos e Condições 

Uma bicicleta de fibra de carbono é construída com vários pedaços de tecido unidos por uma resina especial. Por causa disso, os engenheiros de desenvolvimento podem escolher exatamente quanto material usar, bem como a direção de maior resistência e flexibilidade nas diferentes partes da estrutura. O arranjo das sobras de carbono é conhecido como Layup. 

O designer pode posicionar as fibras para criar flexibilidade estrutural em partes como a traseira da bicicleta, o que ajuda a aumentar o conforto. Em regiões como o movimento central e o chainstay, formatos maiores e mais fibra criam áreas super rígidas, ajudando a transmitir a potência do ciclista. Portanto, elas se adaptam muito bem a diferentes terrenos e condições. 

Manutenção e Cuidados Específicos: Garantindo a Longevidade e Eficiência de uma Bicicleta Fibra de Carbono 

Confira 3 dicas importantes para cuidar da sua bike de carbono: 

Não apertar os tubos: na maioria das vezes, as fibras dos tubos de uma bicicleta de carbono são posicionadas para absorver as torções naturais provocadas pelo uso da bicicleta. Como resultado, quando comprimido, não é tão forte como na direção longitudinal. 

Torquímetro: mesmo em bicicletas simples, é altamente recomendável usar uma chave dinamométrica devidamente calibrada para apertar os componentes. No caso da bicicleta de carbono é absolutamente necessária pela razão acima mencionada. 

Pasta-antideslizante: esse tipo de pasta possui uma formulação abrasiva que diminui o torque necessário para um componente permanecer em seu local adequado. Quando um torque de um canote, por exemplo, atinge o seu limite, mas ainda escorrega, ela é extremamente útil. 

Investimento Inteligente: Considerações ao Escolher uma Bicicleta Fibra de Carbono e o Retorno Duradouro do Investimento 

Você deve considerar que as bicicletas de fibra de carbono são bem mais leves, e como já citamos, isso ajuda a facilitar o seu transporte, e também no aumento da velocidade durante a prática do ciclismo. 

Ela também é mais eficaz em subidas e descidas, o que torna mais prático fazer estes percursos que geralmente são mais difíceis de fazer. A longo prazo a bike de fibra de carbono é bem mais vantajosa porque ela é mais resistente a impactos. 

bicicleta de carbono
Foto: pinterest.

  

E se ela é mais resistente, significa que tem maior durabilidade. O custo é mais elevado, mas você deve levar em conta que este é um investimento que você está fazendo para que não haja a necessidade de comprar uma bike nova em um período de tempo mais curto. 

Depoimentos de Ciclistas: Experiências Pessoais com Bicicletas de Fibra de Carbono e o Impacto na Experiência de Ciclismo 

Os clientes adoram a bicicleta de fibra de carbono. Confira abaixo alguns dos depoimentos: 

“Depois que eu troquei minha bike pela de fibra de carbono eu acho que não tem mais volta hahaha”. 

“Eu não tava dando muito importância, mas se você pode fazer um investimento um pouco maior, acho que vale muito a pena. O lado bom é que ela serve tanto pra iniciante como pra gente mais avançada no ciclismo”. 

Se você está pensando em comprar uma bike nova, então agora você já sabe se vale a pena investir na bike de fibra de carbono. Lembrando que para garantir a segurança da sua bicicleta, é importante poder contar com um bom seguro. Confira os pacotes que oferecemos.

Artigos relacionados
Manutenção de bike

Diagnóstico de ruídos comuns na bicicleta: guia completo

Pedalar é uma atividade prazerosa, mas nada pode ser mais irritante do que ruídos indesejados…
Leia mais
ComponentesManutenção de bike

Guia completo de discos de freio a disco para bicicletas: tudo o que você precisa saber

Os discos de freio a disco transformaram a forma como ciclistas de todas as modalidades controlam…
Leia mais
Manutenção de bikePasso a passoUncategorized

Como colocar freio a disco na bicicleta aro 26

Quando se trata de segurança e desempenho na bicicleta, poucos componentes são tão cruciais…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?