Manutenção de bike

Tudo sobre as rodas Mavic

É quase impossível falarmos de rodas de bicicleta, ou mesmo do ciclismo sem mencionar a Mavic. Com um século de história no mercado ciclístico, a Mavic é a principal fabricante de rodas e aros. Por isso, as rodas Mavic estão presentes no cotidiano de ciclistas não importando a modalidade.

Sendo assim, a empresa francesa passou a ser vista em competições e patrocinando atletas. Além das rodas Mavic, a empresa preta assistência em grandes competições de forma neutra, com seu próprio carro. Esta assistência ocorre tanto em eventos de alta performance quanto nos principais eventos amadores.

A marca segue sendo uma das mais inovadoras e sustentáveis do mercado. Além disso, sempre estiveram à frente de suas concorrentes em tecnologias de seus equipamentos. Assim, vamos falar mais adiante tudo o que você precisa saber sobre as rodas Mavic. Desde o surgimento da empresa, até os modelos de rodas que a Mavic produz.

Sobre a Mavic

A Mavic foi criada em 1889, com os irmãos Léon e Laurent Vielle que manuseavam a niquelagem de metais. Mais tarde, Lucien Chanel apostou no mercado de reposição de peças e se juntou aos irmãos com Charles Idoux.

A partir de então a marca passou a crescer no mercado francês inflamado pela febre do ciclismo. Começaram a surgir competições, como o próprio Tour de France, e assim novas tecnologia foram necessárias.

A Mavic sempre esteve à frente em revolucionar o mercado, como em 1933 criando um carro de brinquedo. Este carro tinha pedais que funcionavam para movimentá-lo, assim como em uma bicicleta. No ano seguinte, a grande revolução da marca, ao produzir um aro mais leve para bicicletas. 

Antes produzidos em madeira, a Mavic criou seu aro de Duralumin. Isso levou o francês Antonin Magne à vitória no Tour de France do ano. O ciclista treinou secretamente com o protótipo e os usou na competição, que pesavam 750g contra 1,5kg dos outros.

Outra inovação que a Mavic implementou no mercado foi o Paralamas Bavolet. Com o slogan de evitar os “pés molhados e enlameados” o acessório surgiu também em 1934. Em 1973, a Mavic passou a oferecer suporte neutro e gratuito para ciclistas em competições. Isso começou no Criterium du Dauphiné Libéré, quando o veículo do diretor de prova quebrou e a empresa emprestou o seu.

Desde então, a Mavic passou a oferecer o suporte à frente do pelotão em corridas de estrada, com neutralidade. A primeira assistência de forma oficial ocorreu na Paris-Nice de 1973, e em provas amadores a partir de 1985.

Isso tudo ocorre paralelamente à produção das rodas Mavic. Elas seguiram evoluindo e a empresa se tornou um marco em novas tecnologias empregadas. A Mavic exalta seu comprometimento com a diversidade entre as pessoas e na vida entre seus valores. Com isso, mostra-se sempre atualizada em relação a equipamentos e em valores que regem a sociedade.

Tecnologias das rodas Mavic

A Mavic ficou conhecida por inovar e trazer sempre novas tecnologias para o mercado do ciclismo. Com a facilidade em manipular diferentes tipos de metais, inovou com o Duralumin nos raios das rodas. Isso deixou as rodas Mavic cada vez mais leves e eficientes.

Além disso, criou as rodas fechadas usando fibra de vidro, mas não foram permitidas em competições. Em 1975 passou a produzir os raios com tratamentos anticorrosivos, aumentando a vida útil das rodas. Elas também passaram a ser coloridas, sendo prateadas, douradas ou azuis, pela primeira vez no mercado.

Toda essa durabilidade ainda foi vista na produção de rolamentos, onde a Mavic melhorou cada vez mais estas peças. Criou novas linhas de rolamentos e os adequou para encaixar nos raios, com o 500 hub. Ainda na década de 1970, criaram o gancho duplo que acomoda pneu de alta pressão. Esse aro se encaixava perfeitamente nos pneus produzidos pela Michelin, fazendo uma ótima combinação. Depois, lançou seu próprio grupo de peças, o Tout Mavic, que colocou a marca no Hall of Fame do ciclismo.

Porém, uma inovação da Mavic revolucionou todo o mercado em 1983, com a produção de aros para MTB. O recém-surgido esporte necessitava de rodas específicas para desbravar trilhas e dar saltos com qualidade. Assim, a empresa lançou os primeiros aros específicos para a modalidade, o Rando M4 e M5.

E não parou por aí, depois das rodas de três raios que fizeram sucesso em Barcelona-1992, criou outras rodas. Nos anos 1990 foram lançadas as rodas Mavic Crossmax e Ksyrium, as mais famosas rodas Mavic. Depois, graças à tecnologia CX01 lançou a roda e o pneu em um único sistema. Lançada em 2012 essa roda diminui a turbulência e melhora a aerodinâmica, melhorando o fluxo de ar laminar. A equipe Garmin usou a ideia revolucionária e conquistou ótimos resultados com elas.

Portanto, todas as peças que compõe as rodas Mavic, como os cubos e os aros, são produzidos por eles. Isso demosntra a capacidade de criar e manipular alumínio que a marca tem até hoje. Por fim, seus equipamentos encaixam facilmente em diferentes pneus, sem o uso de fitas e com menor desgaste que outras rodas.

Características das rodas Mavic

As principais características das rodas Mavic são sua durabilidade e leveza. A marca segue inovando no mercado e lança cada vez mais novos produtos, como a Fore Carbon. Ela não precisa de fita de aro, e assim oferece rigidez com materiais como carbono e alumínio. Ela é um exemplo de como a marca sempre busca melhorar a leveza e a qualidade de seus materiais.

Assim, as rodas Mavic, desde seu começo, apresentam estas características. Além de pioneiras em relação às peças, foram as primeiras rodas para mtb. Aliadas as rodas, a Mavic tem em seu portfólio grupos de transmissão e outros materiais que melhoram o desempenho. Portanto, ao ver a marca Mavic em qualquer peça, pode ter certeza de que ela é de confiança.

Modelos MTB

RODA MAVIC E-DEEMAX

RODA MAVIC E-DEEMAX

RODA MAVIC CROSSMAX

RODA MAVIC CROSSMAX

RODA MAVIC KSYRIUM

RODA MAVIC KSYRIUM

RODA MAVIC ALLROAD PRO CARBON SL ROAD+ DISC

RODA MAVIC ALLROAD PRO CARBON SL ROAD+ DISC

Modelos speed

RODA MAVIC KSYRIUM

RODA MAVIC KSYRIUM

RODA MAVIC COSMIC SLR

RODA MAVIC COSMIC SLR

RODA MAVIC AKSIUM

RODA MAVIC AKSIUM

Você sabia que o Seguro Bike Registrada também cobre componentes? Saiba mais aqui!

Artigos relacionados
Manutenção de bike

Diagnóstico de ruídos comuns na bicicleta: guia completo

Pedalar é uma atividade prazerosa, mas nada pode ser mais irritante do que ruídos indesejados…
Leia mais
ComponentesManutenção de bike

Guia completo de discos de freio a disco para bicicletas: tudo o que você precisa saber

Os discos de freio a disco transformaram a forma como ciclistas de todas as modalidades controlam…
Leia mais
Manutenção de bikePasso a passoUncategorized

Como colocar freio a disco na bicicleta aro 26

Quando se trata de segurança e desempenho na bicicleta, poucos componentes são tão cruciais…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?