Segurança do CiclistaSeguro Bike RegistradaSeguro de Bicicleta

Seguro de acidente pessoal Bike Registrada como funciona?

A Bike Registrada traz uma grande novidade para o universo do ciclismo do Brasil. Além de oferecer diversas coberturas de seguro para bikes, temos o único seguro de acidente pessoal para ciclistas do país.

No mundo do ciclismo a importância dos seguros cresceu, tendo em vista a integridade física do ciclista e do equipamento. Com cada vez mais bikes de última geração e altos valores, muitas coberturas de seguro englobam as bikes. Roubos, furtos e danos no equipamento passaram a ter cobertura, o que dá uma segurança para quem contrata os seguros.

Mas, diversas companhias de seguros não cobrem possíveis danos pessoais em ciclistas. Por isso, o Seguro de Acidente Pessoal Bike Registrada é pioneiro nestas situações. Com isso, os ciclistas ficam mais protegidos de que haverá ajuda em casos mais leves ou mais graves. Um seguro de acidente pessoal para ciclistas é importante por conta dos riscos que o esporte traz. Seja em trilhas, estradas ou nas ruas, há riscos de acidentes que podem causar ferimentos, sejam leves, graves ou até falecimentos.

Muitas vezes, ao sofrer um acidente há diversos custos, como o tratamento médico e hospitalar. Há também a necessidade de gastos em tratamentos em longo prazo para lesões e por possível invalidez.

Foto da capa: Flickr/ Chris Ashworth

Mas, é preciso conhecer que há riscos excluídos da cobertura do seguro de acidente pessoal para ciclistas. Mesmo que o acidente tenha ocorrido no uso de uma bicicleta, há atividades que são ilegais.

Treinos de alto risco ou competições ilícitas não possuem cobertura, bem como o uso em zonas de conflito. Em catástrofes climáticas os riscos não são cobertos ou atos reconhecidamente perigosos ou consequências de atos dolosos.

Portanto, estar praticando o ciclismo de forma responsável é o mais importante para evitar acidentes. Além disso, evita que em caso de algum evento do gênero, o segurado ou beneficiário possa usufruir do prêmio do seguro.

Ter responsabilidade e manter o seguro em dia, evita maiores dores de cabeças no futuro. Conheça a seguir os principais pontos do único seguro de acidente pessoal para ciclistas do país.

 

Detalhes do seguro de acidente pessoal para ciclistas

Por se tratar de uma atividade física que envolve risco ao ciclista, o seguro é muito importante. Não só um seguro para o equipamento, mas também um pessoal para ciclistas em caso de acidentes. Assim, este seguro engloba especificamente coberturas ao segurado ou aos beneficiários em acidentes decorrentes da prática do ciclismo.

Desta forma, há de se especificar o que é caracterizado como um acidente pessoal durante uma pedalada. Então qualquer tipo de lesão física decorrente de uma atividade em uso de bicicleta acidental é considerado no seguro.

Mas, apenas se ocorrer de forma involuntária ou violenta, as lesões serão consideradas se a consequência levar à morte, invalidez total ou parcial, ou se necessário tratamento médico. Dentro destas características, o seguro ainda considera como acidente pessoal outros tipos de lesões causadas na bike. Desta forma, o suicídio ou tentativa são caracterizados como acidente pessoal, bem como ações causadas por influência da violência urbana.

Acidentes causados por sequestros ou tentativas também entram na cobertura do seguro. Por fim, ações climáticas e vazamento de gases e vapores que podem causar acidentes, também são consideradas para o seguro.

Coberturas

Uma vez caracterizado o que é um acidente pessoal em ciclistas, o seguro é dividido em três coberturas. Em cada uma delas há as condições para a cobertura dentro de acidentes pessoais em bicicletas. E, assim, elas podem ser contratadas em conjunto ou separadamente, garantindo até o limite máximo de indenização em cada uma.

Com isso, cada sinistro aberto será analisado conforme as condições do seguro, cobrindo tudo relacionado a acidentes. Mas, é preciso saber que há riscos que são excluídos do seguro e não relacionados ao uso da bike.

Morte Acidental

Como falamos anteriormente, o ciclismo envolve riscos que podem levar à morte em alguns tipos de acidentes. Inclusive em atletas profissionais constatamos mortes em competições e treinos em estradas e trilhas. Os riscos são reais inclusive em passeios casuais ou apenas na locomoção pela cidade ou estradas. Um acidente envolvendo ciclistas com carros, motos ou ônibus, são muito mais perigosos para os usuários das bikes.

Entre os acidentes mais comuns que podem levar à morte de ciclistas estão atropelamentos e colisões. Quedas em percursos mais perigosos, como descidas em estradas e trilhas e perda de controle do equipamento também causam mortes.

Portanto, a importância de utilizar o seguro de acidente pessoal para ciclistas envolve mortes. Uma vez que nestes casos os beneficiários contarão com o apoio do seguro em um momento difícil. O prêmio do seguro só é pago em acidentes onde há comprovação de uso na bike no momento da fatalidade.

Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente

Ainda se tratando de casos graves, mas sem o falecimento do ciclista, a invalidez pode acontecer em acidentes durante passeios de bike. Quedas, colisões e atropelamentos são as principais causas deste tipo de problema. Podem causar invalidez, seja ela total permanente ou parcial de algum membro ou órgão do ciclista.

Depois de esgotados todos os meios de tratamentos, e constatada a invalidez, o seguro passa a cobrir o problema. Após uma avaliação também é constatada a gravidade da invalidez, e sendo ela total, a cobertura é de 100%. Cada caso possui sua cobertura, dependendo da gravidade da invalidez, conforme tabela nas condições gerais do seguro.

Haverá cobertura apenas em lesões causadas no acidente, sem cobrir possíveis danos estéticos. Em casos de lesões múltiplas no mesmo membro ou em diferentes lugares, é feita a soma na tabela de invalidez. A soma não pode ultrapassar 100%, e danos anteriores não constatados na contratação não fazem parte da cobertura se agravados.

Despesas Médico-Hospitalares e Odontológicas

Mesmo em casos mais leves, muitos acidentes necessitam de atenção médica e despesas com tratamentos. Sem que haja invalidez, o segurado pode contar com o seguro de acidente pessoal para ciclistas. Em colisões, atropelamentos ou quedas onde o ciclista necessita de atendimentos ou uma possível internação, é preciso arcar com despesas.

Assim, o seguro proporciona aos clientes o pagamento destas despesas médicas após a comprovação dos gastos. Além disso, é condicionado ao tratamento em até 30 dias a partir da data do acidente. Outro ponto fundamental é que o acidente só é coberto se ocasionado em atividade ciclística.

Portanto, o reembolso médico-hospitalar se refere exclusivamente a lesões decorrentes do ciclismo. Atividades consideradas ilegais, mesmo que nas bicicletas, não há cobertura, assim como outros exames sem relação com a lesão. Nesta cobertura há a possibilidade de incluir menores de 14 anos, exclusivamente para este reembolso.

A análise e a perda de direitos

Os seguros de bike se tornaram mais comuns com o aumento da prática e dos riscos em grandes cidades. Por isso, há diversas opções no mercado dando aos ciclistas chances de escolha de coberturas. A Bike Registrada é a primeira a trazer um seguro de acidente pessoal para ciclistas, além do seguro para bikes.

Mas, um seguro possui diversos termos que precisam ser cumpridos para que o prêmio seja pago. Em caso de uso do seguro, haverá toda uma análise do ocorrido. Então, caso um acidente tenha sido agravado intencionalmente, não há pagamento. Esse é um dos exemplos em que há perda de direitos do segurado.

Um segurado não pode se colocar em risco sabendo que pode receber o prêmio da seguradora. E no ciclismo é possível se colocar em risco tendo em vista os perigos que a prática traz diariamente. Por isso, como já falado anteriormente, competições ilegais ou de altos riscos não haverá cobertura.

Outros fatores também podem levar à perda dos direitos no seguro de acidente pessoal para ciclistas. Infelizmente existem indivíduos que trabalham com má fé, e tentam burlar regras para se beneficiarem. Então fraudes em declarações ou simular eventos serão automaticamente canceladas. E mesmo em caso de o pagamento ser feito, ele será retido e a cobertura pode ser restringida. Em casos mais graves, o seguro pode ser cancelado.

Artigos relacionados
Segurança do Ciclista

Como prevenir acidente e atropelamento de ciclista

Sair para fazer um pedal na estrada é sua praia? Então você deve ficar atento para evitar muitos…
Leia mais
EstudosNotíciasSegurança do Ciclista

Mortalidade de ciclistas em São Paulo: uma análise de duas décadas

Bem-vindo ao nosso blog no Bike Registrada! Hoje, vamos mergulhar em um tópico crucial para todos…
Leia mais
Segurança do Ciclista

12 Responsabilidades e deveres dos ciclistas

Quem anda de bicicleta tem o direito de exercer as suas atividades com segurança e liberdade, mas…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?