CompetiçõesEsporte e Fitness

4 competições internacionais de MTB de perder o fôlego

Acompanhar de perto, nem que seja por vídeo, as maiores provas mundiais de mountain bike é uma emoção e tanta para qualquer ciclista. Fizemos uma lista com 4 principais competições internacionais de MTB, para você não perder de assistir, e até competir em algumas!

Algumas competições famosas de XC acontecem todo ano, e são abertas a qualquer competidor. Já outras ocorrem de tempos em tempos, e só são disputadas por atletas de elite. Por isso você deve saber quais poderá ver, e quais têm um espaço para você na largada.

Conheça as 4 principais provas internacionais de MTB, e descubra seus cenários e trajetos incríveis.

 

Confira as 4 principais competições internacionais de MTB

1. Cape Epic

A Absa Cape Epic, nome oficial da maior ultramaratona de MTB do mundo, acontece na Cidade do Cabo, na África do Sul, anualmente. A super corrida se distribui em sete etapas, com aproximadamente 700 km (!) durante oito dias.

Passando pelos lugares mais selvagens do país africano, os ambientes, temperatura, subidas e descidas em trilhas abertas são de deixar qualquer biker bem suado. Com cinco categorias de participação, brasileiros já fizeram história nessa prova, que chega à sua 16º edição em 2019.

Em 2018, no pódio masculino, Henrique Avancini e o alemão Manuel Fumic, da equipe Cannondale Factory Racing, chegaram ao terceiro lugar. Além do feito, a também brasileira Raiza Goulão junto com a francesa Margot Moschetti, da equipe PMRA Racing conquistaram um lugar no Top 5 da prova geral, na categoria elite feminina.

Amadores também podem participar da corrida, que em sua página oficial menciona todos os critérios que os pilotos devem passar para participar dessa jornada de bike.

2. Brasil Ride

Uma das competições internacionais de MTB mais desafiadoras é feita no Brasil, e impõe respeito em muitos ciclistas de elite.

A Brasil Ride é como diz o seu slogan “Mais que uma prova… uma etapa de vida”, já que coloca o ciclista em seu limite físico, mental e emocional. O percurso que chega aos 600 km — divididos em seis dias —, com altimetria acumulada de 13 mil metros coloca à prova a resistência e determinação humana.

A competição possui apenas 500 vagas e tem estrutura de peso, com tendas, pontos de apoio, alimentação, oficinas e profissionais de saúde para atender a todos. O local escolhido para a etapa de 2019 é o sul litorâneo da Bahia, com cenários de tirar o fôlego.

Mais do que uma competição, essa prova busca levar o ciclista à grandes experiências de vida, que o mais puro mountain bike oferece.

3. Campeonato Mundial UCI de MTB

Na ala da elite da elite, a Mercedez-Benz UCI Mountain Bike World Cup é um suprassumo das competições internacionais de MTB.

O perfil de prova olímpica é a raiz dessa competição disputada pelos melhores atletas do mundo. Num circuito fechado de singletracks, com distância máxima entre 10 km e 15 km, e subidas e descidas, o ciclista deve ter explosão de energia para conquistar o primeiro lugar.

As provas se dividem em quatro categorias, sendo duas de elite e duas júniors, tanto masculina quanto feminina. A etapa de 2018, realizada em Lenzerheide, na Suíça, teve o ciclista da terra natal Nino Schurter em primeiro lugar, e o brasileiro Henrique Avancini, em quarto.

A próxima edição desse mega campeonato de MTB mundial, que também tem corridas de downhill, vai rolar em várias provas espalhadas por diferentes países. Veja o calendário 2019 da UCI MTB World Cup.

4. Olimpíadas

Quem imaginaria que o maior evento esportivo, que começou na Grécia, antes de Cristo, chegaria ao que é hoje, e abraçaria o MTB mundial?!

Participar das Olimpíadas é um troféu que um ciclista pode alcançar em sua carreira, porque além da tradição dos Jogos Olímpicos, o nível da prova é altíssimo. As provas de XCO (cross country olímpico) reúnem num trajeto criado especialmente para a ocasião, obstáculos e caminhos extremamente técnicos.

Com realização a cada quatro anos, o evento para MTB em 2016, feito no Rio de Janeiro, foi um espetáculo de força e superação de giros.

A próxima vez em que o público verá o show dos atletas será em 2020, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e promete ser, como sempre, incrível.

O mundo da bicicleta proporciona eventos épicos como essas competições internacionais de MTB. Não importa se você é um espectador ou o próximo atleta, o que importa é viver cada segundo dessas provas, vibrando com os competidores e se divertindo junto com a torcida.

Você já conhecia alguma dessas competições internacionais de MTB, ou então está se preparando para participar? Comente abaixo!

Artigos relacionados
CompetiçõesEsporte e Fitness

Emoção e desafio: Tudo sobre a etapa de Fort William na UCI Mountain Bike World Cup

Quando falamos em UCI Mountain Bike World Cup, a etapa de Fort William imediatamente salta à mente…
Leia mais
Esporte e FitnessPercursos e trilhasViagem

Conheça Timbó/SC, considerada a capital nacional do cicloturismo

Nas profundezas de Santa Catarina, um paraíso para os ciclistas vem ganhando destaque: Timbó, a…
Leia mais
Competições

Revivendo a lenda: Por dentro do GT Malverns Classic no coração do Reino Unido

Imagine-se transportado para o coração pulsante do ciclismo de montanha, onde a paixão, a…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?