Se por um lado a suspensão alivia as pancadas durante um treino em trilhas, por outro o garfo rígido faz com que você suba as “paredes de terra” com facilidade. Cada dessas peças reserva vantagens únicas e é preciso conhecê-las antes de escolher qual usar para ter mais desempenho.
A escolha entre um componente ou outro depende primeiro, do seu objetivo nos pedais. É possível escolher um garfo ou uma suspensão, específico para passear, treinar, ou até competir, e ter ótimos resultados.
Continue lendo o artigo e entenda todas as vantagens e desvantagens de cada peça!
O que você vai ver nesse conteúdo?
O garfo rígido e a suspensão para fazer MTB sempre existiram?
Do início do mountain bike até o início de 1990, se fazia trilhas, das mais leves às mais pesadas, de garfo rígido. Só depois que as “suspas” apareceram foi que deu para saber como era bom o alívio nos braços e mãos em cada buraco e pedra ultrapassada no caminho.
E cá estamos hoje, vivendo um momento muito tecnológico da bicicleta — em todas as modalidades — e os garfos, modernizados, reapareceram com tudo. E claro, as suspensões também foram muito melhoradas com o tempo, e atualmente têm recursos excelentes.
Por isso, não é porque a suspensão foi criada que o garfo “morreu” no MTB, mas sim, ambos foram aperfeiçoados para oferecer o melhor ao ciclismo, com diferentes usos!
Por que usar um garfo rígido?
Os garfos rígidos são, antes de tudo, ótimos para reduzir peso da bicicleta. É possível encontrar modelos de alumínio com 1,2 kg em média, e outros em fibra de carbono com menos de um quilo!
Com menos peso há o aumento da velocidade, e a bike também arranca e mantém a rapidez facilmente. Além disso, o garfo facilita o pedal em subidas, já que a sua estabilidade garante a roda “fincada” no chão, além de aproveitar melhor a energia dos pedais.
Porém, usar um garfo rígido pode cansar seus braços e membros superiores, em pedais longos. Fora isso, para passar em buracos e pedras, você deverá levantar a frente da bike, para não tomar um tranco, e até cair!
Vantagens
- Reduz o peso da bike.
- Oferece maior rendimento em subidas e retas.
- Facilita arrancar com a bike e manter altas velocidades.
- Elimina a manutenção feita em suspensões periodicamente.
- Faz com que a bicicleta fique mais ágil.
- Garante mais rigidez e estabilidade à bike.
Desvantagens
- Não tem amortecimento.
- Em pedais longos, cansa mãos, braços e membros superiores.
- Deixa a frente da bicicleta muito leve, o que pode atrapalhar em alguns trechos.
- Alguns modelos de garfos deixam a bicicleta um pouco mais baixa.
- Modelos em fibra de carbono têm custo elevado.
Quando usar uma suspensão?
Pesando mais de 1,8 kg, a maioria dos modelos de suspensão fazem o trabalho de amortecer impactos na dianteira da bike. Porém, levar quase dois quilos em uma só peça, demanda mais esforço para fazer subidas, arrancadas e manter altas velocidades.
As suspensões evitam acidentes em alta velocidade, quando um buraco ou pedra é atingido pela roda da frente. Contudo, mesmo em suspensões com trava, o molejo das hastes faz com que se perca rendimento da bicicleta nas retas e subidas.
Para quem prefere a bike com a frente mais alta, são boas escolhas, deixando a pedalada mais confortável.
Vantagens
- Oferece amortecimento contra impactos na dianteira.
- Garante mais segurança em descidas em trilhas e terrenos acidentados.
- Modelos com trava oferecem mais recursos para percorrer subidas e descidas com bom desempenho.
- É mais confortável para pedais longos.
- Pode ser usada tanto em passeios quanto terrenos técnicos, sem exigir grandes habilidades.
Desvantagens
- A maioria dos modelos é pesado.
- Dificulta o pedal em subidas, tanto pelo peso quanto pelo molejo e perda de energia.
- Modelos leves tem custo elevado.
- Requer manutenção periódica.
- Modelos muito simples — e baratos demais — não são seguros.
Qual escolher?
Como você viu, a suspensão e o garfo são peças que oferecem, cada um à sua maneira, vantagens e desvantagens. Pensar com objetividade sobre qual será o seu tipo de pedal mais frequente, tanto em desempenho quanto em terreno, ajudará a fazer a melhor escolha.
A escolha do garfo rígido ou da suspensão deve ser baseada também na qualidade e procedência do material e fabricante. Assim, você terá a garantia de pedais mais seguros e com ótima performance.
Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das bikes e receba os melhores conteúdos da Bike Registrada. Assine nossa newsletter!

Troquei minha suspa de mola de 2,7kg por garfo de alumínio 700g, faço mtb estradão, diferença na performance foi absurda, questão de conforto, somente ajustei a calibragem do meu pneu 2.2, claro que se muda a pilotagem, o cara tem que andar muitas vezes em posição de jóquei, mas nada que vc se acostume, resumindo tô 100% satisfeito!
Posição de jóquei porque os cavaleiros também têm “garfo rígido”.
Queria colocar um garfo rígido que n baixasse a frente da bike
Q seria do tamanho da suspensão de 52 cm ou maior
Será que existe algum no mercado?
O Mosso M3 Pró talvez adeque-se a você.